Você conhece o seu ambiente de rede? Não? Então, convidamos você para aplicar o Assessment de Rede

Parece complicado, mas o Assessment de Rede nada mais é do que uma fotografia do seu atual ambiente de rede. Essa fotografia demonstra onde estão conectados todos os dispositivos da sua rede, as configurações aplicadas, a topologia física e lógica. É a avaliação e o levantamento das informações gerais do ambiente que servem para auxiliar profissionais de TI a identificarem com agilidade situações de riscos para a rede, problemas já estabelecidos ou a necessidade de novas configurações.

Qual equipamento da minha rede está dando problema?

O Assessment de Rede permite a rápida identificação do equipamento que está acarretando algum incidente, além disso, proporciona uma redução de tempo muito grande nesse processo em relação às empresas que precisam fazer uma varredura para descobrir onde está o equipamento com problema. Com a documentação gerada pelo Assessment, sua empresa pode fazer a manutenção da rede por meio da equipe interna de TI ou por uma empresa terceirizada, sem impacto, porque tudo está registrado. O Assessment permite o acesso a serviços de controle e conhecimento do ambiente, além de oferecer um mapeamento dos riscos na rede, do nível mais baixo ao mais alto, como ter equipamentos importantes sem redundância, versão de softwares desatualizados, entre outros. Se sua empresa ainda não conhece seu ambiente de rede, ao realizar um Assessment passa a conhecer por meio de uma documentação atualizada, e com isso terá uma série de benefícios.

Assertividade no diagnóstico X Tempo de resposta

A avaliação da rede está baseada em olhar para o ambiente, levantar os dados, documentar e informar riscos. Se você tem esse mapeamento, sua empresa pode ter o tempo de resposta a um incidente muito reduzido. Ao ser constatado um problema, você estará à frente em 50% do tempo normal para uma ocorrência em relação às redes não mapeadas. E se o problema estiver em cima de riscos já apontados, você chega a eliminar 90% do tempo que seria empregado em todas as etapas para a resolução do problema, e ainda garante a assertividade do diagnóstico. O Assessment aponta problema de lentidão de rede, de queda, ou qualquer outro sintoma que pode resultar na interrupção das tecnologias. Essas informações geralmente atendem as necessidades de profissionais de cargo gerencial ou executivo, que precisam desse controle para atuar principalmente na tomada de decisões ou para não perder informações importantes durante a transição de colaboradores. Nesse caso, cabe a empresa implantar a cultura do Assessment, considerando que a avaliação e a documentação atualizada de rede não representa uma ameaça aos profissionais de TI e sim um ferramenta para auxiliar a empresa a ter processos mais ágeis e de alto desempenho. Se sua empresa já atua com Assessment de Rede, vale mais um ponto de atenção. Sempre que houver melhoria nas tecnologias ou novas configurações, reveja a avaliação da rede. Assim seu Assessment estará sempre atualizado e eficiente. Rodrigo Alabarce