Como fazer o Monitoramento do ambiente de rede em sua empresa

Veja como otimizar o monitoramento do ambiente de rede em sua companhia e descubra as diferenças entre ter uma equipe própria ou terceirizar o suporte especializado

Quem acompanha o Blog da Nap IT já sabe que monitorar o desempenho da rede é essencial para manter todas as aplicações e conexões com alto desempenho.

Mas você já parou para pensar no que é preciso para começar a monitorar a rede dentro do seu negócio?

E mais: a melhor maneira de aplicar essas novidades é montar uma equipe interna para cuidar da gestão da rede ou terceirizar uma consultoria especializada?

Para ajudar você a responder essas e outras questões, separamos algumas dicas-chave sobre como fazer o Monitoramento do ambiente de rede em sua empresa. Confira:

Tecnologia e especialização: os ingredientes para um serviço de monitoria efetivo

Existem diversas formas de aplicar o monitoramento de redes em uma operação. Em todos os moldes, porém, duas coisas são fundamentais:

  1. Ter recursos de tecnologia adequados para acompanhar e gerenciar a performance dos componentes;
  2. Contar com profissionais certificados e especializados que sejam capazes de dar respostas e suporte efetivo a sua rotina.

Com esses dois elementos à disposição, certamente a gestão da rede será mais simples e clara, com resultados positivos.

Por isso, sempre considere o software ou solução de monitoramento de redes a ser utilizado e a experiência de quem vai ajudá-lo a resolver algum problema de conexão ou performance.

Equipe própria ou Terceirizada?

Cada empresa tem sua própria resposta para quem será o responsável por acompanhar o desempenho das redes.

É sempre importante analisar aspectos técnicos, como por exemplo, ter profissionais capacitados dentro do time para fazer as análises e leituras da área de TI. Isso vai otimizar sua performance e aproximar o gerenciamento da rede aos objetivos da empresa.

Por outro lado, nem toda a empresa possui mão-de-obra direta qualificada para manter uma equipe monitorando o desempenho da rede de forma ininterrupta e direta. Certo?

Nesses casos, a terceirização dos serviços de monitoramento do ambiente de rede são boas opções, pois reduzem o custo operacional e ampliam a visibilidade sobre a infraestrutura.

Dessa forma é possível contar com o suporte especializado em todas as tecnologias utilizadas na operação de sua empresa sem, necessariamente, ter de contratar um profissional para cada especialidade.

Agregue valor ao monitoramento do ambiente de rede da sua empresa

Seja qual for a opção escolhida para colocar em prática o seu plano de prevenção e manutenção de redes, saiba que o ponto mais importante é fortalecer a inteligência de suas decisões.

Hoje, as redes estão mais complexas e a tomada de decisão requer agilidade e precisão. Considere esses fatores como sendo os pontos decisivos para definir quem vai auxiliá-lo nesta tarefa e quais plataformas e recursos você utilizará!

Quer saber mais sobre o Monitoramento de Redes? Então, fique ligado no nosso Blog!