Cabeamento Estruturado: sua empresa está preparada para crescer?

Um projeto de cabeamento estruturado permite dimensionar as tecnologias de acordo com as necessidades corporativas e potencial de crescimento da empresa

 

Se a sua empresa prevê uma fase de expansão, com certeza um dos primeiros passos deve ser o planejamento da infraestrutura de rede, somado a escolha de equipamentos adequados e configurações alinhadas aos negócios. Além disso, para evitar investimentos desnecessários no futuro, esse plano já deve contar com cabeamento estruturado para auxiliar na gestão das redes de computadores e de telefonia e, acima de tudo, vai permitir a escala das tecnologias.

Apesar do cabeamento estruturado ser um ponto importante para um ambiente de rede, muitas empresas só percebem valor nessa tecnologia quando estão com problemas de conexão ou quando os equipamentos atuais não atendem a integração de soluções mais complexas para suportar novos processos.

Nesse caso, ao não ter feito um plano de cabeamento estruturado, é possível optar pela reestruturação ou ampliação das redes corporativas, dimensionando-as de acordo com as necessidades atuais e futuras.

Reestruturar para integrar novas tecnologias

Pensando em um cenário de reestruturação de tecnologias, para citarmos como exemplo, recentemente, recebemos uma solicitação de uma grande empresa, líder no segmento de tabaco, para o preparo da infraestrutura de rede de sua matriz e também das filiais espalhadas pelo Brasil, para receber um novo programa de gestão empresarial.

O desafio era tornar o ambiente de rede adequado para implementar um modelo de gestão que define processos, pessoas e tecnologias para todos os setores da empresa. O modelo seria integrado ao sistema SAP da empresa, a fim de que as operações fossem padronizadas e gerenciadas por uma plataforma única, em âmbito mundial.

Estratégia

Para chegar a esse objetivo, pelo qual o cliente passaria a ter integrado o Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System – WMS) junto ao SAP, atuamos na implementação de uma infraestrutura completamente nova, que envolveu tecnologias como cabeamento estruturado, Access Points, Switches e respectivas configurações.

No projeto, o cabeamento estruturado atua como uma ‘camada’ responsável por permitir que a empresa passasse por uma transformação tecnológica, fazendo com que a informação de um coletor de dados, presente na mão de um colaborador, trafegasse a informação até o sistema WMS. Toda a interligação de dados que existe entre as partes depende do cabeamento estruturado.

Os profissionais especializados em coordenação técnica e gerenciamento de projetos realizaram a instalação, a configuração dos equipamentos e o adequado dimensionamento do cabeamento de rede, que interligou os Switches e os Access Points; os Switches e as impressoras e computadores; os Switches e os Roteadores; e enlaces óticos entre armazéns e entre os setores.

Implantação do projeto e seus benefícios

No Brasil, a integração da solução de WMS está sendo feita em cerca de 20 unidades dessa empresa, cobrindo suas fábricas, armazéns e três centros de distribuição. Nos locais já integrados até o momento, entre os benefícios percebidos está a total aderência da infraestrutura de redes ao Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), que oferece maior controle sobre a movimentação dos produtos nos Centros de Distribuição, evitando perdas e simplificando processos.

Outro ganho de eficiência foi a definição de uma linha de produção, na qual os equipamentos ficam concentrados em uma das fábricas, servindo como hub para as demais localidades. Nessa fábrica, os processos são recebidos, configurados e despachados, otimizando a logística e mitigando riscos técnicos. Com isso, a empresa, que é conhecida por sua excelência em logística, terá uma operação ainda mais otimizada e preparada para novos desafios de negócio.

Uma empresa que atua por meio de cabeamento estruturado tem redes preparadas para suportar o crescimento e a inovação tecnológica, garantindo ganhos de produtividade e de segurança aos negócios.

 

Rodrigo Alabarce – CEO email: rodrigo.alabarce@napit.com.br