Harpia: Tudo sobre a plataforma de administração de redes


Descubra como o Harpia, a nova plataforma de administração de redes, pode ajudar sua empresa a simplificar o gerenciamento do ambiente de tecnologia de forma automatizada

O que é a transformação digital para sua empresa? Se você respondeu que é a integração de novas tecnologias para aprimorar e melhorar a operação do seu negócio – ou oferecer melhores serviços para os clientes -, estamos no rumo certo.

Mas você já parou para pensar no outro lado dessa história? Toda essa tecnologia ajuda as empresas a potencializarem suas rotinas, tornando tudo mais simples, porém, como gerenciar as redes de tecnologia?

Assiste ao vídeo e saiba como automatizar a gestão de tecnologia da sua empresa!

Harpia - plataforma de Gestão de redes

A onda da automação – ação e reação

Na era dos negócios digitais, encontrar soluções para automatizar processos é essencial. O objetivo agora é otimizar o tempo, eliminar as tarefas manuais mais repetitivas e agregar valor às operações.

A contrapartida é que a automação torna os ambientes de tecnologia mais complexos, com isso, fazendo com que a gestão da infraestrutura de TI seja um dos maiores desafios das organizações

Então, como resolver essa questão?

A importância de utilizar uma Plataforma de Administração de Redes Automatizada

Hoje, os times de tecnologia estão se vendo diante de uma complexa necessidade de gerenciar múltiplas aplicações e, ao mesmo tempo, garantir que a rede esteja sempre com alta disponibilidade.

Ou seja: monitorar o desempenho da rede está demandando muito esforço das equipes de tecnologia, com cada área de negócio, exigindo a verificação de regras e métricas de performance únicas.

Neste contexto, ter uma plataforma automatizada de gestão de redes significa criar uma fonte única de monitoramento para ter visão verdadeiramente ampla e funcional da operação.

É exatamente isso que o Harpia, a plataforma de automatização de redes, faz.

Acesse o Paper Ilustrado e confira!

Harpia: Software de administração de rede


A pesquisa Network Management Megatrends 2018, desenvolvida pela EMA – IT Data & Management Research apresenta um cenário sobre como os profissionais de TI encaram a automação de redes.

92% das empresas dizem que estão expandindo suas automações de redes

70% dos líderes de TI e negócios dizem que a automação é uma prioridade alta

91% das organizações dizem que têm mais de uma ferramenta para automação de redes

96% dos engenheiros afirmam que ainda têm problemas com a automação de redes

90% das companhias confiam na automação como uma fonte de informação segura.


Conheça o Harpia

Com o ambiente de tecnologia cada vez mais robusto, e diante da falta de ferramentas acessíveis para a detecção e a resolução de problemas, a Nap IT desenvolveu uma solução única para facilitar o monitoramento e o gerenciamento de redes complexas: o Harpia.

Baseada em um modelo inovador, o Harpia é uma plataforma para mapeamento da infraestrutura de Tecnologia que, por meio de uma análise avançada da topologia de rede, é capaz de oferecer visibilidade completa sobre a performance dos dispositivos e sistemas.

A solução de gerenciamento de redes avalia e identifica processos – evitando interrupções e perda de produtividade para os negócios.

Com isso, os times de tecnologia podem verificar a performance e antecipar possíveis falhas de rede em tempo real, além de encontrar as correções mais adequadas para os problemas, atacando diretamente a causa-raiz dos erros nos sistemas.

Trata-se de uma plataforma intuitiva para a automatização das etapas de troubleshooting necessárias para a identificação de falhas no ambiente de Tecnologia.

Saiba mais: assista nosso Webinar sobre Harpia, nova plataforma de gestão de redes

Webinar - Harpia administração de redes

Quem precisa da plataforma de administração de redes Harpia?

A plataforma Harpia foi desenvolvida para facilitar o dia a dia de operadores, administradores e engenheiros de rede. O grande diferencial é a forma de detectar problemas e de entregar relatórios customizáveis, em tempo real.

Por ser o único software que vai direto na topologia da rede, a solução é ideal para simplificar operações complexas, que precisam evitar problemas como a indisponibilidade de rede.

Mais do que isso, a plataforma de administração de redes Harpia oferece uma opção acessível e de rápida integração para fazer a análise completa e inteligente de inúmeros dispositivos simultaneamente.

Veja se você precisa do Harpia!

Video 2 - Harpia Troubleshooting

Assim, ao invés de utilizar diferentes soluções ou perder horas analisando manualmente diversas telas  de diferentes softwares para encontrar um problema, o Harpia unifica a análise e entrega a visibilidade completa de toda topologia da rede, apontando em tempo real o surgimento de qualquer falha.

Sua equipe de tecnologia não precisa passar horas fazendo sessões de troubleshooting com demoradas análises de dados para procurar a origem de um problema de rede. Com a plataforma de administração de redes da Nap IT é possível criar regras automáticas para a análise de dados e definir ações rápidas para as correções de falhas na infraestrutura de redes.

Quais são os Recursos do Harpia?

O Harpia foi desenvolvida para identificar problemas, com uma interface de gerência ágil, amigável e intuitiva – até mesmo para quem não é um engenheiro de rede.

