Manutenção e Monitoramento de Redes: como fazer isso?

Veja como sua empresa pode colocar em prática um plano prático e eficiente de Manutenção e Monitoramento de Redes

Pouca gente se lembra, mas um ponto essencial para manter o alto desempenho de uma companhia é cuidando com atenção da manutenção periódica da infraestrutura de rede.

Afinal de contas, se você não quer ser pego de surpresa com falhas de internet, segurança e performance, o primeiro passo é ficar atento às recomendações e ajustes que seu ambiente de TI exige.

Mas calma que hoje o Blog da Nap IT resolveu simplificar seu trabalho e reuniu as principais dicas para você evitar problemas e realizar o monitoramento da rede de TI.

6 Passos para criar um plano de Manutenção e Monitoramento de Redes

  1. Conheça bem sua rede de TI: saiba o que está instalado em seu ambiente de TI e quais são as integrações e demandas que ela precisa atender;
  2. Mantenha a documentação dos equipamentos sempre em dia: toda e qualquer mudança de configuração ou equipamento precisa ser arquivada em um histórico de acompanhamento. É esse documento que ajudará no diagnóstico de sua rede;
  3. Siga as instruções do fabricante: confira especificações e requisitos recomendados. Afinal, todos os produtos e serviços utilizados em sua rede contam com configurações específicas para garantir alto desempenho. Conhecer bem essas características e segui-las à risca é fundamental para otimizar o funcionamento dos recursos de TI;
  4. Faça as atualizações indicadas: mais do que ficar de olho aberto, é necessário também fazer as correções e ajustes práticos. Não se esqueça de fazer os upgrades de software e políticas de atendimento e suporte;
  5. Verifique as garantias de cada equipamento e observe os prazos para licenciamento: mesmo que um equipamento pareça seguro, é sempre bom garantir a cobertura do suporte do fabricante. Isso permitirá a atualização constante, que evita vulnerabilidades a sua segurança;
  6. Repita esses passos regularmente.

Então, coloque em prática seu plano de ação: todas estas tarefas são essenciais para estabelecer o controle sobre sua rede de TI.

Ao fazer o monitoramento ativo dos equipamentos de rede, proteção e comunicação, sua empresa terá condições de antecipar possíveis falhas e oportunidades para maximizar o desempenho da rede.

Ficará mais fácil orientar quais devem ser os próximos investimentos e o que precisa de atenção, em termos de evolução da performance.

Como fazer o monitoramento e Manutenção de Rede?

Nem todas as empresas têm tempo e experiência profissional para fazer a análise recorrente do ambiente de TI. Por isso, a dica básica para definir a melhor estratégia de monitoramento de rede é entender qual a demanda e impacto da tecnologia no dia a dia da operação.

Se sua companhia precisa de atenção diária e atualização de sistemas de forma contínua, o ideal é ter um projeto interno – com profissionais alocados ou da própria empresa.

No entanto, se a demanda é pontual, o melhor caminho pode ser o de integrar uma consultoria alinhada a seu ramo de atividade. Isso pode tomar o trabalho mais assertivo e adequado ao objetivo da corporação, reduzindo as mudanças gerais para o escritório ou planta a ser monitorada.

Quer saber mais sobre este assunto? Siga atento ao blog da Nap IT ou fale já com nossos consultores e descubra como a manutenção de sua rede de tecnologia é o melhor caminho para o sucesso de sua rede!

Alta performance de rede

By | 2018-05-16T10:42:31+00:00 16/05/2018|Categories: Serviços|Tags: , , , , |