Como a Nap IT e as tecnologias Cisco vão transformar sua indústria em 4.0?

Integrações primordiais, como cybersegurança, redes sem fio e sensorização, fazem parte das soluções que a Nap IT traz às indústrias que começam a trilhar o caminho da transformação para 4.0

Muito se fala sobre os benefícios que a indústria 4.0 traz para os processos produtivos, como a automação, que reflete na alta produtividade e redução de custos.

Mas, quais desafios as indústrias precisam enfrentar para ser 4.0?

Para José Mauro, Diretor de Negócios da Nap IT, estão entre os desafios a adaptação e a integração de todos os ambientes da empresa, das áreas administrativas às produtivas, envolvendo os processos e as relações em toda cadeia.

“Sem dúvida, nos próximos cinco anos, as plantas fabris vão ter que cumprir a jornada para a indústria 4.0. E para iniciar, precisam de um planejamento arrojado, que desenhe os processos de convergência de todas as áreas a partir de tecnologias que devem ser integradas gradualmente”, ressalta o diretor.

Planejamento, tecnologia e Integração – Solução para a indústria 4.0

Porém, antes de falar da indústria 4.0, vale dar um passo atrás para entender em que ponto da indústria 3.0 ainda estamos e entender o que é preciso para entrar nessa jornada de forma estruturada. Com foco nessas demandas, a Nap IT une sua experiência em planejamento e integração, às tecnologias inovadoras de sua parceira Cisco para apresentar ao mercado uma solução que ajuda as indústrias a trilhar a jornada para 4.0. Os recursos essenciais que a Nap IT coloca à frente das integrações, são as soluções de cybersegurança, redes sem fio e sensorização.

Indústria 3.0 – a automação humanizada

Foi nos anos 70 que a indústria começou a trilhar os caminhos da gestão 3.0, com a integração de tecnologias já automatizadas, mas que necessitavam de intervenção humana. Na ocasião era comum as indústrias atuarem com diferentes soluções para atender as necessidades específicas da linha de produção, área que é gerenciada pela equipe da Tecnologia da Operação (Operational Technology – OT).

Pouco a pouco, as tecnologias foram além dos ambientes fabris e passaram a integrar as rotinas das atividades dos escritórios, como recursos humanos, depósitos, vendas, entre outras. Essas áreas passaram a atuar conectadas à internet, criando um ambiente da Tecnologia da Informação (Information Technology – IT).

Desde então, apesar das tecnologias estarem presentes em toda a indústria, as soluções do OT e da IT atuam de forma independentes, tornando os recursos para a comunicação entre clientes e fornecedores distintos. Diante desse cenário, as indústrias começam a questionar por que precisam de diferentes tipos de soluções se elas podem reunir as informações e compartilhar com todas as áreas.

Indústria 4.0 – o caminho da convergência

Com a centralização das informações em um banco de dados, as indústrias podem utilizar recursos de big data para tomar decisões mais inteligentes, além de poder integrar todos os dispositivos ligados à robotização e à internet das coisas (IoT), entre outras tecnologias.

“É por isso que a jornada para a transformação da indústria 4.0 começa com a integração entre as redes de OT e IT, começando por um projeto bem desenhado para atender a área de IT, que quer integrar as melhores soluções, e a área de OT, que quer novas tecnologias, mas não pode correr o risco de ter a produção impactada durante o processo de integração”, explica.

A partir da decisão estratégica de integrar OT e IT, os ambientes passam a ter a necessidade imediata de tecnologias mais avançadas de cybersegurança, redes sem fio e sensorização. “Esses recursos são essenciais para captar informações sobre todos os processos e mandar, em tempo real, para o banco de dados. Os ambientes precisam estar 100% integrados, ser colaborativos, expansivos e seguros”, avalia José Mauro.

Integração especializada com processos produtivos contínuos

Para integrar as novas tecnologias e ter visão gerencial, primeiramente, é preciso pavimentar o caminho do ambiente de rede para depois colocar as soluções Wi-Fi e de segurança.

A Nap IT traz soluções ideais para a implantação da indústria 4.0. Ela disponibiliza uma equipe de especialistas certificados e tecnologias de ponta como Cisco Meraki, tanto para ambientes controlados como para ambientes industriais que requerem cuidados específicos, além de soluções de segurança e visibilidade, como Cisco Umbrella e Cyber Vision.

