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ITST tem diferencial em serviços de Tuning voltado às soluções SAP

Com mais de 15 anos de experiência com soluções SAP, integradora destaca importância da infraestrutura de rede para promover serviço voltado à otimização de ferramentas e recursos da plataforma de gerenciamento e controle

Apoiar os clientes a utilizarem o máximo potencial das soluções SAP. Esse é o objetivo da ITST Consultoria, empresa parceira da Nap IT, que oferece sistemas de Tuning de Aplicações SAP para diferentes segmentos e verticais, como varejo, energia, petróleo, gás, aço e tabaco, entre outros. Em seu portfólio, a integradora disponibiliza opções como o Performance Tuning Optimization, com módulos de gestão remota, integração de processos e análise de dados, pensados para destacar ganhos de produtividade e controle do público corporativo.

Para falar mais sobre o Tuning de Aplicações SAP e como a infraestrutura de rede é importante nesse cenário, o Blog da Nap IT conversou com Jairo Pedroza, sócio-diretor da ITST Consultoria. Confira:

Nap IT – As ferramentas da SAP são, geralmente, associadas a processos de alta complexidade, com diversas funções e recursos. Em sua visão, o que as empresas têm buscado nessa tecnologia? Em que situações essa plataforma tem maior destaque?

Jairo Pedroza – Quando o executivo de uma empresa toma a decisão de buscar a solução de gestão SAP, ele está buscando não só a marca posicionada e consolidada globalmente, mas também quer a credibilidade que uma solução SAP traz para seu negócio. O investimento em uma solução deste porte pode parecer alto em uma primeira análise, mas isso só é verdadeiro quando não se usa todo potencial que a plataforma pode oferecer. Nesses 16 anos de experiência que a ITST tem no mundo SAP, temos percebido que grande parte das decisões de aquisição de uma oferta deste tamanho estão associadas a fatores estratégicos de abordagem de mercado.

Nap IT – Qual é o principal desafio a solução SAP apresenta em relação ao desempenho?

Jairo Pedroza – O principal problema é que na implementação de uma solução SAP, raramente se olha para as melhores práticas de infraestrutura e nem se faz a validação dos recursos, para se comprovar que o projeto realmente foi entregue da melhor forma. Por ser algo novo para o cliente, ele não sabe o que deve ser cobrado ou exigido da empresa implementadora.

É neste momento que entra a ITST, para apoiar as empresas como um guia de melhores práticas. Nossa meta é estabelecer a qualidade de serviço, garantindo a maximização do desempenho e aumento do sucesso de nossos clientes, com as ferramentas SAP.

Nap IT – Na prática, como os problemas de desempenho impactam a rotina dos clientes? Como a ITST atua nessas circunstâncias?

Jairo Pedroza – A abordagem de desempenho para as soluções SAP é mais ampla do que os clientes imaginam. A lentidão, por exemplo, raramente afeta somente um departamento. Por isso, a ITST trabalha com toda sua experiência e conhecimento em tuning de soluções SAP para identificar onde está a causa raiz do problema e, assim, prover uma solução eficiente e segura que ajude o consumidor a ter mais eficiência.

Nap IT – De que forma o serviço Performance Tuning Optimization, oferecido pela ITST, ajuda as empresas a ampliarem o desempenho da solução SAP?

Jairo Pedroza – Em geral, os gestores sabem o quanto representa se um relatório gerencial for gerado em 5 minutos ao invés de 1 hora. Um resultado como este pode gerar uma tomada de decisão de negócio mais assertiva. Por outro lado, poucos clientes sabem que o processo de Tuning pode trazer benefícios ainda maiores: a abrangência do Tuning, por exemplo, envolve a otimização de recursos de servidores, aproveitando o poder computacional, utilizando-o de forma eficaz e possibilitando maximizar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Além disso, o Tuning bem conduzido e implementado trará maturidade para a empresa, desde os processos operacionais até os processos de negócio. Quando as companhias passarem a utilizar esta prática como uma oportunidade proativa, sem buscá-la somente em momentos de crise, os resultados positivos como estabilização, desempenho e melhor previsibilidade de investimento serão mais consistentes.

Nap IT – É possível para uma empresa mensurar o retorno com os serviços de Tuning para a solução SAP? 

Jairo Pedroza – Sim, é possível estimar o ROI. Em minha experiência, o retorno é sempre maior do que o estimado. Um exemplo interessante, que pode mostrar bem essa possibilidade, é o serviço que fizemos em um cliente, onde atuamos com o Tuning para otimizar o tempo de resposta geral do sistema SAP e de alguns relatórios específicos. Conseguimos reduzir o tempo de execução de um relatório que demorava 8 horas para ficar pronto, para 1 hora. Tivemos ótimos feedbacks, incluindo do setor de RH com os funcionários, e o serviço atendeu a expectativa do cliente, com relação ao tempo de resposta geral do sistema, postergando a necessidade de investimento em hardware para manter o sistema.

Nap IT – O Tuning em uma solução SAP pode ser aplicado sem que haja interrupção dos processos da empresa?

Jairo Pedroza – Sim. Existem ajustes que são dinâmicos e podem ser realizados sem interrupção. Em contextos mais complexos, no entanto, envolve paradas planejadas para efetivar alteração.

Nap IT – Como a infraestrutura de rede influencia no desempenho das aplicações SAP? Como sua empresa atua quando os processos estão interligados?

Jairo Pedroza – A infraestrutura de rede é ponto fundamental nesse contexto. Sem rede, não existe SAP. Se o tempo de resposta de rede estiver ruim, por exemplo, nenhuma definição para a plataforma será boa o suficiente. O Tuning SAP deve abordar o tema de rede, para que seja considerado um Tuning completo e, por isso, sempre recomendamos a contratação de serviços especializados, como os serviços fornecidos pela Nap IT.

Nap IT – Como um ambiente SAP, devidamente configurado e monitorado, pode ser benéfico aos negócios de uma empresa?

Jairo Pedroza – Entre as possibilidades, é importante destacar a chance de produção mais rápida e eficiente, sem desperdícios, com decisões inteligentes e baseadas em relatórios instantâneos. Isso significa a otimização na rota de entrega, logística otimizada, entre outros benefícios que, em resumo, são chaves para gerar maior lucro para as empresas.

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