fbpx

Novos negócios em Gestão de Identidades: Nap IT firma parceria com a americana Jumio

Parceria é a primeira grande negociação do diretor comercial da Nap IT, José Mauro da Silva, contratado em março de 2019 para dirigir operação na região Sudeste

A indústria de soluções voltadas à identificação de usuários e gestão de identidades ganha uma parceria de peso neste mês de maio. E para falar sobre isso, o Blog da Nap IT entrevistou José Mauro da Silva, diretor de novos negócios da NAP IT, responsável pela negociação com a empresa americana Jumio.

Leia na íntegra o que o executivo declarou sobre a nova frente de negócios da Nap IT, que chega para ampliar seu portfólio de produtos e serviços de segurança e fomentar novos clientes no mercado de gestão digital de identidades para a América Latina. Confira!

Blog Nap IT: Qual sua visão de mercado sobre a Jumio?

JM: : A Jumio possui uma solução fim-a-fim de verificação de documentos de identidades, de identificação e autenticação de usuários. Ela é muito superior às soluções similares apresentadas pelos concorrentes, devido ao seu altíssimo nível de assertividade nesta identificação, que está na casa de 99% em vários países do mundo. Essa precisão faz com que a solução da Jumio seja reconhecida como a “melhor da classe” por vários órgãos independentes. Como consequência deste reconhecimento, a solução da Jumio se posiciona com vantagens em diversos segmentos do mercado, tais como financeiro, comércio eletrônico (vendas e aluguéis), jogos e apostas on-line, indústria com produtos com restrições de idades etc. E a demanda para soluções deste tipo e porte é altíssima. Além disso, os investimentos necessários para implantar a solução são significativamente menores do que os custos de seguros e danos à imagem, que podem ser provocados por eventuais transações fraudulentas.

Blog Nap IT: Por qual motivo a parceria entre a Jumio e a Nap IT foi idealizada?

JM: A NAP IT é uma integradora de soluções em TI que cresceu com o foco em Tunning em ambientes de redes e TI. Reconhecida pelo nível de qualidade dos projetos que desenvolve, hoje a NAP atende clientes com abrangência nacional e internacional. A solução da Jumio se encaixa perfeitamente em nosso portfólio de segurança da informação, já que atende demandas de nossos clientes por tecnologias inovadoras. Certamente, a parceria permitirá a ampliação do leque de oportunidades de negócio, tanto para a NAP como para a Jumio.

Blog Nap IT: Falando sobre gestão de identidade, onde especificamente esta parceria pretende atuar?

JM: Pretendemos atuar tanto no segmento dos clientes tradicionais da NAP como expandir nossa área de atuação e capilaridade para outros segmentos. Os principais clientes da NAP hoje encontram-se em 3 setores:  Indústria, onde a solução da Jumio pode atendê-los de forma diferenciada em relação a produtos com controle de idades, como é o caso de tabaco e bebidas alcoólicas; Varejo, onde a Jumio oferece suporte ao comércio eletrônico integralmente, dando a possibilidade de novos negócios para estas empresas ao utilizarem uma solução que define de forma precisa a idade e a identidade do comprador; e Transportes, onde a solução da Jumio pode ser aplicada em compra de passagens, check-in e validação de documentos, facilmente implementadas em todos os aeroportos do Brasil de forma segura. Em termos de novos mercados, a parceria permite que a NAP ofereça esta solução, por exemplo, para todo o mercado financeiro como bancos digitais, seguradoras e corretoras de valores.

Blog Nap IT: Qual o diferencial trazido pela Jumio ao Brasil e pela parceria com a Nap IT?

JM: A solução da Jumio em gestão de identidades não é inédita, mas a forma como foi desenvolvida e o nível de assertividade são. Entendemos que soluções que combatam fraudes e a lavagem de dinheiro através de uma validação assertiva de quem está realizando uma transação eletrônica é muito importante para a sociedade e o momento em que vivemos. O mercado perceberá rapidamente que os custos de implantação da solução e a forma de comercialização da mesma, no modelo As a Service, são menores que os prejuízos causados por transações fraudulentas e danos à imagem.

Blog Nap IT: A Jumio produz soluções de gestão de identidade para transações feitas pela internet. Como isso se encaixa no negócio da Nap IT?

JM: A solução da Jumio é baseada em tecnologia de ponta: inteligência artificial, machine learning, realidade aumentada, reconhecimento facial e 3D. Mas seu uso é tão simples como tirar uma selfie. Todo processo de autenticação é feito em questão de segundos. Portanto, a solução se encaixa integralmente em qualquer transação de clientes da NAP realizada por meio da Internet, desde a venda de produtos on-line, passando pela venda de produtos com restrições de idade, check-in em companhias aéreas nos aeroportos, dentre outras. Diferentemente do comércio tradicional, que exige pontos físicos para restringir o acesso (prédios, portas rotativas, presença de seguranças, postos de alfândegas), a transação eletrônica pode ser feita a partir de qualquer lugar, sem barreiras. E para tal é vital uma solução como a da Jumio.

Blog Nap IT: Qual a demanda atual para esse tipo de solução?

