A eficiência do NOC tradicional à evolução da Next Generation

O NOC permite que um ambiente de rede seja monitorado para que não haja falhas nas tecnologias e interrupções nos processos produtivos. Isso é o que um NOC tradicional faz. Agora inovamos com a ‘próxima geração do NOC’, que oferece muito mais automação aos processos de gestão de redes

No atual mercado corporativo, toda empresa quer – e precisa – estar equipada com tecnologias de ponta para garantir produtividade e competitividade. Porém, as mesmas tecnologias que trazem inovação e suporte à cadeia produtiva também trazem complexidade à infraestrutura tecnológica e podem ser as responsáveis por impactar os negócios negativamente quando apresentam falhas ou queda de conexão dos equipamentos.

É por isso que empresas de diferentes segmentos e portes estão optando pelo Centro de Monitoramento de Redes ou Network Operations Center (NOC) para gerir suas tecnologias. O NOC oferece soluções e serviços para monitorar e prevenir incidentes de rede e diante de falhas, lentidão ou ataques, entrega o diagnóstico para que a equipe de TI aja na manutenção das tecnologias com agilidade e precisão.

Por que integrar um serviço de NOC?

Embora o monitoramento de rede ofereça mais visibilidade às operações e respostas rápidas aos incidentes, criar essa infraestrutura exige planejamento e integração de diferentes tecnologias, realizados por profissionais especializados. Assim, para a execução desse planejamento sua empresa precisa definir se vale a pena ter uma operação de NOC interna ou terceirizada.

Nessa decisão, é preciso avaliar o quanto investir em tecnologias para criar um centro de monitoramento e ter profissionais dedicados exclusivamente na gestão da rede vai prejudicar a produtividade e os negócios da sua companhia, uma vez que optando por terceirizar com parceiros especializados, seu time de TI pode focar no core business da sua empresa.

Isso é o que um NOC faz, mas dá para evoluir!!!

Na Nap IT, os serviços de NOC oferecem profissionais especializados e certificados e metodologias em gestão de redes que podem ser aplicadas nos modelos 24X7 ou 8X5. A disponibilidade de soluções completas e automatizadas permite que o NOC mantenha o ambiente de rede dos clientes rodando em alta performance.

Mas, se as empresas estão buscando ser cada vez mais digitais, interligando suas unidades de negócios, integrando as soluções em nuvem, criando sistemas complexos de segurança da informação; o monitoramento da rede tem que estar alinhado à evolução digital, atuando com proatividade e respostas mais inteligentes, em tempo real ou no menor tempo possível.

Essa é a mudança que a Nova Geração de NOC está trazendo ao mercado.

Next Generation – NGNOC: A evolução do monitoramento de rede

Um dos desafios da NGNOC está justamente no tempo de resposta aos problemas de rede. Nesse contexto, além de aplicar as melhores práticas para monitorar o ambiente, é aplicada metodologias para lidar com os chamados e escalar as equipes.

Aí está o grande diferencial do Next Generation NOC. Ele está preparado para entregar respostas especializadas já no primeiro nível do chamado.

Toda essa proatividade está baseada em uma plataforma, o Intelligent Assessment, que audita equipamentos do ambiente de rede, centraliza a base de dados e disponibiliza relatórios automatizados, com alto grau de acuracidade, para que o engenheiro de rede faça diagnósticos mais precisos.

E você sabe o que isso garante?

Garante que as tecnologias de sua empresa estejam sempre monitoradas, atuando em alta performance, contando com alertas diante da menor iminência de falhas ou ataques, para que os riscos de parada da produtividade sejam mitigados.

Sua empresa se identificou com esse cenário? Então, siga o próximo post sobre NGNOC. Nele vamos explicar como essa solução apoia sua empresa na conquista dos melhores resultados dos negócios.

Especialistas Nap IT

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.