Rodrigo Alabarce

Veja como Rodrigo Alabarce, CEO da Nap IT, evitou um investimento de R$240 mil do cliente, apenas com a aplicação do Tuning de Redes

Instabilidade de rede, hoje em dia, é sinal de negócios travados e muito prejuízo. Ainda mais quando a empresa mantém centenas de filiais e centros de distribuição, que precisam de uma comunicação sempre efetiva. E esse era o caso de uma grande empresa de moda do Brasil. Ela estava com problemas para gerenciar diferentes processos de sua operação, que envolvia desde o envio de peças para as lojas físicas até o fechamento das vendas.

A companhia já tinha realizado uma série de ações para resolver a lentidão da rede e falhas de processamento de dados, e, àquela altura, já cogitava até em investir em novos equipamentos, que pudessem melhorar a comunicação da empresa. Antes disso, porém, a empresa contratou os serviços de consultoria da Nap IT e contou uma atenção especial do Rodrigo Alabarce.

E o que Rodrigo Alabarce ofereceu ao cliente?

Nem sempre comprar ou montar uma nova estrutura é a resposta mais adequada a um problema. Foi a partir dessa consideração que Alabarce sugeriu um Assessment completo do ambiente, com a metodologia Network Health Check, que promoveu – como primeiro passo –a análise de rede mais aprofundada, para encontrar a causa raiz do problema. 

Em apenas dois dias de consultoria (16 horas), esse estudo avaliou que a infraestrutura de rede da companhia estava mal configurada e que era possível, com a realização de um Tuning de Redes, melhorar o processamento de dados e a integração de informações entre todas as etapas da operação do cliente.

O objetivo básico do Tuning de Redes é ajustar as parametrizações da estrutura de TI, criando um ambiente mais completo e adequado para as reais demandas da produção.

Tuning de Redes: como isso ajuda seu negócio

No caso enfrentado por Alabarce, o sistema instalado vivia sob uma enorme demanda de consumo de dados processados. A rede estava, em média, com 80% de sua capacidade utilizada, o que durante os picos de tráfego provocava lentidão, oscilações e falhas de gerenciamento. Após a reconfiguração, essa taxa baixou para 10% da capacidade utilizada, tornando a infraestrutura da empresa estável e em condições normais de trabalho.

Além de promover a economia direta por evitar a compra de novos equipamentos de rede, estimado em mais de R$240 mil, Rodrigo Alabarce foi considerado um ‘Herói da Rede’ em nossa série, porque os serviços indicados por ele alavancaram ganhos práticos à operação do varejista. A nova configuração beneficiou as áreas de pré-separação de produtos, que rodam nos Centros de Distribuição, e trouxe alta performance aos sistemas financeiro, de folha de pagamento e CRM. O setor e-commerce também foi beneficiado pela maior disponibilidade de acesso entregue ao cliente.

E você? Tem histórias para contar e quer compartilhar conosco? Então, siga a Nap IT nas redes sociais e acompanhe nosso Blog!

Nap IT