O que a infraestrutura de redes tem a ver com seu negócio? Tecnologias integradas asseguram a conectividade entre a empresa e seus clientes, permitem processos contínuos e amplia a oportunidade de crescimento

Para médias e grandes empresas, a conectividade é responsável por agilizar a comunicação dos colaboradores entre departamentos e filiais e, de maneira geral, garante a realização de processos que sustentam o core business. Mas, quando as tecnologias que suportam a conectividade não estão atendendo a demanda da empresa, é inevitável, a comunicação e os processos internos travam. Você pode reparar que na sua empresa também é assim.   Muitas vezes, a infraestrutura de rede parece estar em pleno funcionamento, mas não responde às necessidades da equipe.   Isso pode estar relacionado às configurações dos equipamentos de rede, inclusive, àqueles que se destinam à função de aceleração de tráfego de dados, que ao serem integrados requerem alto conhecimento para aplicar as configurações adequadas e específicas que proporcionam o correto funcionamento das aplicação e sistemas corporativos. Entenda como a infraestrutura de rede pode trazer benefícios para a sua empresa:

Economia: Custo de banda larga

A conectividade via redes LAN (Local Area Network), WAN (WideArea Network), ou de soluções de colaboração, garante a sua empresa novas oportunidades de negócios, por isso não deve apresentar gargalos. Os equipamentos que compõem a infraestrutura de rede além de otimizar a rede WAN, também amenizam custos relacionados à compra de banda larga. Sem esses equipamentos, quando sua empresa integra novas aplicações à infraestrutura de rede, geralmente ela exige a contratação de mais Megabytes de banda larga.

Vendas: Autonomia para a equipe

A alta performance da rede WAN vai dar mais autonomia e agilidade aos vendedores que vão a campo. Muitos profissionais usam dispositivos móveis nessas atividades – inclusive em locais isolados e com baixa ou nenhuma infraestrutura de rede Wireless -, e quando fecham um negócio, o envio imediato desse contrato agiliza todo o processo de conclusão da venda. Essa mobilidade, integrada à rede WAN, beneficia tanto o mais alto nível de executivo, como o vendedor, que pode utilizar um aplicativo em seu smartphone para consultar o estoque e vender, por exemplo.

Agilidade: Otimização de tráfego

Nos processos de aceleração de tráfego de dados, se sua empresa tem um sistema CRM (Customer Relationship Management), ela deve ter prioridade de tráfego, visto que sua função é agilizar processos essenciais aos negócios da empresa. Sendo assim, não faz sentido deixar com que os colaboradores tenham acesso a sites de entretenimento, por exemplo, enquanto as atividades vitais da empresa estão atuando com lentidão. Um balanceamento dos acessos vai otimizar as atividades que merecem encontrar tráfego livre para as transações. Com uma infraestrutura de rede bem configurada, é possível otimizar o tráfego de sistemas críticos e deixar sem prioridade os que não impactam o negócio da empresa.

Comunicação: Conferência via rede

As soluções de colaboração, como instant message, áudio e videoconferência, oferecem ambiente integrado que traz vantagens para a empresa. Elas permitem conferências via rede entre seus colaboradores mesmo quando fora do escritório, trazendo economia de tempo e redução de custos com viagens e cooperação com a TI Verde. Mas, de todas as vantagens, essas ferramentas podem ser acessadas de um dispositivo móvel de onde o profissional estiver, garantindo uma comunicação instantânea entre os colaboradores, facilitando a tomada de decisão.

Retorno sobre o investimento

Você pode se perguntar qual é o retorno sobre o investimento em soluções de aceleração de rede e colaboração. Muitos desses valores são intangíveis, mas outros são claros de serem percebidos. A tecnologia da informação, quando bem integrada e configurada, proporciona facilidades para que sua empresa aumente a produtividade, faça gestão de processos, de governança, e de todas as etapas necessárias para que os negócios caminhem para o sucesso. Quando pensamos em aceleração de rede, logo imaginamos aplicações críticas da empresa (SAP, RH, Receita Federal, etc) sendo acessadas rapidamente, sem lentidão ao usuário. Agora, quando o assunto é não perder em deslocamento aéreo e terrestre, sem contar nas despesas envolvidas e no custo da hora de cada envolvido nesse deslocamento, a melhor saída é viabilizar soluções de colaboração. Certamente, se forem pontuados dos os números em questão, o retorno sobre o investimento é garantido.   Leia também: Análise de rede: O princípio para a alta performance