2 passos essenciais preparam sua indústria para o modelo 4.0

A transformação da indústria para 4.0 é um caminho sem volta para garantir a competitividade em qualquer segmento industrial. Mas, para cumprir essa jornada com êxito, a integração das tecnologias e soluções para os ambientes de TI e TA, precisa ser planejada e implantada de forma gradual para que todas as etapas sejam cumpridas de forma adequada

As tecnologias da indústria 4.0 vão trazer muito mais eficiência aos processos produtivos, redução de custos e recursos e, consequentemente, oportunidade de novos negócios. Mas, a evolução da indústria para 4.0 tem que ser muito bem planejada e gradual. Isso porque, a integração das tecnologias necessárias para atender ao modelo requer infraestrutura mais robusta, bem dimensionada e com alto nível de escalabilidade.

Com foco em contribuir com essa evolução, a Nap IT traz em seu portfólio um conjunto de tecnologias e serviços voltados à transformação da indústria em 4.0. E dentro desse processo, dois passos são essenciais: mapear e analisar toda a infraestrutura tecnológica da indústria e planejar cada etapa da integração.

Convergência entre TA e TI

Aqui no blog, já falamos sobre a necessidade das áreas da Tecnologia da Operação (TA ou OT em Inglês) e a da Tecnologia da Informação estarem integradas a mesma infraestrutura tecnológica como condição única para dar início à trajetória rumo ao 4.0.

Nesse sentido um dos desafios é entender – e alinhar – como as tecnologias vão atender a equipe de TI, que visa o alto desempenho das aplicações, a segurança e a experiência do usuário; e a equipe de TA, busca resultados relacionados à operação e à produção.

No cenário atual, as áreas de TI e TA contam com tecnologias de diferentes fabricantes, protocolos e padrões de configurações, além de diferentes interligações com o mundo externo. Soma-se a isso o fato de que as soluções atuais são isoladas em diferentes ilhas o que dificulta o tratamento unificado das informações.

Em um cenário futuro, *algumas das tecnologias que vão operar na indústria 4.0 serão:

Tecnologias de Redes – que captam, armazenam e transportam dados, e permitem a integração dos ambientes de TI e TA de forma escalável, performática e segura.

Internet das Coisas – dispositivos integrados aos sensores que, conectados à internet, realizam ações de forma automatizada e que permitem a consolidação das informações para tratamento de forma inteligente e escalável.

Cibersegurança – garantir que o coração da indústria esteja conectado ao mundo de forma segura.

Produção Inteligente e sustentável – processos produtivos controlados virtualmente.

Inteligência Artificial – tecnologias inspiradas na forma como o ser humano usa o sistema nervoso e o corpo para sentir, raciocinar e agir.

Soluções Nap IT – etapas primordiais da indústria 4.0

O início do processo de transformação para a indústria 4.0, se baseia nas ‘Tecnologias de Rede’, passo fundamental para preparar a infraestrutura que vai receber tantas tecnologias, com o máximo de segurança.

Entenda agora como dois passos essenciais auxiliam nesse processo.

Passo 1: Mapear o ambiente tecnológico

Antes de qualquer integração, é primordial mapear o ambiente tecnológico, contemplando todos os departamentos e unidades da indústria. Com isto, engenheiros especializados em redes analisam os dados levantados e traçam as diretrizes para a nova infraestrutura de redes.

Passo 2: Planejamento para implantação

Com o mapeamento e a análise em mãos, é possível planejar de forma estruturada cada etapa da integração das tecnologias, considerando as necessidades das áreas de TI e TA. O foco é criar uma infraestrutura adequada às integrações da indústria 4.0 de forma eficiente, mitigando impactos na produtividade e nos negócios da indústria.

Primeiras tecnologias a serem integradas

Durante a integração da infraestrutura base, vale mencionar os aspectos voltados à segurança da informação, que pode estar mais vulnerável aos ataques e ameaças; e à disponibilidade de uma internet de alta velocidade para suportar a operação simultânea das tecnologias e o alto volume de informações que trafegam pelas indústrias automatizadas.

Entre as soluções oferecidas pela Nap IT que atendem a essas necessidades destacam-se as da linha Cisco Meraki, Cisco Umbrella e Cyber Vision, todas gerenciadas em nuvem.

Cisco Meraki é um conjunto de equipamentos que utilizam um dashbord para controlar a conexão e gerenciar todos os dispositivos conectados à rede, como pontos de acesso, sistemas de segurança e de roteamento de tráfego de dados, por exemplo.

Cisco Umbrella é uma solução de segurança de rede que bloqueia sites maliciosos antes que uma conexão seja estabelecida.

Cyber Vision atua no levantamento dos dispositivos integrados e do tráfego de dados para identificar e atuar nas ameaças e vulnerabilidades da rede. A solução estende o centro de operações de segurança (SOC) de TI ao domínio de OT.

Na transição para 4.0, a indústria que adequar seu ambiente de rede para receber as tecnologias automatizadas já saem em vantagem em relação àquelas que optarem por integrar soluções sem uma infraestrutura tecnológica bem dimensionada.

O investimento em tempo e dinheiro na indústria 4.0 merecem essas avaliações. Fale com nossos engenheiros e saiba como dar os primeiros passos.

Especialistas Nap IT

*Fonte: CNI – Projeto Indústria 2027

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.