4 Dicas valiosas para sua empresa começar a usar Computação em Nuvem

Computação em Nuvem

Veja como a Análise, o Planejamento, a Estratégia e o Suporte vão facilitar a Integração de seu negócio à Computação em Nuvem

Hoje, muitas empresas já sabem que a Computação em Nuvem pode representar vantagens como a redução de custo e a melhoria de performance nas tecnologias. Por outro lado, identificar o momento certo de quando e como começar a utilizar esse recurso ainda é uma questão que, em alguns casos, pode gerar dúvidas na cabeça de quem administra uma rotina de trabalho.

Para deixar essas análises mais fáceis, o Blog da Nap IT apresenta 4 dicas importantes para sua empresa iniciar o uso das aplicações Cloud sem complicações. Vamos lá!

#1 – Diagnóstico: conheça o que você já tem e identifique o que você precisa

O primeiro passo para implementar uma nova tecnologia é saber como ela pode agregar valor à sua realidade. Isso quer dizer que ao decidir usar a Nuvem, sua empresa precisa conhecer o que está inserido na atual infraestrutura, identificando possíveis lacunas que possam ser melhoradas com a adoção das aplicações Cloud.

Você deve enumerar prioridades e estabelecer parâmetros para, depois, decidir qual fornecedor e solução é a mais adequada às suas necessidades.

#2 – Pesquise as opções a sua disposição

Existem diversas formas de se integrar a Nuvem em seu dia a dia, além de vários modelos e aplicações disponíveis. Sendo assim, nada mais prático do que avaliar quais opções são mais assertivas e qual se encaixa melhor às estratégias de sua corporação.

Lembre-se, por exemplo, que você não vai se desafazer de toda sua estrutura. Ou seja, a solução escolhida precisa ser compatível e funcional em relação ao que já está em seu ambiente. Tampouco é aconselhável ir para redes públicas se seus dados são críticos e demandam máxima proteção.

#3 – Se possível, realize a mudança em etapas

Toda implementação é passível de ajustes e adaptações, ainda mais quando envolvem tecnologia. Por isso, antes de sair fazendo as instalações, é importante definir uma estratégia que mitigue os riscos.

Para tanto, pondere esses dois pontos: se possível, inicie o uso em atividades de menor risco e/ou impacto à operação e sempre conte com sistemas redundantes que garantam a reversão de qualquer desastre.

#4 – Não faça sozinho

De nada adianta contratar servidores hospedados na Nuvem e não garantir que eles estejam corretamente integrados à rede que sua empresa já tem. Do mesmo modo, contratar serviços que não sejam adequados a sua realidade também não vai gerar muito resultado. E é aí que contar com Suporte pode significar melhores retornos para sua operação.

Afinal de contas, você sempre vai ganhar mais quando a Tecnologia é adaptada e configurada para atender e resolver sua necessidade. Conte com o apoio de especialistas que orientem essa jornada de integração entre a TI Tradicional e os novos modelos, como a Nuvem. Você vai diminuir as dúvidas, garantir customizações-chave para seu trabalho e muito mais assertividade para resolver qualquer imprevisto.

Pronto para começar a Integração da Nuvem ao seu dia a dia? Se tiver qualquer dúvida, fique ligado no Blog da Nap IT ou fale com um de nossos consultores! Eles certamente vão ajudá-lo a ter o máximo de sua TI!

2018-08-09T10:26:01-03:0006/04/2017|Categories: Cloud Computing|Tags: , , , |