Assessment e Tuning de Rede: aplicações devolveram a alta performance às tecnologias na BAT Argentina

Lentidão e quedas de Internet normalmente impactam a produtividade das empresas. Apesar deste cenário ser muito conhecido hoje em dia, nem sempre a solução é comprar tecnologias

Com a missão de identificar os motivos de uma baixa performance de todo o ambiente de rede, e resolver principalmente as falhas e quedas nas chamadas de voz e no tráfego de e-mails, a BAT British American Tobacco Argentina, na unidade de Martínez, contou com a consultoria da NAP IT.

Como passo inicial neste projeto, os profissionais da NAP IT aplicaram metodologias como Assessment e Tuning de Redes para mapear as tecnologias entre a unidades na Argentina. Entenda o caso, do diagnóstico à solução, e saiba o porquê muitas vezes investir tecnologias mais modernas não é o que proporciona alta performance ao ambiente.

Análise do ambiente de rede

O mapeamento dos dispositivos de conexão da rede de longa distância (WAN), entre os sites da Argentina e a rede MPLS da BAT, identificou um efeito loop, que foi causado pela maneira como as tecnologias estavam conectadas e configuradas.

A análise de falhas nas conexões de internet (WLAN) constatou conflitos na configuração dos roteadores, gerando descartes de pacotes e a consequente degradação na qualidade de internet aos usuários. Para solucionar as falhas, a configuração foi alterada para que as tecnologias realizassem a autonegociação de sua velocidade.

Resultados em números

A solução consistiu na correção da configuração dos dispositivos, por meio da metodologia do Tuning de Rede. Após estas alterações, as conexões com a internet foram normalizadas e nenhum descarte foi detectado na interface. Logo, as ferramentas de comunicação passaram a ser utilizadas com maior efetividade e eficiência.

“Com a reconfiguração, a média de otimização de tráfego saltou para 65,7%, com picos de 97,7%. Antes, a média era de 28,4%, com pico máximo de 56% de otimização”, descreve o Network Engineer da Nap IT, Gustavo Emerim. Segundo ele, outro ponto importante foi o aumento do volume do tráfego, saltando de 69,6 GB para 92,6 GB, considerando o mesmo tempo.

Conhecimento e experiência técnica são determinantes

O conhecimento e a experiência da equipe da Nap IT para aplicar as metodologias adequadas a um ambiente de rede foram determinantes para ampliar a performance da conectividade e a comunicação da empresa. Sendo assim, não foi necessário investir em novos equipamentos.

Em resumo, além de resolver situações que impactavam diretamente na produtividade e nos resultados de negócios da BAT Argentina, o corpo técnico envolvido no projeto fez importantes recomendações para a gestão e manutenção de toda a infraestrutura de comunicação e dados da empresa. Com base nas boas práticas de administração de rede, o time Nap IT beneficiou o cliente com ganho de performance.

 

2018-12-06T14:53:20-03:0006/12/2018|Categories: Cases de Sucesso|Tags: , , |
WhatsApp chat