Um diagnóstico de rede pode mostrar o melhor caminho

Muitas empresas procuram melhorar a infraestrutura de sua rede de computadores a fim de alcançar alta performance e permitir que os processos se tornem ininterruptos e mais eficientes. Para identificar essas melhorias, é essencial uma análise de rede detalhada. Essa análise, normalmente, aponta para problemas relacionados a incidentes e quedas de rede.

Problemas de rede acontecem no dia a dia das empresas que atuam com tecnologias complexas, derrubando sistemas e links. Motivam também lentidões que, mesmo esporádicas, afetam processos internos. Uma videoconferência com imagem e som picotados pode ser um inconveniente, mas os impactos da lentidão podem ser ainda mais graves. Ela afeta sistemas, aplicações e banco de dados, que rodam a emissão de notas, processos de recrutamento e seleção, e-commerce, folha de pagamento, folhas de convênios, entre outros, causando perdas para a empresa em negócios e em custos operacionais.

Exemplificando, vamos citar uma grande empresa de saúde, com milhares de conveniados, que necessitava de 24 horas em média para processar suas faturas. Isso, quando não era preciso restaurar o equipamento por conta de interrupção do programa. Além da perda de produtividade, os fatores que comprometiam essa rede geravam custos operacionais extras, visto que os funcionários precisavam monitorar o equipamento até o final da transação.

Para essa empresa, o diagnóstico de rede apontou para a substituição dos equipamentos por outros mais robustos, que trabalhavam em conjunto com uma solução formada por  três equipamentos, mais conhecido como loadbalance. A nova integração permitiu que o tempo de processamento fosse reduzido para quatro horas. Nesse caso, apesar da empresa ter feito um investimento em novas tecnologias, a projeção de retorno foi de curto prazo, pois o tempo de processamento das faturas caiu drasticamente, assim como de diversas outras transações.

Esses são benefícios tangíveis, mas a implantação de tecnologias mais robustas por meio da análise de rede traz também benefícios intangíveis, como a melhoria da qualidade de trabalho dos colaboradores e a motivação da equipe.

Após um diagnóstico, configurações e ajustes na rede podem ser feitas. Porém, um projeto de reestruturação deve ser considerado, e deve ser desenhado por uma consultoria especializada, já que envolve a troca de equipamentos e tecnologias. O que diferencia este trabalho feito por especialistas é que o diagnóstico realizado consta de análises de estrutura, topologia e configurações da rede que se dá nos equipamentos para saber se ele suporta melhorias. Muitas vezes, por mais que se realizem configurações, existe uma limitação técnica do equipamento, não levando a outra alternativa senão a sua substituição.

O importante para uma empresa é que a tecnologia trabalhe a seu favor. O diagnóstico de rede tem o papel de demonstrar o melhor caminho para esse objetivo. E mesmo que haja investimento, uma projeção das melhorias e do retorno do investimento vai apontar valor para os negócios da empresa, como melhoria do ambiente, da percepção dos diretores em compliance, da  percepção dos usuários, e até mesmo de seus clientes.