8 dicas para melhorar o desempenho da sua rede

Network Health Check

Regras simples de configuração podem ampliar a performance da rede de computadores, garantindo maior produtividade nas empresas

A rede de computadores é responsável por conectar todos os sistemas tecnológicos de uma empresa, assim como boa parte de seus colaboradores. Por apresentar sintomas como lentidões, quedas de conexão, ruídos e até falhas em ligações telefônicas, a rede de computadores por muitas vezes é alvo de críticas por parte de seus usuários.

Rodrigo Alabarce, diretor operacional da Nap IT, apresenta 8 dicas para melhorar o desempenho da sua rede.

1. Segmente

Aplique a segmentação de rede por meio da utilização de switches e configurações adequadas. E não se esqueça: jamais utilize hubs e outras tecnologias compartilhadas.

2. Evite a saturação de links WAN
Trabalhe proativamente e impeça a saturação dos links WAN. Mantenha a utilização do link em até 70% da sua capacidade.

3. Controle o tempo de resposta
O tempo de resposta é geralmente inferior a 100ms (um décimo de segundo), mais comumente, menos de 2ms em uma LAN.

4. Evite a saturação por broadcast ou multicast
Nenhum segmento de rede deve ter mais de 20 de broadcast ou multicast. Broadcasts são enviados para todos os hosts em uma rede e deve ser limitado usando VLANs. O tráfico multicast é enviado para um grupo de máquinas, mas também deve ser controlado e limitado a apenas aquelas máquinas registradas para receber.

5. Mantenha seus segmentos sem erros de CRC
Nenhum segmento deve ter erros na camada 2 ou camada de enlace, ou seja, não pode haver um único CRC a cada milhão de bytes de dados trafegados.

6. Não permita colisão de pacotes
Nos segmentos Ethernet deve haver menos do que 0,1% de colisão de pacotes.

7. Monitore a utilização de CPU
A utilização de CPU igual ou superior a 75% para um intervalo de cinco minutos, provavelmente, sugere problemas de rede. A utilização de CPU normal deve ser muito menor do que os 75% em períodos normais.

8. Implemente priorização de tráfego
QoS: O QoS deve ser ativado em dispositivos de rede para permitir a priorização das aplicações que sejam sensíveis ao tempo de resposta ou sensíveis à largura de banda.

2018-09-24T21:53:19+00:0019/01/2015|Categories: Wireless|Tags: |