Tecnologias garantem agilidade e mobilidade em nova fábrica de indústria de tabaco

Nap IT desenhou a infraestrutura das tecnologias na planta da fábrica e integrou o projeto que conta com diferenciais em seus Data Centers e nas soluções Wireless e VoIP

Tecnologia de alta performance e inovação eram os principais desafios a serem conquistados por uma das maiores indústrias de cigarros ao dar início à construção de sua nova fábrica em um país da América do Norte. Para comportar mil colaboradores, o projeto atuou na integração da infraestrutura de rede e da telefonia no ambiente, com o objetivo de garantir agilidade e mobilidade aos usuários da área administrativa.

A Nap IT realizou o projeto, que foi caracterizado como Greenfield, por ter sido desenvolvido do zero. Sua participação se deu desde o princípio com a responsabilidade de desenhar a infraestrutura das tecnologias na planta da fábrica e aplicar toda a expertise de seus profissionais na integração, entregando o melhor resultado ao cliente.

Passo a passo para a melhor infraestrutura tecnológica

Por meio da planta baixa da nova fábrica, o primeiro passo da Nap IT foi aplicar o Assessment de Rede, metodologia que dimensionou a infraestrutura da rede e da telefonia necessária.

Na segunda etapa, foi feito um Hardware Sizing na antiga fábrica – que ainda estava em funcionamento –, para dimensionar e entender os sistemas, a telefonia e os equipamentos já integrados.

Os estudos apontaram para uma solução end to end, atendendo a todos os requisitos necessários para compor o ambiente de rede e de Data Center.

Equipe técnica na integração de soluções multi vendor

Um dos destaques da implementação foi a atuação do time da Nap IT, que executou os serviços a partir de diferentes tecnologias adquiridas pelo cliente.

Os engenheiros mostraram sua qualidade técnica, alto nível de conhecimento e experiência em integração sobre plataformas multi vendor, já que o projeto atendeu aos objetivos da indústria.


Tecnologias integradas

A fábrica conta hoje com dois Data Centers, para ter suporte a falhas, e uma ampla rede Wireless, disponibilizando aos colaboradores uma área de maior abrangência e acesso aos dispositivos móveis. Além da tecnologia VoIP, que permite que as ligações sejam feitas via internet, reduzindo custos de telefonia.

A Nap IT ampliou a qualidade dos processos da indústria agregando serviços aos hardwares. As soluções – que englobam equipamentos e serviços – elevam a maturidade tecnológica da fábrica e permitem a transição nos processos, pela qual algumas operações deixam de ser realizadas in house para serem terceirizadas junto a empresas especializadas. Assim, os gestores compartilham suas estratégias com os parceiros e podem se dedicar ao core business da indústria.

Reflexo das tecnologias

As funcionalidades trazidas pela tecnologia ampliaram a curva de aprendizado dos profissionais em relação à usabilidade e oportunidades em novo modelo de gestão. Como o fator estratégia está no foco de sua a inovação, a indústria vida ter melhoria contínua, a fim de manter processos ágeis e sempre operando em alta performance.

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.