Nuvem

Ao invés de apenas investir em novos equipamentos, sua empresa pode ganhar com a adoção de novas tecnologias, com destaque às soluções em nuvem

Aqui no Blog da Nap IT já falamos que nem sempre investir em novos componentes e estruturas é sinônimo de melhorar o desempenho de uma rede de TI. Às vezes, por exemplo, basta reconfigurar os equipamentos já integrados ao seu ambiente tecnológico utilizando a metodologia do Tuning de Redes. Mas, e quando é realmente necessário expandir o potencial de suas aplicações? Uma saída é olhar para as novas opções, como no caso das soluções em nuvem.

Analise o cenário: o primeiro passo

É sempre importante ter o entendimento dos objetivos da sua empresa. Em alguns casos, a exigência é apenas contornar algum pico de consumo provocado por uma nova campanha ou pela mudança de algum procedimento. Nesses momentos, nem sempre uma reviravolta tecnológica é aconselhável, por representar custos que podem ser desnecessários em longo prazo.

A primeira dica para ter essas respostas, portanto, é buscar o suporte de um consultor especializado. É esse apoio, com análises especiais, que pode te auxiliar a encontrar os caminhos mais assertivos para o seu caso. Hoje em dia, por exemplo, a adoção de ferramentas e recursos específicos, como as soluções baseadas no modelo Cloud, pode trazer melhores resultados do que apenas comprar um novo servidor. Já imaginou?

O que você quer melhorar?

Uma das respostas mais importantes para esse processo é identificar o que precisa ser melhorado. Quer dar mais visibilidade para sua equipe? Qual é a informação a ser trabalhada? Tudo isso influi na hora de definir uma opção mais clara para sua rotina.

Como ponto de partida, pense que nem todos os seus departamentos podem receber tratamentos ou soluções iguais, em termos de privacidade, segurança e até eficiência de processamento.

Opções à disposição: um novo cenário

Com todas as indicações em mãos, o consultor vai saber te dar uma proposta de ação mais efetiva.

O uso dos recursos em nuvem pode ser uma de suas alternativas – o que não quer dizer a única, lembre-se bem! Hoje, com os serviços de plataformas como o Azure, da Microsoft, por exemplo, é possível implementar opções de armazenamento e comunicação sem mudar em nada a sua infraestrutura local.

Outra vantagem desse modelo, cada vez mais, é a chance de combinar a infraestrutura legada com os Serviços em Nuvem, de forma mais ágil e descomplicada.

Assim, sua companhia pode ganhar mais desempenho e funcionalidade sem, necessariamente, gastar em novos componentes e computadores!

Quer entender mais sobre como isso pode melhorar sua empresa? Siga o Blog da Nap IT e veja como podemos te ajudar!