Monitoramento de Rede: Tudo que você precisa saber sobre o NOC


Descubra como o NOC (Network Operations Center) atua para realizar um monitoramento de rede eficiente em sua empresa

A transformação digital está mudando o jeito como as empresas trabalham. Graças à nova geração de soluções, organizações de todos os segmentos e tamanhos são capazes de redefinir o modelo de suas redes de TI.

Mas, qual é o impacto que isso traz?

Apesar de enormes ganhos de produtividade e performance, a nova era digital também tem ampliado a complexidade da área de TI. Por isso está cada vez mais difícil monitorar e gerenciar as infraestruturas e sistemas de tecnologia, e evitar incidentes de rede de forma ágil e eficiente.

Como a inovação torna a gestão de redes mais complexa

Diferente do que víamos há 20 anos, quando os sistemas estavam sempre dentro de casa, hoje as redes precisam integrar serviços descentralizados e virtuais.

Com isso, as organizações se veem desafiadas a terem alta performance em seus ambientes de TI, respondendo e antecipando aos imprevistos impostos por centenas de aplicações, dados e equipamentos presentes em qualquer uma de suas unidades.

NOC: a resposta inteligente para o monitoramento de redes de TI

Em companhias globalizadas, uma simples queda na internet pode colocar em risco toda sua operação. Por isso, muitas utilizam seus profissionais de TI para gerenciar a rede, monitorar as aplicações e agir caso ocorra alguma falha de conexão.

Mas para que essa ação seja eficiente e ágil, é preciso montar uma sala de guerra, unindo tecnologia e inteligência. E é justamente isso que o Centro de Operações de Rede, o NOC, oferece: um conjunto de ferramentas e processos, e um serviço que atua no monitoramento e prevenção de incidentes de rede, 24 horas por dia, sete dias da semana, além de disponibilizar profissionais e soluções especializados em TI.

O que é NOC?

O NOC (Network Operations Center) é uma estrutura capaz de monitorar ativamente a rede de uma organização, detectando falhas, lentidão e ataques.

Também chamado de Centro de Operações de Rede, o NOC permite antecipar ou diagnosticar problemas que prejudicam o negócio, e oferece ferramentas para o time de TI ser mais assertivo nos processos de manutenção do ambiente tecnológico.

Recursos NOC

Quem precisa de um NOC?

Empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar da aplicação de um NOC. Hoje, com as operações cada vez mais dependentes dos serviços e aplicações digitais, simplificar o gerenciamento da área de TI significa antecipar falhas, mitigar riscos e encontrar as respostas certas para aprimorar a experiência dos usuários no dia a dia.

Com um sistema de monitoramento centralizado, sua empresa terá a oportunidade de implantar uma política de gerenciamento de tecnologia 100% atuante.

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Qual a vantagem de ter um NOC?

Como uma solução que oferece um time de monitoramento de até 24 horas por dia, o NOC evita que equipes de TI acumulem funções e garante a visibilidade sobre a infraestrutura de rede de forma mais ágil e completa.

Além disso, adotar um Centro de Operação de Rede significa:

#1. Monitoramento de Rede Ativo (é possível, inclusive, ter monitoramento 24 x 7, dependendo de sua necessidade)

#2. Agilidade para prevenção de problemas (o NOC simplifica a forma como sua empresa vai antecipar e reagir às possíveis falhas de infraestrutura)

#3. Chance de planejar os próximos passos (a equipe interna de TI pode se ocupar em seus principais projetos, melhorando a capacidade de geração de receitas da companhia)

Como aplicar um serviço de NOC?

Existem diversas aplicações de monitoramento de performance de redes. Essas soluções oferecem mais visibilidade e rapidez às operações, com ações de respostas a incidentes, análise de histórico etc.

Entretanto, entender as diferenças entre as ferramentas e aplicar uma central de operações depende, também, de um profundo planejamento analítico capaz de avaliar quais são as necessidades reais da organização.

Entre os pontos a serem definidos estão a capacidade interna da operação, o nível de monitoramento a ser desenvolvido e que tipo de estrutura o perfil da empresa exige.

Feita essa análise, é necessário escolher o provedor de serviço, a ferramenta a ser utilizada e como integrar as tecnologias dentro da infraestrutura já presente na organização.

Ter uma operação interna de NOC ou terceirizar o monitoramento de rede?

Cada operação é única, com suas próprias características e demandas. Mas uma coisa é certa: nenhuma operação tem tempo a perder em assuntos que não estão dentro de seu core business.

Por isso, escolher entre utilizar recursos internos ou uma equipe terceirizada deve ser uma decisão que pondere, sobretudo, os impactos à rotina da organização como um todo. Então, é preciso avaliar o quanto é viável ter profissionais concentrados exclusivamente no gerenciamento da rede, ao invés de ajudar a gerar mais receitas à empresa?

Contar com parceiros estratégicos é uma forma de ter o melhor do monitoramento ativo do NOC sem abrir mão de foco no dia a dia da corporação.

Além disso, terceirizar os serviços de monitoramento pode ser uma forma de garantir a necessária evolução das táticas de prevenção contra ameaças cibernéticas. Com os riscos virtuais se consolidando cada vez mais como um tema prioritário nas empresas modernas, contar com equipes totalmente dedicadas a entender e melhorar as proteções de rede contra potenciais falhas e vulnerabilidades é uma vantagem competitiva que não pode ser deixada de lado.

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Caso de Sucesso: Como o NOC simplifica a gestão de redes em uma companhia global?

Identificar as principais falhas nos sistemas de comunicação e realizar ajustes antes que novos problemas aconteçam. Foi com esses objetivos que a Souza Cruz adotou o Network Operation Center (NOC), com os serviços da Nap IT.

Com a integração do NOC, o objetivo da Souza Cruz era ter visibilidade e fazer o gerenciamento remoto de todos os equipamentos, com atendimento especializado para a resolução de incidentes.

Somente nos primeiros três meses de operação, o monitoramento aplicado atendeu aproximadamente 120 chamados diferentes, se antecipando aos incidentes na rede.

“A Souza Cruz já conhecia nosso trabalho e a entrega do NOC só reforçou a qualidade que o corpo de especialistas da Nap IT poderia oferecer. Não por acaso, já estamos trabalhando para replicar esse sistema de monitoramento e gerenciamento para as unidades do Cone Sul, em países como Argentina, Chile, Paraguai e Peru”, ressalta Klaus Engelmann, CPO da Nap IT.

NOC Resultados

Para saber mais sobre esse Case de Sucesso, veja a publicação no Portal ComputerWorld e descubra os resultados do NOC na Souza Cruz.

Como é o NOC da NAP IT

Como uma das principais necessidades do mercado corporativo atual é ter seu ambiente de rede rodando de forma ininterrupta e em alta performance, a Nap IT se preparou para oferecer as mais completas soluções de NOC a seus clientes.

Para tanto, a empresa mantém uma equipe de especialistas, que contam com certificações como o “Certified Monitoring Expert”, para a tecnologia PRTG Network Monitor, da Paessler.

O PRTG Network Monitor é uma solução que atende a esse cenário, em que prevenir incidentes de rede e manter as tecnologias em alta potencialidade se tornou essencial para as empresas.

Com presença global, a Nap IT possui parcerias estratégicas para levar mais assertividade e rapidez ao gerenciamento de redes modernas.

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