fbpx

Tuning de Rede: A melhor performance para suas tecnologias

Se você adquiriu um equipamento para ampliar a performance de sua rede e ainda assim está com problema de lentidão, a aplicação de um Tuning de Rede vai permitir que sua tecnologia alcance sua mais alta capacidade

Há momentos em que a infraestrutura de sua rede não responde aos objetivos de negócios de sua empresa. Com isso, você desacredita na capacidade de seus equipamentos de rede e tende a buscar investimentos para adquirir novas tecnologias. Mas, mesmo com novas soluções, a rede pode não operar em 100% de sua performance, fazendo com que persistam problemas de lentidão, instabilidade e queda. Muitas vezes, a falta de dimensionamento ocorre pela falta de conhecimento da equipe de TI sobre os processos mais eficientes de configuração ou porque o time  está focado nos serviços de suporte interno, em incidentes diários ou chamados, e por isso não consegue fazer análise proativa sobre as condições da rede.

Então, esse é o cenário ideal para sua empresa realizar um Assessment de Rede, uma análise aplicada por especialistas para identificar se a baixa performance está associada à forma com que suas tecnologias estão configuradas. Nesse caso, uma das melhores opções é a aplicação do Tuning de Rede.

Quais as vantagens e quando aplicar Tuning de Rede?

O Tuning de Rede customiza as tecnologias para entregar rede de alto desempenho, com a melhor relação custo-benefício. Sua vantagem é fazer com que os equipamentos operem de forma redundante e com alta performance. Ele pode ser aplicado em redes sem fio, redes locais, redes WAN, em sistemas de segurança da informação, em Telefonia IP, em sistemas de colaboração, como videoconferência e telepresença, e em ambiente de servidores para a comunicação de bancos de dados. A aplicação traz ótimos resultados para o bom funcionamento da rede, mas infelizmente, as empresas procuram os serviços do Tuning de Rede quando os sistemas já estão apresentando problemas de performance.

Antes que isso aconteça, a empresa não vê como um investimento necessário, porém, o Tuning de Rede aplica as melhores práticas nos equipamentos e, além de mostrar a capacidade do ambiente atual, responde questões relacionadas ao planejamento de futuras escalas das tecnologias. Portanto, é um desafio utilizar o Tuning de Rede antes que a infraestrutura de rede interrompa os processos de sua empresa, pois quando chega a esse ponto, é sinal que ela vinha apresentando lentidão e instabilidade há tempos até chegar ao ponto de parar.

Talvez você e sua equipe não perceberam, mas pouco a pouco a instabilidade reduziu a produtividade da empresa, adiou entregas e gerou estresse entre os funcionários. É importante entender que o Tuning de Rede pode e deve ser tratado como ação preventiva, pela qual sua rede vai se manter estável, minimizando ao máximo a ocorrência de problemas.

Rodrigo Alabarce

Leia também: Cinco fatores que levam sua rede de computadores à lentidão.

Confira outras postagens

Novo logotipo Nap IT

Nap IT apresenta sua nova marca

Lançamento é parte da estratégia de reposicionamento de marca. Novo logotipo e identidade visual ficam ainda mais conectados ao atual momento e novas perspectivas da

Leia mais »

Contato

+55 (51) 3372 6200

Endereços

Brasil, Porto Alegre

Estados Unidos, Weston - Flórida

Chile, Santiago

México, Ciudad de México