Network Tuning: o rolo compressor dos problemas de rede

Nap IT_Alexsandro Reimann

Descubra como o Tuning de Redes pode maximizar o trabalho de uma empresa, identificando pontos de falha, queda e lentidão, além de proporcionar a redução de custos. Veja o case de Alexsandro Reimann, engenheiro de redes da Nap IT

Reduzir os custos e melhorar ao máximo os processos dentro de uma operação são, seguramente, dois dos principais objetivos de qualquer companhia.

Mas, esses desafios devem ser atingidos de forma estável e transparente para a organização.

A tecnologia é uma excelente forma de obter otimização dentro das empresas. Mas engana-se quem pensa que para atingir essa otimização é necessário investir em uma nova infraestrutura, repleta de caixas novas e importadas.

Essa é a vantagem do Tuning de Redes, que funciona como um rolo compressor dos problemas de rede. É através dele que se inicia o processo de otimização da performance da infraestrutura de rede.

E para mostrar como essa proposta funciona, o Blog da Nap IT traz hoje mais um texto da série Mestres do Tuning, com o case de sucesso vivido por Alexsandro Reimann, engenheiro de redes e especialista em Tuning de Redes da Nap IT.

Problemas de Rede: prejuízo escondido em detalhes

Imagine que sua empresa está tendo problemas diários na conexão com a internet e os servidores em nuvem. Agora, imagine que esses erros estão prejudicando seus contratos ao redor do Brasil.

Foi esse o cenário encontrado por Reimann em uma companhia do setor financeiro, que atende as principais redes varejistas do país.

Com a rede instável, a operação era incapaz de processar as vendas das lojas dos clientes de forma ágil – o que poderia gerar inconsistência de dados e prejuízos para todos os lados.

Para resolver essas falhas, o especialista da Nap IT promoveu uma varredura completa, a fim de identificar os erros da rede de dados.

Até então, a ideia da companhia era trocar toda a infraestrutura de rede, o que demandaria alto custo e muito tempo. Só que Reimann descobriu que nada disso seria necessário.

A partir de uma análise minuciosa, o engenheiro concluiu que a solução do problema estava na reconfiguração geral do sistema, principalmente dos enlaces e protocolos que ligavam os diferentes servidores e controladoras de rede.

Alexsandro Reimann: o processo do Tuning de Redes gera economia e agilidade

Para resolver a situação, o engenheiro utilizou o caminho essencial da aplicação do Tuning de Redes. Isso incluiu:

  • O levantamento completo de dados e requisitos do ambiente;
  • A reconfiguração dos equipamentos e serviços, utilizando as melhores práticas do segmento;
  • Acompanhamento do ambiente, monitorando o desempenho da rede de forma geral e detalhada;
  • O desenvolvimento de uma proposta de melhoria contínua, com sugestões para otimizar ainda mais a performance.

“Seguindo esse passo a passo, em menos de uma semana conseguimos avaliar o ambiente e propor uma forma de reparo que equilibrasse a operação do cliente sem realizar novos investimentos em estrutura”, diz Reimann.

Ao todo, em menos de 15 dias, o processo de reconfiguração estava finalizado e a rede não apresentou mais nenhum tipo de instabilidade.

Assim, mais um cliente da Nap IT pode conferir como o Tuning de Redes pode gerar economia, resultado e inovação!

Quer saber mais sobre o Tuning de Redes e aplicar essa técnica em sua empresa? Fale com um de nossos consultores e descubra como agilizar seu negócio na prática!

 

Site Survey - Nap IT