Over BR: Nap IT fatura R$ 12 mi e reforça estratégias para 2016

A oferta de serviços como Tuning de Rede, Network Assessment e Site Survey, corresponde a 60% do faturamento. Para 2016, empresa visa crescer cerca de 35%

A Nap IT – Network Solutions, empresa brasileira especializada em consultoria de redes, anuncia faturamento acima do projetado para 2015, atingindo R$ 12 milhões. Dentre os fatores que contribuíram para o resultado estão a aposta em profissionais especializados, a conquista de certificações de renomada fornecedora de tecnologia e a entrada de um portfólio de soluções de infraestrutura de rede em seu site, que atende empresas de qualquer porte. Para 2016, a empresa prevê a continuidade do crescimento e faturamento próximo a R$ 16 milhões.

A linha de serviços da Nap IT foi responsável por 60% do faturamento, enquanto negócios com produtos geraram 40%. No período, os serviços de gerenciamento de projetos, nos quais as empresas optam por adquirir ou renovar sua infraestrutura de rede, foram os mais representativos para o faturamento. Já os serviços mais procurados foram os de análise de redes – o Network Assessment – e o Site Survey Wireless, que atua na melhoria da qualidade e cobertura de sinal Wi-Fi.

De acordo com CEO da Nap IT, Rodrigo Alabarce, a representação no segmento de serviços reflete o esforço da empresa em se posicionar como um player de Tuning de Rede. “Esse serviço é o carro-chefe da Nap IT e tem sido o grande diferencial para o mercado de infraestrutura de rede nesse momento de crise, já que as empresas têm a possibilidade de dar uma sobrevida a suas tecnologias, utilizando uma metodologia que, pela configuração, pode ampliar a performance de seus equipamentos”, ressalta.

Decisões geram crescimento

Os serviços oferecidos pela Nap IT atendem empresas de grande porte, mas desde o final de 2014 inseriu em seu site um portfólio de produtos para atender pequenas e médias empresas com soluções de infraestrutura de redes. Desde o lançamento da plataforma, 5% do faturamento vem das vendas para médias empresas. Para esse ano, a intenção é reforçar a estratégia e oferta de produtos, a fim de aumentar o percentual de vendas para o segmento.

Outro ponto que trouxe um diferencial para a consultoria em 2015  foi a aposta na contratação de colaboradores em níveis gerenciais e de diretoria. Um exemplo, foi a contratação do diretor comercial, Carlos Monaco, para atuar na cidade de São Paulo e região. O profissional aumentou o número de contas Premium nas propostas, abrindo novas oportunidades de negócios em multinacionais. Além de ter sido responsável pela reestruturação da área de serviços e da equipe comercial, ele ainda ampliou o relacionamento com a Cisco, uma das principais parceiras da Nap IT.

E para crescer, também houve a capacitação de colaboradores, que resultou na conquista de certificações, o que também contribuiu com a Nap IT para seu reconhecimento no mercado. A empresa adquiriu o selo Security Premier, da Cisco, passando a ser uma referência no segmento de segurança e a ter a possibilidade de ser recomendada pela fabricante para integração de projetos de segurança para seus clientes. Soma-se a esse selo, a certificação recém-conquistada Express Video Cisco, que qualifica a Nap IT a atuar com soluções da fabricante em projetos de videoconferência e telepresença.

Segundo Carlos Monaco, para 2016, a empresa está focada em gerar novas parcerias, para que possa ampliar sua atuação no mercado de tecnologia. Entre os objetivos ainda está sua consolidação em São Paulo e o aumento da abrangência em outras regiões brasileiras. “A missão da Nap IT será oferecer serviços que permitam às empresas melhorarem o desempenho de suas tecnologias em apoio aos negócios, ao invés de investirem na substituição de equipamentos, em um momento em que estão revendo seus orçamentos”, enfatiza Monaco.

Novos rumos para a fusão Codi.mobi

No início de 2015, a Nap IT anunciou a fusão com a empresa Codi.mobi para prover soluções de infraestrutura e desenvolver aplicações. Na ocasião, a Nap IT previa um investimento de dois anos na fusão para o desenvolvimento de novos produtos. Porém, no período de um ano, as empresas entenderem que os objetivos foram alcançados, visto que a Codi.mobi atingiu um amadurecimento sobre seus processos, garantindo um crescimento expressivo, saltando de 500 mil para R$ 3 milhões. Assim, juntas, as empresas movimentaram R$ 15 milhões.

Um dos principais produtos desenvolvidos pelas empresas durante a fusão foi o aplicativo para dispositivos móveis Network Product Comparision – NPC, uma ferramenta para profissionais de tecnologia que compara funcionalidades das soluções de infraestrutura de rede entre diferentes modelos e fabricantes.

“A participação da Nap IT deu musculatura para a Codi.mobi crescer no segmento de software. Acreditamos que as empresas estão estruturadas para investirem  esforços em seus segmentos de mercado. A partir de agora, seguimos parceiras para atuarmos juntas em projetos que necessitem dos serviços das duas empresas”, finaliza Alabarce.