EKahau Site Survey: 6 novas funcionalidades diferenciadas para a integração Wireless

Por Gustavo Emerim

Ferramenta tem diferenciais pelas funções avançadas, que ajudam os profissionais de TI a otimizarem tempo de análise em projetos de rede Wi-Fi

Para quem precisa analisar o desempenho, planejar e administrar redes Wireless, uma opção de ferramenta é a Ekahau Site Survey (ESS), que pode ser utilizada em novos projetos ou na melhoria de ambientes que já possuem a rede Wi-Fi configurada.

Algumas das funcionalidades da solução se diferenciam no mercado e favorecem os profissionais na otimização de tempo durante a atuação em projetos. Por isso, na hora de escolher entre ferramentas como essa, é importante entender a aplicação destas funções.

Conheça alguns dos diferenciais destacados por especialistas da Nap IT:

Diferenciais das funcionalidades Ekahau

1 – Compatibilidade
Por ser compatível com todas as soluções de Wi-Fi disponíveis no mercado e atender projetos de todos os tamanhos – indoor ou outdoor -, a Ekahau é reconhecida como uma ferramenta que facilita as integrações em redes Wireless.

2 – Importação de plantas de mapas da rede em 3D
Para diagramar o Site Survey, a ferramenta permite importar mapas e plantas de diversos formatos, como imagens, arquivos PDF ou mesmo projetos de Autocad.

3 – Dashboard de fácil interpretação
Disponibiliza recursos de simulação e design de redes Wireless com uma gama de equipamentos de diversos fabricantes, tanto do lado do cliente quanto dos transmissores de sinal (Access Points). Ainda oferece representação gráfica dos resultados do Survey e da predição do status da rede no planejamento de uma nova rede.

4 – Análise simultânea
As análises de rede, ativa ou passiva, podem ser realizadas de forma simultânea.

5 – Planejamento da expansão da rede
Ao realizar o Survey ou o planejamento de uma rede Wireless, é possível utilizar plantas atualizadas do ambiente.

6 – Spectrum Analysis
Com essa função é possível detectar e localizar interferências não provenientes de Wi-Fi.

O Survey de rede Wi-Fi deve ser realizado de forma a percorrer todos os ambientes que precisam de cobertura de rede sem fio.

Para chegar a um modelo de integração ideal, é necessário uma análise sobre as tecnologias a serem utilizadas, além da visão de um especialista em redes, que vai aplicar o máximo das funções que uma solução pode oferecer para agregar valor a um projeto.

 

*Gustavo Emerim é Network Engineer da Nap IT.

WhatsApp chat