Colaboração: Klaus Engelmann fala sobre como crescer e se desenvolver profissionalmente

Se você tem metas claras sobre suas conquistas profissionais, para alcançá-las encontre uma equipe que estude e sonhe tão alto quanto você!

Klaus Engelmann

Desde que comecei a trabalhar com redes sem fio, em particular, com wi-fi, descobri que a melhor forma para me desenvolver e conquistar desafios técnicos é participando de uma equipe unida e cheia de conhecimento, capaz de me ajudar e ensinar.

Mas onde eu poderia encontrar essa equipe?

Existem comunidades de profissionais de wi-fi e redes sem fio no X (antigo Twitter), LinkedIn e outras redes sociais, todas excelentes. Mas, de vez em quando, eu as percebia distantes do meu dia a dia, ou do tipo “Best-Effort”.

Elas ajudam, ilustram, mas falta alguma coisa: proximidade e convivência com maior envolvimento aos meus desafios concretos, projetos e clientes. Ou seja, comunidade é como uma amizade – muito boa, diga-se de passagem – mas não necessariamente um compromisso.

Foi então na Nap IT onde eu tive a oportunidade de ver um grupo técnico focado em wi-fi se formando. Primeiro eram os meus colegas engenheiros que compartilhavam o mesmo gosto e entusiasmo pelo conhecimento sobre 802.11. Depois vieram, cada vez mais, trabalhos conjuntos em projetos e demandas de clientes.

Assim, aquele que era um grupo de especialistas, passou a ser uma equipe: as conversas informais se transformaram em treinamentos, e a ajuda ou conselhos se converteram em padrões de trabalho e qualidade de entrega.

Depois de tanto tempo, na Nap IT, encontrei o que sempre procurei: uma equipe especializada em projetos e conhecimentos de wi-fi, a Wireless Tech Tiger Team.

É muito satisfatório encontrar mais que uma comunidade de conhecimento dentro do meu trabalho. Um grupo unido, presente e com foco: uma equipe.

O trabalho fica com um gosto diferente quando podemos conversar, avaliar e revisar nossas experiências e escolhas técnicas. Sou muito orgulhoso do meu conhecimento técnico, mas sei que também posso aprender mais com os outros.

Na minha opinião, o conhecimento realmente se desenvolve quando ele é colaborativo. E hoje colaboro na melhor equipe de wi-fi do Brasil: Wireless Tech Tiger Team.

Klaus Engelmann é engenheiro de rede da Nap IT, com CCIE Wireless #62557


A Wireless Tech Tiger Team é formada atualmente pelos profissionais:

Wellington Souza – Especialista em Wi-Fi, Security e LAN.

Nello Junior – Especialista em Wi-Fi.

Jerônimo Freitas – Especialista em Wi-Fi.

Tiago Prado – Especialista em Wi-Fi.

Anderson Silva – Especialista em Wi-Fi e Infraestrutura de Cabeamento.

Klaus Engelmann – Líder técnico e CCIE Wireless #62557.

Quer saber mais sobre a equipe Wireless da Nap IT? Acesse esse infográfico!

Infográfico - Unidade de Negócios Wireless

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.