Por que sua empresa precisa de uma consultoria de TI para usar a Nuvem

Consultoria de TI

Sua operação terá de combinar, cada vez mais, a infraestrutura instalada com novas tecnologias, como a Nuvem. Para tornar isso mais simples, a dica é contar com o Suporte de um consultor especializado

Se sua empresa ainda não trabalha com a Computação em Nuvem, mais cedo ou mais tarde ela integrará algum desses recursos aos seus processos. Nesse momento, irão surgir dúvidas sobre qual modelo deve ser escolhido, e de que forma a Nuvem será aplicada.

Para sanar essas dúvidas, nem sempre sua equipe terá disponibilidade para analisar recursos e demandas da tecnologia, ou formas de evitar problemas circunstanciais com a TI. Por isso, a indicação é usar o apoio de uma consultoria de TI para simplificar a integração entre sua infraestrutura instalada e as novas soluções.

Como uma consultoria de TI pode facilitar sua migração para a Computação em Nuvem? 

Se sua operação ainda está avaliando como ter melhores resultados com o uso da Nuvem, uma dica para ter sucesso nesse projeto de TI é definir de forma criteriosa os conceitos Cloud. Afinal de contas, toda implantação tecnológica tem seus impactos e, sendo assim, é fundamental estudar e ponderar sobre as opções.

Nesse caso, o trabalho do consultor é propor, analiticamente, a melhor saída para combinar o que você já tem e o que está disponível no mercado, poupando tempo e dinheiro, além de evitar testes desnecessários e iniciativas inadequadas.

O que considerar na hora de investir na Nuvem?

Existem várias maneiras de começar sua jornada rumo à Cloud Computing. Já falamos aqui no Blog, inclusive, sobre alguns pontos importantes. Ainda assim, existe uma série de questões que as soluções precisam ser avaliadas, nas quais o consultor deve ajudar sua empresa. Estamos falando de:

  • Custos para adotar um determinado modelo (e dos ajustes internos que, porventura, forem necessários);
  • Segurança oferecida pela solução;
  • Aderência e compatibilidade com o sistema legado;
  • Desempenho (a performance real da solução é o que sua empresa precisa?);
  • Escalabilidade (é possível, por exemplo, contratar mais processamento em caso de urgência interna ou pico de consumo de dados sazonais?) ;
  • Impactos diretos à operação (como a implantação afetará sua rotina).

É possível tornar esse trabalho mais simples?

O suporte da consultoria de TI tem o papel de ajustar sua demanda com a oferta disponível. Para isso ser efetivo, encontre equipes focadas nas melhores práticas de Gerenciamento de Projetos. É dessa forma que sua proposta terá mais assertividade e controle, em todas as fases de implantação.

Ou seja: é essa preocupação que vai agilizar seu retorno e maximizar o atendimento a sua equipe. A ideia é tornar o caminho de adoção mais prático e produtivo, sem gerar ruídos dentro do seu próprio negócio.

Quer saber mais sobre como ter os Serviços de TI, com suporte, em sua rotina? Acompanhe nosso Blog ou fale já com os consultores da Nap IT!