NGNOC da Nap IT é um dos principais clientes da solução Harpia

Plataforma automatiza a análise de dados dos equipamentos integrados a um ambiente de rede, entregando a informação lapidada e pronta para os analistas executarem melhorias. Harpia trouxe agilidade, confiabilidade e otimizou o tempo dos profissionais

O Centro de Operações de Rede (NOC) é uma solução da Nap IT que monitora e gerencia os equipamentos integrados a um ambiente de rede, além de prever e prevenir incidentes. O serviço permite tornar a manutenção dos equipamentos mais ágeis diante de falhas, quedas de conexão ou ataque e garantir o funcionamento em alto desempenho.

Para agilizar a coleta das informações sobre os equipamentos e ser mais assertivo na análise dos dados, a Nap IT integrou a plataforma Harpia nas operações do NOC. Como resultado, a área eliminou diferentes ferramentas de apoio à operação, diminuiu expressivamente o tempo de resposta aos clientes e otimizou o tempo de seus engenheiros de rede. 

Considerando melhorias no NOC

Como parte da rotina no NOC, os clientes recebem relatórios periodicamente, que são confeccionados por meio de tecnologias que registram a performance de cada equipamento e apresenta dados para que engenheiros de rede avaliem de forma aprofundada e identifiquem o nível de desempenho dos equipamentos e os pontos de melhoria a serem realizadas.

Mas, a produção dos relatórios necessita de trabalho minucioso, que requer tempo para a captação e análise das informações. De acordo com Debora Pires, analista de Suporte à Rede, uma operação que coleta dados de 600 equipamentos como Switches e Access Points, por exemplo, demanda uma semana de trabalho dos engenheiros.

Sentindo a necessidade de melhorar o tempo de resposta e entrega aos clientes, a Nap IT investiu no Harpia, uma plataforma inovadora capaz de captar e analisar dados dos equipamentos de forma automatizada, garantindo ainda mais agilidade e precisão no NOC.

Um ponto que impulsionou essa tomada de decisão foi a coleta manual de dados para fazer backup. Para um de seus clientes, o NOC coleta dados sobre os equipamentos duas vezes ao dia. Esse processo demandava de duas a três horas junto à operação e com o Harpia leva entre cinco e dez minutos a cada cinquenta equipamentos e a atualização é automática.

“O Harpia chegou trazendo inovação ao centro de operações e colocou nossos serviços em outro patamar. Com isso, renomeamos nossos serviços como Next Generation NOC (NGNOC)”, comemora Debora.

NGNOC, a próxima geração de NOC – automação e prevenção

O NGNOC é um serviço topo de linha que disponibiliza toda capacidade e inteligência dos especialistas em rede somada ao Harpia como uma ferramenta de apoio para gerar informações precisas e agilizar processos. Com os recursos do Harpia, o NGNOC elimina a utilização de diferentes ferramentas para backup, configuração, coleta de comandos e logs; manipulando as informações de forma centralizada.

Para o engenheiro de Rede Gustavo Emerim, os recursos que o Harpia são baseados nas dores das empresas. O NGNOC é o cliente do Harpia, por isso a ferramenta está em constante evolução, oferecendo recursos para que os clientes que têm a gestão de sua infraestrutura de rede terceirizada com a Nap IT percebam valor, como agilidade da entrega, informações mais confiáveis e aspectos preventivos.

“No mercado atual, é difícil uma empresa que oferecer os serviços de sustentação às redes fazerem análise preventiva. Nosso cliente quer que o NOC seja preventivo, que identifique problemas e apresente as melhorias. Esse é o grande diferencial do Harpia. Ele garante a continuidade produtiva das empresas e ainda sugere melhorias contínuas”, acrescenta.

Emerim também ressalta a importância do contador de criticidade e recorrência que a plataforma disponibiliza para medir o nível de cada incidente que trata. “Ao localizar a causa raiz do incidente, o recurso aponta quando o problema se torna reincidente, gerando um alerta aos analistas. Isso é automação!”, enfatiza o engenheiro.

Benefícios do NGNOC – agilidade e confiabilidade na gestão de redes

Considerando as tecnologias de todos os clientes que têm contrato de sustentação no NGNOC, o Harpia monitora 610 equipamentos e cerca de 4 mil itens integrados a eles. “Os comandos que cada componente necessita torna muito expressivo o volume de análise que um engenheiro precisa fazer manualmente”, ressalta Marcio Lima, gerente de Suporte à Rede.

O Harpia analisa os dados que coleta e os transformam em informação, que é entregue ao analista para executar a melhoria. A ferramenta exonera os analistas de fazerem atividades repetitivas, além disso, a informação gerada automaticamente mitiga erro humano e as possibilidades de falhas.

“Por isso falamos que um dos principais benefícios do Harpia ao chegar no NGNOC foi a automação de processos repetitivo e manuais, o que permitiu otimizar o tempo. Houve ganho de agilidade e apoio ao time, porque o analista fica livre para executar atividades mais complexas ou atender ao cliente”, finaliza o Lima.

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