MAPEAMENTO E ANÁLISE DE REDES MELHORAM DESEMPENHO DO WI-FI

Na Souza Cruz de Uberlândia

Wireless Site Survey

MELHORIAS NA CONEXÃO

Na busca por melhorias da conexão da rede sem fio, nem sempre expandir a infraestrutura é a melhor solução. Na unidade de produção de Uberlândia (MG), da Souza Cruz – que soma mais de 16 mil m² -, atuar com duas estruturas paralelas e em operação simultânea, por exemplo, significava gerar oscilações na transmissão de sinal de sua conexão Wireless. Para solucionar as falhas e melhorar a rede, a empresa contou com a consultoria da Nap IT.

O primeiro passo foi aplicar o serviço WLAN Assessment e mapear todo o ambiente tecnológico. A unidade havia recebido a integração de rede sem fio na área de qualidade para o uso de leitores de código de barras, o que havia baixado consideravelmente os níveis de desempenho da conexão. Em seguida, a Nap IT realizou também o Wireless Site Survey para mensurar a entrega do sinal Wi-Fi e a capacidade de cobertura do ambiente.

CASE UBERLÂNDIA SOUZA CRUZ

Recurso:
Wireless Site Survey
Prazo de Entrega:
30 dias
Meta:
Identificar excesso de Access Points gerando interferências de acesso aos principais sistemas da Souza Cruz

Precisa dessa solução?

Depoimentos

“Indicamos a desativação da estrutura legada, que já não tinha suporte para configuração e fizemos todos os ajustes necessários para que os quatro Access Points mais novos pudessem operar as redes de forma conjunta, preservando todos os aspectos de segurança que cada rede exigia”.

“Entendemos que a aplicação de metodologias corretas de análise, como o Wireless Site Survey, é o melhor caminho para uma tomada de decisão assertiva”.

Rede Corporativa Geral

A análise visava observar as reais condições das redes instaladas e alinhar as tecnologias para chegar a uma abrangência completa do sinal.

Os parâmetros apresentados pelo Wireless Site Survey mostraram que o excesso de Access Points instalados estava gerando interferências e dificultando a comunicação da rede. A unidade contava com sete Access Points, quatro integrados à rede de qualidade e três equipamentos mais antigos, dedicados à rede corporativa geral.

De acordo com o Network Engineer da Nap IT, Gustavo Emerim, a proposta foi aproveitar a nova rede instalada com equipamentos mais modernos e robustos, para transmitir as duas redes necessárias de forma concomitante.

Dessa forma, além de melhorar o desempenho da rede à disposição dos colaboradores, a solução aplicada evitou altos investimentos em upgrade das tecnologias, com benefícios diretos ao planejamento estratégico da unidade.

Para o gerente de IT da Souza Cruz, Márcio Neves, as soluções aplicadas pela Nap IT demonstraram a necessidade do dimensionamento ideal das tecnologias ao ambiente para que elas atuem na sua melhor performance.