Tecnologias para logística - Harpia, desenvolvido pela Nap IT

Tecnologias para logística: Harpia para melhorias contínuas

Com o crescimento do setor logístico, cresce o investimento em tecnologias para suportar processos e, consequentemente, a complexidade do ambiente de rede. Para ter uma visão ampla e em tempo real sobre o desempenho das operações nada melhor do que adotar soluções automatizadas para a gestão da rede

Tecnologia tem sido um dos investimentos mais importantes em vários segmentos de mercado. E no setor logístico isso não é diferente. Tecnologias para logística amparam processos operacionais e administrativos, como a chegada, o carregamento e a saída de caminhões e de produtos, suas localidades dentro do galpão e a gestão dos centros de distribuição em diferentes localidades.

O investimento é necessário para que essa movimentação realmente funcione. E se for mais ágil e organizada, melhor ainda.

De acordo com a recém-lançada pesquisa setorial, Espelho Logístico, realizada entre 114 transportadoras brasileiras de todos os portes, 77,2% destas empresas têm investido em tecnologias. Entre elas: ERP, WMS, TMS, CRM e Apps.

Mas, existe um ponto de atenção diante de um parque tecnológico tão complexo. Como monitorar todas as tecnologias para que operem em alta performance? Ou ainda, como evitar que a integração de novas soluções não impacte nas já integradas?

Diante desse desafio, muitas empresas usam os serviços de um Centro de Operações de Rede (NOC) pode monitorar os equipamentos conectados, cuidando para que atuem ininterruptamente e em bom desempenho. Por meio desse monitoramento é possível identificar falhas e, de forma ideal, atuar na solução antes que haja a parada do equipamento.

A questão é que o processo de identificação do equipamento com problema é feito manualmente pelos profissionais de TI, e com tantas tecnologias integradas a essa rede o tempo necessário para a análise de equipamento por equipamento é muito longo, ampliando as chances de falhas ou até a queda da rede.

Nessas horas, a equipe de TI sonha em ter uma solução automatizada que identifique o equipamento e que até aponte a causa do problema que está apresentando.

NGNOC – o apoio a gestão das tecnologias para logística

Ao terceirizar o NOC com a Nap IT, as empresas têm como diferencial a disponibilidade de um serviço avançado, garantido pelos recursos do Harpia, única plataforma automatizada na gestão de redes do mercado, de uso exclusivo da Nap IT.

Com a aplicação do Harpia, a Nap IT atua com o serviço de próxima geração de NOC – o NGNOC, oferecendo gráficos e mapas que permitem acompanhar todos os dados que passam pela rede e apontam as falhas de equipamentos/dispositivos de rede na raiz do problema.

No setor logístico, o Harpia atende a solicitação de 57% dos entrevistados da pesquisa Espelho Logístico quando a questão é ter soluções e aplicativos que entreguem dados em tempo real da operação.

Com os serviços do NGNOC, qualquer problema que ocorra ou que esteja prestes a ocorrer nos equipamentos de rede é apontado pelo Harpia. A assertividade e acuracidade das informações entregues permitem que os analistas de rede identifiquem e resolvam as questões com muito mais agilidade, evitando horas de parada dos processos logísticos.

E a topologia do ambiente de rede pode ser acessada via smartphone, facilitando a visibilidade do tráfego, de relatórios e a identificação das falhas.

Quer saber mais sobre as tecnologias e a experiência da Nap IT em integração e gestão de tecnologias para logística? Solicite agora um bate-papo com nossos especialistas.

Fonte: Pesquisa Setorial Espelho Logístico

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.