Para isso, ela conta com uma série de recursos como:

– Topology Live

Esta ferramenta dá vida ao Harpia e permite que todos os eventos de redes sejam visualizados diretamente na topologia.

Usando um sistema de mapas desenvolvido exclusivamente para a plataforma Harpia, é possível anexar as seguintes informações na topologia:

– Erros de interface

– Alto consumo de CPU

– Problemas de memória

– Informações dos protocolos de roteamento

– Consumo de banda em interfaces

E muito mais …

A grande vantagem da visualização de topologia em tempo real é a capacidade de manipular as informações apresentadas. Isso é possível porque o Harpia vai além da leitura dos protocolos SNMP (Simple Network Management Protocol, em inglês), que normalmente são coletadas dos dispositivos conectados – ela também consegue ler informações em linhas de comando de grandes equipamentos, como roteadores.

– Topologia Gravitacional

Layout Gravitacional Harpia

O Layout Gravitacional é um mapa automático, dinâmico e inteligente. O sistema gravitacional organiza os dispositivos em um fluxo estruturado, nos estilos hierárquico, ortogonal ou personalizado.

Este layout foi desenvolvido para facilitar a organização, adição e remoção dos elementos.

– Protocolo de Roteamento (IPv4)

Harpia Protocolo de Roteamento

O Harpia é a única plataforma que traz um sistema de layouts que permite ter diferentes tipos de visão da rede de acordo com a necessidade. É possível visualizar a rede a partir das seguintes perspectivas:

– Protocolos de camada 2: CDP e STP

– Protocolos de camada 3: roteamento estático, OSPF, EIGRP e BGP.

Harpia topologia OSPF

O Harpia também captura e analisa todas as informações destes protocolos e oferece uma gama de relatórios por meio de tabelas e/ou topologias:

– Visualização dos loopings de layer2 diretamente na topologia

– Visualização de todas as informações do Spanning-tree e de todas as VLANs diretamente na topologia

Harpia topologia spanning tree

– Flaps de interface, STP e protocolos de roteamento

– Conformidade com as melhores práticas indicadas pelo fabricante

– Módulo de Automação de auditoria

Desenvolvida exclusivamente para a Harpia, o módulo de auditoria, chamado de Audit, permite fazer análises complexas usando SNMP ou parser (analisador) de comandos CLI.

Outra vantagem é que, a partir da integração com um sistema avançado de coleta via regex, é possível simplificar a disponibilidade das informações.

Vale destacar que o sistema é alimentado por regras criadas por especialistas de redes (com certificação CCIE), que acumulam mais de 15 anos de experiência no mercado.

– Inventário completo dos dispositivos de redes.

O Harpia oferece sistema de coleta de dados via comando, com capacidade para capturar todas as informações dos dispositivos instalados, incluindo SFPs.

Diferenciais do Harpia

  • Visão detalhada de todos os alertas da rede, por um período específico.
  • Visão de falhas de segurança de toda a estrutura de software e hardware dos dispositivos*
  • Informações completas de End of Sales e End of Support do software e hardware dos dispositivos*
  • Relatórios Personalizados
  • Equipe de desenvolvimento brasileira, com suporte local e especializado

*as informações e análises podem variar, de acordo com a disponibilidade oferecida pelo fabricante dos equipamentos.

Quais são os benefícios de se utilizar o Harpia?

 A plataforma de gestão de redes é uma solução para automatizar o controle de rede, trazendo ganhos rápidos.

Com o Harpia, por exemplo, é possível contar com uma abordagem proativa de análise dos sistemas, que ajuda a reduzir em até 80%* o tempo necessário para a resolução dos problemas.

Também fica muito mais fácil fazer o inventário dos dispositivos de rede, agregando mais visibilidade sobre cada ponto de sua infraestrutura.

*garanta que sua rede esteja rodando dentro das melhores práticas do mercado.


Quer mais? Com o Harpia sua empresa tem…

+ Confiabilidade – Regras construídas e verificadas por especialista de redes.

+ Assertividade – Precisão para identificar eventos complexos porque analisa as saídas dos comandos dos roteadores diretamente da sua rede.

+ Agilidade – Acelera a resolução de problemas de forma eficaz, mesmo em ambientes complexos de rede.

+ Produtividade – Em apenas 30 segundos, os problemas são identificados de forma automatizada e inteligente.


Como ter o Harpia em minha empresa?

Totalmente desenvolvida no Brasil, o Harpia está disponível em dois formatos:

Offline: é o assessment de rede. Durante 15 dias são coletadas todas as informações da rede do cliente por meio de um script não intrusivo. Após a coleta de dados, é apresentado um relatório completo da rede.

Online: instalada em nuvem, a ferramenta coleta informações da rede em tempo integral e real, buscando continuamente o atual status dos equipamentos na rede. Assim a solução é capaz de antever problemas.

Quer saber mais sobre o Harpia? Entre agora em contato com um de nossos especialistas clicando aqui e solicite uma Prova de Conceito, online e gratuita!

Harpia - plataforma de administração de rede Nap IT - Prova de Conceito