NAP IT alcança marca de 1500 arquivos Ekahau criados para atender projetos Survey e Design

Desde seu lançamento, em 2013, a unidade de negócios Wireless da Nap IT investe na qualidade de sua equipe e em tecnologias, como o Ekahau, entregando excelência em projetos Wireless em 22 países

A Nap IT comemora um número inédito no segmento de consultoria e integração de tecnologia Wireless para empresas de grande e médio portes. Ela acaba de registrar 1500 projetos de Design e Survey para redes em fio, criados com apoio da ferramenta Ekahau.

Em nove anos de prestação de serviços em projetos Wi-Fi, atuando com Design, Survey e Tuning, a Nap IT se consolida como empresa especializada em projetos Wireless, trazendo como diferencial tecnologias inovadoras somada a uma das equipes mais bem qualificadas do mercado.

Com a união das metodologias Design, Survey e Tuning, executadas por profissionais certificados em Wireless, a Nap IT cobre todos os aspectos do ciclo de vida de uma rede Wireless:

Design – atende o cliente na concepção e criação de uma arquitetura adequada às necessidades do seu negócio.

Survey – analisa e dá visibilidade sobre a estrutura e o desempenho de uma rede wireless, permitindo entender quais são os pontos de melhoria de forma assertiva.

Tuning – reconfigura a rede, maximizando a performance dos equipamentos já instalados, evitando assim uma implementação do zero ou troca desnecessária de todo o ambiente.

Essa combinação garante a cada cliente a geração de projetos que atendem as reais necessidades da sua rede sem fio, dentro da melhor relação custo-benefício, para que as tecnologias atuem continuamente e em alta performance.

Nap IT bate um recorde com Projetos Ekahau

Um projeto Ekahau contempla a entrega de relatório de Design ou Survey ao cliente, e a marca de 1500 arquivos destaca a Nap IT como a empresa com maior número de Ekahau no mercado brasileiro à disposição dos clientes. Os arquivos de projetos Ekahau contemplam exclusivamente a geração de dois produtos: o Design de Wireless e o Site Survey de Wireless.

O Design Wireless é o recurso responsável por criar um modelo ou arquitetura de rede wireless que será implementado na realidade. Enquanto o Survey Wireless faz a vistoria e análise de uma rede wireless para identificar a sua arquitetura, medir seu desempenho e resolver problemas.

Tecnologias – eficiência nos projetos

Klaus Engelmann, engenheiro de rede e especialista em Wi-Fi e CCIE Wireless #62577, salienta que foi em 2016 que a Nap IT utilizou seu primeiro Kit Ekahau em projetos de rede Wireless. À época, o kit era composto pelo Software Ekahau Pro, com recursos de criação de design de Wireless (Planning) e análise avançado (Site Survey); e pelas Antenas para coleta passiva e analisadores de espectro. Com o tempo, o Kit Ekahau inovou trazendo mais recursos, como:

  • Sidekick (2017) – equipamento dedicado à coleta passiva e análise de espectro de alta capacidade.
  • Ekahau Capture (2018) – software para captura de quadros 802.11 através do Sidekick.
  • Ekahau Insights/Cloud (2022) – serviço de compartilhamento e trabalho em grupo através da nuvem Ekahau.
  • Ekahau Analyser for iPad (2022) – ferramenta de análise wireless em plataformas iPhone e iPad.

Atendimento global

O atendimento da Nap IT em projetos Wireless já chegou em 22 países, sempre seguindo etapas que vão da análise do ambiente aos serviços de melhorias.

Primeiro, os engenheiros aplicam o Survey Wireless para coletar e analisar os dados da rede Wireless, considerando a arquitetura e o desempenho.

A proposta de melhoria contínua contempla a aplicação do Wireless Tuning, que traz informações sobre os ajustes necessários nas configurações dos equipamentos ou propõe o Wireless Design, para a integração de uma nova arquitetura.

O Survey Wireless também atua na fase de pós-implementação. Ele permite analisar o ambiente e antever problemas que podem causar falhas ou quedas na rede, realizando a melhoria.

Criação da Unidade Wireless – trajetória de sucesso

O lançamento da unidade Wireless da Nap IT foi em 2013. Na ocasião, a equipe era formada por dois colaboradores que utilizavam diversas ferramentas de mercado para analisar os projetos. Em pouco tempo, a equipe cresceu tendo à disposição outras ferramentas e softwares desenvolvidos pela Cisco para planejamento e configuração.

A qualidade da equipe na unidade Wireless sempre foi um diferencial na Nap IT como meio de elevar a eficiência na entrega de projetos. Em 2015, a empresa já tinha em sua equipe um colaborador com o Cisco Certified Network Associate Wireless (CCNA) – certificação muito valorizada pelo mercado de tecnologia. Em 2019, Klaus Engelmann reforçou ainda mais a qualidade da equipe obtendo a certificação técnica Cisco Certified Internetwork Expert – CCIE, uma das certificações mais avançadas e difíceis de tirar no segmento Wireless.

Em 2020 a Nap IT mantinha nove engenheiros especializados em Ekahau e, atualmente, a equipe tem seis profissionais certificados na equipe. “Isso é um recorde porque nenhuma outra empresa brasileira conta com uma equipe tão qualificada e focada em soluções Wireless. Nossa especialização permite serviços completos ao cliente, com suporte comercial, financeiro, pré-vendas e gestão de projetos. A visão geral sobre o problema do cliente e a assertividade na entrega da resolução é o que garante à Nap IT ser referência em projetos Wireless”, finaliza Engelmann.

22 países visitados 
América do Norte e Caribe
Cuba
EUA
México  

América Latina
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Paraguay  

Oriente
China Índia
Europa
Alemanha
Bélgica
Espanha
França
Holanda
Itália
Luxemburgo
Reino Unido
Suíça  

Leste Europeu e Asia
República Tcheca
Rússia
Ucrânia

Leia casos de sucesso relacionados

Nap IT realiza Site Survey em 10 escritórios da AB-Inbev na Europa

ACSC potencializa conexão Wireless após aplicar Site Survey

serviços Wireless - Nap IT
Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.