Modernização e expansão das redes sem fio para grandes aeroportos brasileiros. Confira os desafios e a atuação dos especialistas da Nap IT em projeto que, somente com a reestruturação das redes legadas, elevaram em 40% a performance das tecnologias

Oferecer conexão sem fio estável, segura e de alta qualidade para clientes e colaboradores de dois importantes aeroportos brasileiros, situados nas regiões Nordeste e Sul. Esse era o ambicioso plano de modernização e expansão das redes sem fio e cabeada demandado por um dos nossos clientes, que atua na gestão de aeroportos globalmente. Mais do que atender ao plano, nossa equipe de especialistas em redes ainda encarou o desafio de otimizar as tecnologias por meio de uma Transição Silenciosa, ou seja, sem impactar na performance das operações diárias.

O objetivo era atender duas diferentes demandas: a primeira, feita em menos de três meses, se dedicou à modernização das redes de conexão já existentes nos terminais. A segunda focou em ampliar a cobertura em todas as áreas e salas, garantindo conexão 100% eficiente para os todos os clientes e colaboradores que utilizam as dependências dos aeroportos diariamente. Dados da Anac demonstram que esses aeroportos recebem, individualmente, aproximadamente oito milhões de passageiros por ano.

Conheça agora a atuação da nossa equipe de especialistas para o sucesso desse projeto.

Modernização e expansão das redes sem fio baseada na sede da companhia

Sandra Woodward Nap IT - Modernização e expansão das rede sem fioA gerente de Contas, Sandra Woodward, ressalta que a integração do projeto nos aeroportos do Brasil tinha total autonomia para definir suas tecnologias. Porém, a Nap IT apresentou um projeto baseado em soluções Cisco, o que trouxe uma segurança para os decisores, visto que as tecnologias Cisco já são utilizadas na matriz dessa empresa/cliente.

As redes e sistemas de conexão foram elaboradas levando em consideração os planos de construção das novas edificações e com a integração das tecnologias de ponta Cisco, as redes seguem à risca as principais práticas do mercado global.

“Nosso cliente tem o desafio constante de oferecer uma rede de internet gratuita e de qualidade. A Nap IT apresentou um projeto aderente a essa necessidade e, com uma equipe de profissionais certificados pela Cisco, fator que também influenciou na escolha da Nap IT para a integração desse projeto, conseguimos implementar uma rede de alta performance, melhorando a experiência dos usuários”, avalia Sandra.

Modernização da estrutura existente

Para entregar as melhores soluções em cada aeroporto, o primeiro passo foi a realização de uma profunda análise nos ambientes (Assessment). O estudo identificou quais eram as tecnologias e equipamentos já utilizados e como essa estrutura poderia ser otimizada de forma rápida e sem prejudicar as rotinas e clientes e colaboradores.

Vagner Aguiar - Nap IT - modernização das redes sem fioPara o gerente de Projetos, Vagner Aguiar, um dos grandes desafios para a entrega do projeto de modernização e expansão das redes sem fio foi identificar os pontos indispensáveis para atender com segurança as características específicas de cada aeroporto. “Tínhamos um prazo de apenas 90 dias para avaliar e concluir as etapas de modernização do que já existia e desenvolver um plano para complementar a entrega”, enfatiza.

Ao todo, o projeto incluiu a reconfiguração, reposicionamento e implementação de mais de 600 equipamentos entre switches, controladoras wireless e Access Points nas redes dos aeroportos. Como resultado, a instalação conseguiu eliminar as zonas de sombra, nas quais o sinal de Internet não chegava ou oscilava, permitindo que os usuários pudessem ter acesso à Internet gratuitamente e com máxima performance. “Somente com o assessment e a reestruturação das redes legadas, já foi possível atingirmos ganhos de 40% na cobertura em relação ao modelo antigo”, explica Aguiar.

Fase de expansão das redes sem fio

Pedro Pioner Nap ITO gerente de Projeto, Pedro Pioner, foi o responsável pela segunda fase das integrações.  Ele conta que após a primeira fase de modernização das redes legadas, o projeto foi direcionado para expandir a infraestrutura de conexão nas novas dependências (salas de embarque e terminais recém-construídos) e áreas que ainda não possuíam acesso gratuito à Internet.

“O sucesso da modernização das redes de conexão já instaladas foi essencial para desenvolvermos uma solução capaz de apresentar o melhor serviço na fase de expansão.

A implementação contou com desenho de projeto específico, levantamento de requisitos e definição de estrutura, além de montagem customizada para garantir segurança e desempenho certos para cada atividade. “O foco das ações sempre foi oferecer uma instalação segura e eficiente, preparada para atender as demandas do público, assim como das empresas que atuam em todas as áreas de operação dos aeroportos”, afirma Pioner.

Fique atento ao blog da Nap IT e conheça os casos de sucesso contados pelo melhor time de especialistas em redes corporativas do Brasil!

Solicite Especialista Nap IT