Soluções automatizadas para indústria 4.0

Cisco Meraki

A solução disponibiliza access points, firewalls, switches, câmeras, sensores e solução MDM (gerenciamento de mobilidade corporativa – EMM). Seus recursos são gerenciados em nuvem por meio de um dashboard que oferece ampla visibilidade da rede – dos dispositivos, aplicativos e dos usuários, permitindo aos administradores criar políticas de controle de acesso para melhorar a usabilidade e a segurança do ambiente.

Seus switches escaláveis garantem alto desempenho em gestão centralizada, configuração, monitoramento remotos e gerenciamento de redes distribuídas, sem equipe dedicada. Os firewalls visam otimizar a segurança e garantir o desempenho das tecnologias, sem impactar na produtividade da indústria. As câmeras também são implementadas e configuradas pelo dashboard, sendo monitoradas e gerenciadas de forma centralizada, sem a necessidade de outros softwares. Todos os dados são criptografados por padrão.

Benefícios do Meraki

Para a indústria 4.0, a solução garante automatização uma vez que:

  • Atualiza e controla a versão de firmware – Switches, access points, firewalls e câmeras de segurança estarão sempre nas versões recentes, corrigindo falhas e vulnerabilidades detectadas pelo fabricante ou até mesmo implementando novas funcionalidades.
  • Controla e audita mudanças e configurações – Por meio de sistema automático de registro, a solução identifica problemas decorrentes de mudanças e configurações.
  • Controla licenças de uso – A solução centraliza o controle de licenças em uma única tela, disponibilizando para o administrador dados sobre validade, quantidade e localização.
  • Automatiza inventário – O recurso permite saber em que parte do mundo os equipamentos de rede estão, incluindo informações como data de instalação e momento em que apresentaram problemas. O inventário de todos os ambientes indica em uma única tela e de forma fácil de entender a quantidade de equipamentos online e offline.
  • Provisiona sem contato – Pelo zero touch provisioning, cada vez que um switch Meraki é conectado à rede ele é configurado automaticamente, sem necessidade de trabalho manual por parte do administrador.

Sensores Meraki

Os sensores oferecem eficiência da climatização no ambiente fabril, orientada por dados. Ele provisiona e gerencia milhares de sensores das soluções da IoT para monitorar temperatura, umidade, vazamentos de água e abertura/fechamento de portas. Ao adicionar os sensores ao dashboard, eles se conectam automaticamente aos dispositivos Wi-Fi ou câmeras existentes, dispensando servidores dedicados on-premises.

Benefícios dos Sensores Meraki

A visibilidade e os alertas proporcionam controle total do ambiente, garantindo condições ideais e minimizando riscos com monitoramento remoto e alertas flexíveis.

Cisco Umbrella

É uma plataforma de segurança que atua na primeira linha de defesa para dispositivos conectados à internet. Baseada em nuvem, protege os sites contra ameaças, atuando como um filtro para impedir o acesso aos endereços e conteúdos maliciosos.

Benefícios do Umbrella

Criado na base da internet, o Umbrella processa 220 bilhões de solicitações de internet para mais de 20 mil empresas todos os dias. Ao reforçar a segurança nas camadas DNS e IP, o Umbrella bloqueia as solicitações de malware, ransomware, phishing e botnets antes mesmo que uma conexão seja estabelecida. Ele categoriza e retém todas as atividades da internet para simplificar o processo de investigação e reduzir tempo de resposta a incidentes.

Cisco Cyber Vision

A solução disponibiliza alta visibilidade sobre os sistemas de controles industriais (ICS). Está integrada ao portfólio de segurança da Cisco e ao centro de operações de segurança (SOC) de TI ao domínio de OT. A Cyber Vision oferece inventário dinâmico de recursos, monitoramento de redes e inteligência contra ameaças.

Benefícios do Cyber Vision

A solução sustenta as plataformas de segurança de TI (firewalls, controladores de acesso etc.) com contexto de OT para que a equipe de TI crie infraestruturas seguras e aplique políticas de segurança em toda a rede industrial. Oferece ferramentas para criar abordagem unificada de segurança de TI e OT, apoiando ainda os processos administração e de conformidade.

Indústria 4.0 totalmente implementada

A indústria 4.0 só estará concluída após a integração de muitas outras tecnologias. Porém, a infraestrutura precisa estar preparada para suportar todas as aplicações que vão garantir a total automação e usufruir de recursos como inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, robótica, e muitas outras facilidades que garantem alto desempenho, redução de custos e autonomia.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das integrações que vão fazer sua indústria seguir a jornada de transformação para 4.0.

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.