Soluções de rede bem planejadas podem otimizar as reuniões corporativas

Saiba como a evolução da tecnologia tem ajudado a reduzir custos e otimizar o tempo das reuniões corporativas

Quem administra um negócio cheio de filiais e escritórios sabe o quanto é importante realizar reuniões para alinhar suas estratégias e ações.

Por outro lado, esses encontros, muitas vezes, também são colocados em xeque, ao gerar gastos com viagens e deslocamentos, impactando diretamente na produtividade da empresa.

É neste cenário que a aplicação da Tecnologia tem tudo para ajudar a tornar as reuniões corporativas mais econômicas e ágeis, incluindo aquelas reuniões a distância.

Para você saber como isso é possível (e o que pode ser feito para ajudá-lo), nosso Blog entrevistou Erik Ramos, engenheiro de Redes da Nap IT com certificação em ambientes de colaboração (CCIE Collaboration), que falou sobre como usar as soluções de rede na comunicação corporativa. Confira:

Blog da Nap IT: Como soluções de rede podem ajudar uma empresa a realizar suas reuniões?

Erik Ramos: O mercado de TI está muito mais preparado para atender as demandas de uma grande companhia. Entre as oportunidades, por exemplo, está a possibilidade de se instalar Redes Wireless de alto desempenho, sistemas de Telefonia de voz sobre IP e vários softwares de colaboração.

Mas a principal solução, a meu ver, são os serviços de Telepresença (TP), que evoluíram muito nos últimos anos e podem ser encontrados em versões mais acessíveis, flexíveis e com baixa demanda de infraestrutura.

Em sua opinião, como essas novidades de tecnologia podem ajudar no cenário de empresas e executivos cheios de reuniões geograficamente distantes?

Hoje em dia, temos algumas opções de tecnologia que atendem as empresas que precisam realizar reuniões a distância. Para isso, podemos citar um exemplo prático do que é uma sala com solução de Telepresença.

O uso desta tecnologia permite aos executivos tomarem decisões mais rápidas, porque ela conecta pessoas de todos os cantos do mundo em uma mesma chamada, com alta qualidade de voz e imagem, garantindo a interação e o engajamento dos participantes.

Além disso, para quem usa a tecnologia, há ganhos como a redução de custos com transporte e a facilidade para os executivos, que não precisam dispender horas em deslocamentos para manter contato próximo com outras unidades de negócio.

Em quais pontos essas soluções podem ajudar a melhorar a produtividade das reuniões?

Muitos gestores defendem as reuniões presenciais por acharem que os alinhamentos por chamadas de voz ou e-mail são menos interativos e eficientes. Neste caso, a Telepresença oferece o contato visual e imersivo, oferecendo uma opção digital para conectar pessoas em diferentes lugares, com a mesma dinâmica de uma discussão presencial. Assim, os custos de deslocamento são reduzidos e o cenário é de uma comunicação mais rápida, direcionada e prática.

Mas porque uma empresa deveria escolher ter uma estrutura de Telepresença (TP) ao invés de usar uma ferramenta gratuita, por exemplo?

Em uma sala de Telepresença, a imagem e o som são muito mais claros e ricos em detalhes. Essas soluções permitem conectar vários participantes à mesma chamada, sem perda de qualidade, como falha ou interrupção de voz e imagem.

Em aspectos ainda mais relevantes, as soluções de TP oferecem muito mais recursos do que um aplicativo de videoconferência comum, com inúmeras possibilidades para o compartilhamento de arquivos e, principalmente, com mais segurança, utilizando criptografia de dados, acesso restrito e conexão própria.

Qual a diferença entre Videoconferência e Telepresença?

Apesar dos dois serviços terem funções semelhantes, a Telepresença é uma experiência muito mais imersiva e completa do que a Videoconferência ou Vídeo-chamada.

Ao usar um sistema de TP, você tem acesso a ferramentas que simulam ao máximo a experiência dos participantes, com vídeo, sons e recursos que tornam a reunião mais dinâmica e interativa.

Para integrar uma estrutura de TP é necessário fazer altos investimentos?

Até pouco tempo atrás, uma pequena empresa (ou profissional autônomo) não teria condições de implantar uma solução de TP. Porém, hoje, a realidade é outra. Dependendo do tipo de uso da companhia, é perfeitamente possível e útil ter uma solução de Telepresença.

Existem opções para diversos tipos de consumo. A fabricante Cisco disponibiliza, por exemplo, de soluções robustas e que não precisam de infraestrutura adicional. Esse tipo de alternativa reduz o custo de aquisição e torna a Telepresença mais acessível até para uso residencial.

E qual é o tempo necessário para a implantação dessa tecnologia?

Atualmente, os processos de integração estão mais simples e já não é mais preciso remodelar a estrutura para ter um desempenho de Telepresença eficaz.

A indústria já desenvolveu protocolos de comunicação de dados por vídeo que oferecem formas para compactar o uso de dados, o que significa que a reunião por vídeo não vai impactar em nada a operação da empresa, mantendo a conexão do escritório rápida e estável, mesmo para quem não está na chamada.

Para qual perfil de usuário você indica a Telepresença?

A Telepresença é indicada para companhias de todos os portes e tamanhos, por gerar redução de custos com deslocamentos, melhorar a comunicação e por aperfeiçoar o desempenho das reuniões.

Também podemos citar o perfil das empresas que visam garantir benefícios não tangíveis para seus colaboradores, como qualidade de vida, por evitar o desprendimento de horas em um aeroporto para fazer uma viagem, exclusivamente para participar de uma reunião.

Viu como soluções de rede podem otimizar as reuniões corporativas, diminuindo os custos e flexibilizando sua operação? Para saber mais, fale com nosso time e descubra o que é necessário para sua empresa ter uma comunicação melhor!

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