• Falhas de Wireless

Nap IT resolve problemas de Wireless em empresa do setor de Bebidas

Em 10 dias, equipe de engenheiros da Nap IT diagnosticou e sanou problemas de Wireless de um escritório com mais de 1000 m². Solução aumentou a satisfação dos usuários

Em uma grande empresa, ficar sem conexão à rede significa muito mais do que perda de tempo de produção. Isso pode representar um grande prejuízo para o seu faturamento, em consequência de processos interrompidos, além de desgastar a área de TI por falta de direção para resolver o problema.

Esse era o cenário vivido por uma grande empresa do setor de bebidas, com filiais em vários países ao redor do mundo, que passou meses sofrendo com constantes falhas de conexão e muita lentidão da rede.

Estratégia: resolver os problemas de wireless e melhorar a experiência do usuário

Para analisar e diagnosticar a solução, a empresa solicitou a consultoria da Nap IT, que atendeu à demanda fazendo o levantamento do panorama do ambiente de TI para identificar as origens dos problemas da rede sem fio.

Gustavo Emerim e Klaus Engelmann, Network Engineers do time GAS da Nap IT, foram os especialistas alocados para atuar na rede Wireless e deixá-la estável aos usuários.

O primeiro passo foi utilizar o software “Ekahau Site Survey and Planner“, que permitiu avaliar o real estado da infraestrutura e indicaria o melhor caminho para o replanejamento do Wireless.

Analisando os dados coletados. Resolvendo o problema

Em toda a planta, estavam instalados 11 equipamentos. O Site Survey realizado pelos engenheiros de rede constatou que a quantidade de Access Points instalados no ambiente do cliente estava acima do recomendado. O excesso de Access Points, ao invés de ajudar a melhorar o sinal, estava causando interferências e conflitos na conexão dos equipamentos e insatisfação dos usuários.

4 é melhor do que 11

A solução foi aplicar um novo planejamento, com reposicionamento e reconfiguração dos APs. Ao todo, foram desabilitados sete aparelhos e com um planejamento correto foi possível deixar 4 Access Points ligados, ao invés de 11: e 7 foram guardados para outras situações.

Além disso, os engenheiros de rede aplicaram um amplo processo de monitoramento e ajustes. Em apenas 10 dias, a equipe de consultoria da Nap IT identificou as causas dos erros no Wi-Fi da empresa, montou um novo plano de utilização dos equipamentos e reconfigurou todo o ambiente de TI.

Os resultados para o cliente

Após as alterações realizadas pela equipe da Nap IT, as redes Wireless não mais apresentaram quedas e a qualidade do sinal entregue a todos os espaços da planta foi elevada.

Em termos de negócios, porém, há um outro fator: o tempo ocioso dos colaboradores, com incidentes causados pelas quedas do ambiente Wireless, foram reduzidos a zero. E ainda existiu a economia por se evitar a compra de novos itens para a infraestrutura de rede e TI!

Pronto para fazer da rede Wireless de sua empresa um novo caso de sucesso? Fale com nosso time e descubra como podemos ajudá-lo a ter uma rede sem fio ainda melhor!

By | 2018-01-10T10:55:18+00:00 10/01/2018|Categories: Wireless|Tags: , , , , , |