Lentidão e instabilidade na infraestrutura de sua rede?

O Tuning de Rede customiza tecnologias instaladas na infraestrutura de rede para que elas operem com alta disponibilidade e se mantenham estáveis e seguras

A área de TI de muitas empresas simplesmente se desespera quando a infraestrutura de rede apresenta lentidão e instabilidade. Isso porque, esses problemas já estão diretamente associados à iminente necessidade de investimentos com a troca de equipamentos por outros mais potentes. Mas, nem sempre essa é a solução ideal para problemas de performance.

Para a otimização de redes, sua empresa pode contar com técnicas de Tuning de Rede, que vai customizar tecnologias já instaladas e fazer com que elas estejam aptas a operar com o máximo de performance disponível. A aplicação do Tuning de Rede facilita nos processos de otimização de redes por dois fatores principais: ele reduz o tempo de consultoria e operação e minimiza custos de aquisição de novas tecnologias.

Vivenciamos essa experiência quando realizamos consultoria em um grande magazine brasileiro do segmento de vestuário. A infraestrutura de rede apresentava lentidão e impactava nos processos das diversas lojas espalhadas pelo Brasil, a ponto da empresa estar providenciando um CAPEX (investimento em bens de capital) para a compra de novo equipamento.

Mas, antes que houvesse esse investimento, entramos com uma consultoria para identificar o real problema da rede. Aplicamos a metodologia Network Health Check, que utiliza as melhores práticas do mercado de tecnologia para fazer uma análise de rede mais aprofundada e encontrar a raiz do problema.

A infraestrutura de rede da empresa era constituída por um Switch Core de Rede, localizado em seu Data Center, e era responsável por conectar quatro entradas de links Multi Protocol Label Switching (MPLS), três servidores de sistemas utilizados pelos Centros de Distribuição e diversos dispositivos que atendiam as outras localidades. Em apenas dois dias de consultoria (16 horas), esse estudo avaliou que o Switch Core de Rede, por problemas de configuração, estava utilizando 80% da capacidade de processamento e levando os demais sistemas à lentidão.

Além disso, o Switch estava descartando em torno de 60 bilhões de pacotes, coisa que não ocorre em um ambiente de TI saudável. Em suma, as informações que não chegavam aos destinatários tinham que ser retransmitidas, ocasionando sobrecarga do equipamento e, consequentemente, o alto consumo de processamento.

O Tuning de Rede permitiu acertos na configuração dos equipamentos, diminuindo o consumo de 80% para 10% de processamento e tornando a rede mais estável, segura e disponível. A nova configuração beneficiou as áreas de pré-separação de produtos, que rodam nos Centros de Distribuição, e trouxe alta performance aos sistemas financeiro, de folha de pagamento e CRM. O setor e-commerce também foi beneficiado pela maior disponibilidade de acesso entregue ao cliente.

Esse caso de sucesso é um exemplo de empresa que associa a lentidão à compra de novos equipamentos. Mas mostramos que sempre é bom fazer uma análise do ambiente para ter a certeza de que tecnologias não estão sendo subutilizadas.

Ainda no caso dessa empresa, após a consultoria, parte do investimento que seria destinado para a compra de novo equipamento foi direcionado para outras melhorias como a análise de qualidade de projetos (Quality Assurance).

Problema de lentidão e instabilidade pode estar ocorrendo na sua rede nesse momento. Tudo começa com a percepção de que a rede está oferecendo um nível de desempenho moderado, porém, o acúmulo de transações a serem concluídas depois de um certo tempo leva à aparente redução da produtividade da empresa.

Fique atendo ao comportamento da infraestrutura de rede da sua empresa. Seu alto desempenho é tão importante quanto o bom andamento do planejamento, e juntos contribuem para a evolução de seus negócios.

Rodrigo Alabarce – CEO email: rodrigo.alabarce@napit.com.br

Infografico

WhatsApp chat