Extraindo o melhor do Assessment de Rede

O diagnóstico do Assessment de Rede mostrou a necessidade de melhorias em sua tecnologia. E agora? Executar com a equipe de TI interna ou contratar consultoria especializada?

Toda vez que sua empresa amplia a disponibilidade de tecnologias – seja para o acesso à Internet, com sistemas de videoconferência, telefonia IP ou transição de dados entre servidores -, a infraestrutura da rede vai se tornando mais complexa. Para controlar essa infraestrutura e ter visibilidade nos projetos de expansão, o Assessment de Rede é um aliado tanto para a área de TI interna quanto para uma consultoria terceirizada, caso seja contratada.

Além de descrever os equipamentos instalados, prazos das garantias, necessidades de trocas, análise dos riscos, entre outras questões, o Assessment auxilia no redimensionamento da infraestrutura de rede para suportar o crescimento. Ele oferece um diagnóstico que aponta melhorias no ambiente para aumentar a performance das tecnologias, a capacidade e disponibilidade da rede.

Para casos em que as melhorias citadas pelo diagnóstico são executadas, sua empresa precisa avaliar se é melhor atuar com profissionais internos ou terceirizar para uma consultoria especializada.

Manutenção da rede: terceirizar ou delegar para a equipe de TI

Se sua empresa ainda está avaliando como atuar em relação a manutenção da rede – se delega a função à equipe de TI ou terceiriza – para achar o caminho mais vantajoso, vale uma reflexão sobre o foco do seu negócio, as tarefas já atribuídas à equipe, o valor dos seus profissionais (hora/homem), o tamanho do problema ou do projeto a ser implementado, e o grau de dificuldade para a execução.

Depois de avaliar esses pontos, você deve comparar com o valor da hora de trabalho da consultoria. Essa conta, por vezes, fica a favor da consultoria, principalmente quando foi ela quem realizou o Assessment em seu ambiente de rede, porque soma-se a isso o fato da consultoria oferecer serviço especializado e know how para atuar em cima do problema de forma muito assertiva.

Dentro dos serviços de uma consultoria especializada, do planejamento à otimização dos equipamentos, o Assessment de rede deve proporcionar o máximo de confiabilidade, segurança, disponibilidade e escalabilidade para suas tecnologias. Isso inclui um relatório detalhado com configuração da rede e equipamentos (lógica e física), bem como práticas e políticas existentes, recomendando um plano de ação alinhado às necessidades do seu negócio.

Rodrigo Alabarce

 

Leia também:

Assessment de Rede: O que é e para que serve?