JM: É muito alta. A todo momento, usuários estão acessando áreas restritas ou fazendo seus logins em sites que requerem uma conta ou credencial de acesso. Independente do setor de atuação, uma solução que descomplique a gestão desses acessos, minimizando erros e tendo uma taxa de acerto de quase 100% é primordial para quem usa estes canais. Um ponto adicional que fará com que a demanda por este tipo de solução seja ainda mais crucial é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Até o meio do ano de 2020, todas as empresas brasileiras deverão provar que estão seguindo a LGPD, sob o risco de não poder negociar com empresas europeias, americanas e canadenses. Qualquer empresa que armazene dados de clientes (documentos de identidade, fotos, número de cartões de crédito), terá que fazê-lo de forma que tais informações estejam seguras. A solução da Jumio é totalmente compatível com a LGPD (GDPR no exterior) e outras leis que regulam o comércio eletrônico, como KYC (Know your customer), AML (anti money laundery) e PSD2 (payment system directive 2 – open banking).

Blog Nap IT: Como funciona a solução de gestão de identidade, de uma forma sumarizada?

JM: A Jumio traz um processo de validação de documentos de identidade (Passaporte, RG, Carteira de Motorista de mais de 160 países que são avaliados quanto a sua autenticidade, validade e originalidade). A solução também trabalha na garantia de que quem está portando os documentos é realmente quem diz ser, e que a pessoa está fisicamente presente no local da transação. Este processo é chamado de “onboarding”. Posteriormente, em qualquer momento que for necessário, o usuário será autenticado para validar ou não uma transação on-line. Uma simples selfie, alguns segundos e a operação será validada com assertividade de 99%. Em paralelo, a solução oferece a validação de documentos como prova de endereços e até monitoração on-line da inclusão em alguma lista de suspeita de lavagem de dinheiro. Outra vantagem é que a integração da solução Jumio com as aplicações dos clientes é habilitada mediante o uso de APIs.

Alguns exemplos diretos incluem o varejo via comércio eletrônico – qualquer transação em site de comércio eletrônico tem a garantia de que foi feita pela pessoa pertinente, utilizando documentos que são efetivamente dela e que ela estava fisicamente presente no momento da transação. Farmácias on-line possibilitam a prescrição e venda de medicamentos de forma segura via Internet, com os controles necessários e considerando os grupos de medicamentos com restrições, como antibióticos; e medicamentos sujeitos a abuso, uso excessivo ou indevido, além daqueles que requerem monitoramento contínuo e medicamentos cosméticos não cirúrgicos.

Há também o uso dos bancos digitais, onde, na mesma situação do comércio eletrônico, possibilita a abertura de contas em apenas alguns minutos e garante quem fez cada transação.  Neste caso, a quantidade de perda por operações fraudulentas também tende a cair para perto de zero. Idem para danos de imagem e para os custos de seguros necessários para proteger a instituição de operações realizadas de forma indevida.

Já na indústria de produtos com restrições de idade, a tecnologia possibilita a venda de cigarros e bebidas alcoólicas de forma segura via Internet e em Vending Machines, com a garantia de que quem está comprando atenda as regulações de cada país.

Acesso a lojas do tipo Amazon Go ou áreas restritas de uma empresa também se beneficiam disso, pois uma vez que a identidade do usuário já está cadastrada, uma simples selfie valida a entrada em lojas e áreas desse tipo.

No mercado de jogos e apostas online, a solução garante com precisão quem está comprando produtos e quem está fazendo apostas on-line. Um exemplo comum e que pode acontecer no dia a dia de qualquer um de nós: uma criança solicita ao pai o acesso a algum produto premium de um determinado jogo. Na primeira vez, os pais ou responsáveis credenciam um cartão de crédito e a compra é confirmada. Posteriormente, com o cartão já cadastrado, o filho poderia realizar outras compras de forma automática, sem a necessidade de uma nova aprovação dos pais. Com a solução da Jumio, uma confirmação extra através de selfie seria solicitada ao dono do cartão, evitando transações indevidas fossem aprovadas.

Blog Nap IT: Qual a expectativa sobre a parceria e sobre este mercado?

JM: O objetivo da Nap IT é oferecer uma solução diferenciada e efetiva para os clientes atuais e novos. A migração para negócios on-line e a exigência por soluções simples, escaláveis, ágeis e, principalmente, seguras é exponencial. A NAP está preparada para propor esta solução para o mercado brasileiro e sul americano, o que será de extrema valia para nossos clientes de diversos setores. Eles terão menos preocupação em mitigar riscos de seus negócios. Uma solução que diminua de forma significativa os riscos de fraudes e de lavagem de dinheiro é mais do que um simples processo de transformação digital nas empresas. É um processo requerido e desejado por toda nossa sociedade.

Sua empresa já conhece soluções de gestão de identidade? Conte com a Nap IT para tirar dúvidas sobre a melhor integração para os processos de segurança de sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas!

Confira outras postagens

Novo logotipo Nap IT

Nap IT apresenta sua nova marca

Lançamento é parte da estratégia de reposicionamento de marca. Novo logotipo e identidade visual ficam ainda mais conectados ao atual momento e novas perspectivas da

Leia mais »

Contato

+55 (51) 3372 6200

Endereços

Brasil, Porto Alegre

Estados Unidos, Weston - Flórida

Chile, Santiago

México, Ciudad de México