Plataforma de gestão e diagnóstico de rede da Nap IT dá aos gestores visão precisa sobre redes corporativas, acelerando diagnósticos e facilitando correção de problemas

Com tantas dificuldades relativas à gestão de redes corporativas, e diante da falta de ferramentas realmente acessíveis para a detecção e a resolução de problemas, a Nap IT desenvolveu uma solução cujo maior objetivo é facilitar o monitoramento e o gerenciamento de redes complexas: Harpia. Trata-se de uma plataforma intuitiva que funciona por meio do mapeamento da topologia das redes com visibilidade completa da estrutura, apontando falhas em tempo real, o que confere maior precisão de diagnóstico e velocidade na hora de fazer correções.

“O Harpia foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de operadores, administradores e engenheiros de rede. Seu grande diferencial é a forma de exibição dos problemas. É o único software que vai direto na topologia da rede”, explica Ederson Rodrigues, engenheiro de redes sênior. “Quando falamos de grandes roteadores, indicar visualmente o incidente ajuda muito.”

Harpia - topologia de redes

O software permite que problemas complexos, que poderiam levar semanas para serem resolvidos, sejam sanados em dias. A estimativa da Nap IT é que os ganhos de identificação e resolução de problemas cheguem a 80%.

Assessments de rede, por exemplo, que costumam levar entre 30 e 60 dias, de acordo com a complexidade de cada estrutura, pode ser feito com a plataforma Harpia em uma ou duas semanas. Todas as informações são coletadas e geradas de forma automatizada.

Harpia – Como funciona?

O principal atrativo do Harpia são os dashboards, que dão uma visão geral de toda a rede para o administrador, incluindo hardware, software e os eventos em que cada um destes elementos estão envolvidos. Isso permite conhecer o nível de saúde de toda a topologia.

Dashboard - Harpia

“Vários softwares exibem topologia das redes, mas apenas para o administrador se identificar com a rede. Não em tempo real, como um GPS que mostra a estrada e onde estão os problemas”, ilustra Rodrigues. “São informações que até então eram estáticas.”

A grande vantagem da visualização por topologia em tempo real é a capacidade de manipular as informações mostradas. Isso é possível porque o Harpia vai além da leitura dos protocolos SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol), que normalmente são coletadas dos dispositivos conectados – também consegue ler informações em linhas de comando de grandes equipamentos, como roteadores.

O software opera a partir de regras automáticas, baseadas em uma linguagem própria e padronizada. Isso significa deixar de lado scripts que só entende quem criou: as regras no Harpia podem ser compreendidas e criadas mesmo por quem não entende de programação.

Acesso e resultados

Outro diferencial da solução é a localidade. Ela pode ser adquirida em território nacional, sem riscos de flutuações cambiais. Além disso, todo o time de desenvolvimento é brasileiro e acessível, o que facilita na implementação de novas funcionalidades.

O Harpia atua em dois formatos:

  • Offline: é o assessment de rede. Durante 15 dias são coletadas todas as informações da rede do cliente por meio de um script não intrusivo. Após a coleta de dados é apresentado um relatório completo da rede.
  • Online: instalada em nuvem, a ferramenta coleta informações da rede em tempo integral e real, buscando continuamente o atual status dos equipamentos na rede. Assim a solução é capaz de antever problemas.

O cliente pode optar por contratar o serviço pelo modelo off-line, onde a cobrança é feita de acordo com a complexidade de cada rede, ou no modelo online, onde a cobrança é realizada por bilhetagem, de acordo com a quantidade de dispositivos na rede. Em ambos, a coleta de informações é feita de forma não-intrusiva. 

Conheça um novo jeito de fazer troubleshooting!

Saiba mais sobre o Harpia da Nap IT. Entre agora em contato com um de nossos especialistas clicando aqui e solicite uma Prova de Conceito, online e Gratuita.

Harpia - Nap IT - Prova de Conceito