Resolva de vez os 5 problemas mais insistentes de Wireless

Saiba quais são as principais queixas sobre Wireless e conheça as dicas que nossos especialistas em rede Wireless oferecem para resolvê-las

 

Permitir mais mobilidade, oferecer recursos de gestão e reduzir custos são alguns dos ganhos reais que a rede Wireless apresenta para a rotina das empresas. Porém, por diversas razões, muitas empresas ainda atuam com redes improvisadas ou mal planejadas, o que levam a enfrentar problemas, como lentidão e queda de conexão, impactando na performance da rede.

Se sua empresa está passando por esses problemas, conheça os cinco principais pontos de vulnerabilidade de uma rede não estruturada e as dicas de nossos especialistas em Wireless corporativa sobre como resolvê-los.

 

5 problemas X solução

Sua Internet é lenta? Vive caindo? – Esse é um drama que atormenta (e muito) quem precisa de uma conexão sem fio. Antes de reclamar da operadora, porém, vale a pena considerar as configurações do seu sistema. Uma dica é observar o consumo de banda e se há algum gargalo (ou perda de sinal) em momentos específicos. A saída pode estar na definição de novas redes de acesso, ampliação da área de cobertura ou no reforço das gestões dos recursos atuais, com aplicações específicas para otimizar o funcionamento do sistema.

Tem lugar que sua conexão Wireless não chega? – Com a mobilidade, estar conectado em qualquer lugar da empresa é indispensável. Mas se sua rede está mal dimensionada, é provável que algumas áreas de sombra possam ser formadas no escritório ou planta. Isso pode ser resolvido com Estudos de Ambiente, que permitem analisar e mapear itens como topografia de rede e funcionamento da infraestrutura instalada.

O problema é a interferência? – Os equipamentos Wireless utilizam a comunicação por radiofrequência para transmitir e receber dados. Mas a presença de outros itens eletrônicos, como telefones sem fio e micro-ondas, pode gerar ruídos que atrapalham seu funcionamento. E isso vale, inclusive, para antenas em excesso, por exemplo. Para evitar esse risco, vale lembrar que o canal de frequência dos roteadores, normalmente, é de 2,4GHz. Mas alguns modelos também permitem o uso da faixa de 5GHz, que é mais indicada para combater as interferências e, assim, garantir um sinal mais puro e limpo. Outra chance é avaliar sua estrutura, identificando possíveis causadores da falha.

A conexão não funciona? – Criar ou ampliar uma rede sem planejamento, às vezes, implica em falhas de compatibilidade. Em outras palavras, isso quer dizer que nem sempre o roteador, Access Point ou switch utilizado vai ser compatível com os outros itens de sua infraestrutura. Para isso, é vital manter seu Hardware e Software atualizados, sempre seguindo o plano criado para o correto funcionamento das aplicações. Vale destacar a necessidade de manter em dia a garantia e a estrutura de cada item, mapeando qualquer problema. Isso vai tornar mais fácil qualquer processo de manutenção ou de ajuste às suas demandas.

Como proteger meus dados? – Uma das aflições mais frequentes no ambiente corporativo é a segurança. E no caso da Wireless, isso fica ainda mais evidente. Afinal de contas, se todo mundo pode acessar seu link, como garantir que ninguém vai “roubar” as informações do seu negócio?

Para esses casos, já existem algumas opções, como as centrais de gerenciamento online, que controlam o acesso aos dados, criando novas regras de governança e visibilidade de informações. Há, ainda, hardwares específicos, com módulos preparados para suprir essas demandas de forma prática e rápida.

Preparado para tornar sua rede mais eficiente? Continue ligado no Blog da Nap IT. Estamos sempre atualizados com as novidades e as ferramentas que podem ajudar a sua empresa a atingir alto desempenho em sua rede Wireless! Até mais!

2016-09-06T13:51:03-03:0006/09/2016|Categories: Wireless|Tags: , , , , |