5 Dicas para sua empresa evitar problemas com a rede corporativa

problemas com a rede corporativa

Como gerenciar e monitorar a Infraestrutura de Rede da sua companhia pode evitar problemas com a rede corporativa de forma mais ágil e inteligente

Sabe o que uma linha de produção e um escritório tem em comum quando o assunto é produtividade? A infraestrutura de Rede nunca pode parar.

O problema é que, às vezes, a internet falha, não é mesmo? Afinal de contas, imprevistos acontecem.

Ainda mais, quando falamos de redes complexas, com servidores, computadores e dezenas de dispositivos e equipamentos conectados simultaneamente.

Sendo assim, o que sua companhia deve fazer para evitar problemas com sua rede corporativa? Para ajudar nessa resposta, o Blog da Nap IT traz 5 Dicas para sua empresa prevenir estas falhas. Confira:

 

#1 Gerencie a rede

O primeiro passo para evitar que uma falha de tecnologia coloque em xeque sua produção é ter atenção ao desempenho da infraestrutura de rede da companhia.

Com os ambientes cada vez mais complexos e conectados, é muito mais fácil (e produtivo) antecipar possíveis falhas do que correr atrás para identificar onde está o problema.

Você pode fazer isso de diversas formas, de acordo com o tipo e porte da operação. A dica aqui é simples: nunca deixe de monitorar seu ambiente.

 

#2 Conheça (muito bem) a estrutura de rede corporativa

Onde estão passando os cabos em seu escritório? E quais são os pontos em que os Roteadores e Access Points estão instalados? Você sabe quais são as portas do switch Cisco que interligam seus servidores?

As perguntas acima são apenas exemplos de questões que podem ajudar em um diagnóstico mais rápido e preciso para resolver possíveis problemas de rede em sua empresa.

Portanto, é fundamental saber o máximo sobre a infraestrutura atual.

Evidentemente, não é preciso que alguém memorize cada um desses detalhes. A dica é documentar (e atualizar) as configurações do ambiente.

 

#3 Ter um atendimento especializado pode evitar problemas com sua rede

Quando um prédio pega fogo, quem faz o resgate é o Bombeiro. E na sua empresa: se a sua conexão com a internet cair, quem é o responsável por fazer o diagnóstico e o reparo?

Investir em conhecimento e qualificação do atendimento aos chamados é um ponto muitas vezes negligenciado nos sistemas de gerenciamento de redes. Mas é preciso cuidado!

Apesar de torcer para nunca precisar de socorro, uma empresa deve sempre definir quem fará o atendimento especializado em caso de urgência. Isso significa tempo e dinheiro, no fim das contas.

 

#4 Estabeleça um plano de crise

Ter uma gestão contínua de sua infraestrutura de rede significa a chance de estabelecer formas práticas para evitar ao máximo os impactos de uma possível falha.

Neste plano de crise, sua equipe poderá ponderar sobre a sazonalidade da empresa, onde qualquer falha no ambiente pode se tornar um desastre, bem como, quais procedimentos adotar de acordo com a situação.

 

#5 Tenha um sistema de Monitoramento capaz de mapear todo o ambiente

Às vezes, o grande segredo para evitar falhas de rede é monitorar o que está acontecendo na infraestrutura de rede. Para isso, existem sistemas de monitoramento que são pensados justamente para ajudar na análise de rede em tempo real.

Assim, é possível ver se uma máquina está oscilando ou se a conexão está interrompida em algum ponto específico, por exemplo. Essas ferramentas servem para complementar as ações de Gerenciamento, garantindo que sua equipe visualize o funcionamento de cada componente da rede.

E, então? Pronto para manter o alto desempenho de sua rede sem correr riscos? Para saber mais sobre este tema, siga ligado aqui no Blog da Nap IT ou fale já com um de nossos consultores!