Atenção: As ameaças virtuais podem colocar sua operação em risco!

Ameaças virtuais

Saiba como a estratégia e a atenção podem elevar a Segurança da Informação no seu negócio

Neste exato instante, sua empresa pode estar sendo alvo de uma ameaça web, vinda de um dos mais de 93 bilhões de e-mails que trafegam diariamente ao redor do planeta. Para complicar, o perigo pode vir, também, do computador de um de seus funcionários, ou do seu próprio smartphone. Seja de onde esse risco vier, uma coisa é certa: sua empresa precisa estar preparada para garantir a Segurança de suas Informações.

Mesmo que a proteção dos dados já seja um tema constante no seu dia a dia – afinal de contas este é um ponto cada vez mais vital e complexo para qualquer negócio –, o fato é que as discussões sobre o tema nem sempre rendem ações práticas para resolver problemas de vulnerabilidade.

A Segurança e seus Mitos

Há, por exemplo, quem pense que ter um antivírus e outros recursos de monitoramento é o suficiente para impedir uma ameaça. Embora ter essa tecnologia atualizada seja importante, se sua empresa não está disposta a investigar e resolver as possíveis vulnerabilidades em sua infraestrutura, sua operação estará mais suscetível às invasões e perdas de dados.

É esse, inclusive, um dos motivos que justificam o aumento dos ataques cibernéticos ano após ano – eles vêm crescendo em taxas acima dos dois dígitos, de acordo com pesquisas referentes ao setor. Nesse cenário, com a tecnologia mais acessível e em constante transformação, gerenciar a estrutura física, lógica e a própria demanda dos funcionários se tornou um desafio ainda mais complicado. Portanto, se sua operação e seu mercado se transformam; os perigos e desafios que eles trazem também.

Neste ponto, pense nas políticas de BYOD, de Cloud e de Home Office que estão sendo trabalhadas em sua empresa. Todas essas opções podem ser ótimas oportunidades para o seu negócio, mas também oferecem potencial para colocarem em risco as informações corporativas, caso sua companhia não tenha um plano consistente de atuação.

Quer fugir das ameaças?

Já imaginou os dados do seu negócio expostos por aí? Certamente, você não quer nem pensar nisso. Assim, o jeito é investir em ferramentas e políticas que tragam proteção e ataquem as brechas da tecnológica, evitando assim perdas financeiras, administrativas ou intelectuais à sua produção.

Atualmente, existem diversas opções criadas para facilitar este trabalho – da criptografia à montagem de planos exclusivos, dedicados a observar, monitorar e atacar falhas –, que permitem às empresas construir um caminho mais seguro e ajustado. Para justificar esse passo, lembre-se: se o seu mercado e sua empresa estão se transformando, sua segurança não deve ser vista como um diferencial, mas sim como uma necessidade que faz parte do seu trabalho.

Quer saber como montar essa estratégia? Fique ligado no Blog da Nap IT e confira nossas dicas para a Segurança da Informação no seu negócio!

E para saber mais sobre o que podemos te oferecer, inscreva-se já na nossa Newsletter! É rápido, aproveite!