Afinal, o que é Site Survey?

o que é Site Survey

Descubra o que é Site Survey e como esta metodologia ajuda sua empresa a identificar falhas e a melhorar o desempenho da rede sem fio

Com as redes corporativas cada vez mais complexas, o Wi-Fi se tornou um elemento essencial para a rotina das empresas. Por outro lado, o grande número de equipamentos instalados faz com que a identificação da causa ou a origem de uma pequena falha de conexão à internet se torne uma tarefa bastante complicada.

Se sua empresa já passou por esse tipo de situação, saiba que é justamente esse trabalho que o Site Survey pode simplificar.

O que é Site Survey?

O Site Survey nada mais é do que uma análise minuciosa do ambiente de rede. Na prática, esta é uma metodologia que identifica a capacidade de transmissão de dados que a infraestrutura de rede suporta e o que está atrapalhando ou obstruindo o perfeito funcionamento da conexão sem fio.

Para criar essa imagem, o serviço conta com uma leitura por radiofrequência, que lê e mapeia as possíveis áreas de sombra e zonas de interferência que possam estar presentes no espaço.

Este mapa demonstra onde estão conectados todos os dispositivos da sua rede e a topologia física e lógica do espaço. É a partir dessa avaliação que os profissionais de TI poderão identificar situações de riscos para seu Wireless, problemas já estabelecidos ou a necessidade de novas configurações.

Quando aplicar o Site Survey?

Seja para criar uma nova rede de dados e voz ou alterar um ambiente já em funcionamento, o Site Survey pode ser bastante útil para checar e avaliar a infraestrutura de rede a ser utilizada.

Em conjunto com o Assessment, outra técnica de análise (focada na descrição dos equipamentos instalados, prazos das garantias, necessidades de trocas etc.), a metodologia Site Survey auxilia no redimensionamento da infraestrutura de rede, de acordo com a disponibilidade necessária para uma operação.

A partir do Site Survey, você identificará:

  • Se algum equipamento da rede está dando problema;
  • Se há alguma área do escritório que não está sendo coberta pelo sinal do Wi-Fi;
  • Se existe algum tipo de interferência provocada por outros dispositivos, eletrodomésticos, telefones etc.
  • Se o dimensionamento e as características dos dispositivos instalados estão de acordo com as exigências do ambiente;
  • Se o número de usuários e as políticas de acesso estão adequadas para as áreas em destaque na sua planta de operação.

Resumindo: o que é e como sua companhia ganha com o Site Survey na rede Wireless?

Com o mapeamento em mãos, sua empresa pode prevenir erros e diminuir drasticamente o tempo de resposta a um incidente, identificando inclusive a origem de pequenas falhas por interferência ou sobrecarga sazonal de uso da infraestrutura de rede.

Essa redução significativa de falhas e no tempo de gestão de problemas vem tornando a aplicação do Site Survey um fator definitivo para uma rede sem fio eficiente. Esta técnica amplia a qualidade da cobertura, garante segurança eficaz e melhora a velocidade da rede sem fio em conjunto com a rede cabeada.

Ao implantar uma rede sem fio, vale lembrar que as configurações fazem parte de um trabalho estratégico e estruturado, voltado aos bons resultados.

* Rodrigo Alabarce é CEO da Nap IT

Quer otimizar sua rede sem fio com o Site Survey? Peça já o contato de um de nossos especialistas e confira como transformar seu Wireless de um jeito rápido e prático!

Alta performance de rede