Como a SD-WAN vai trazer inovação ao seu negócio!

Para garantir a produtividade e a segurança de suas informações, as empresas têm investido na integração de novas tecnologias. E para otimizar essa infraestrutura de forma eficiente a custos reduzidos, o destaque é a SD-WAN, solução centralizada e com alto nível de disponibilidade

*Por Paulo Boffe

Os gestores de TI de empresas das mais diferentes áreas e segmentos de negócios estão sempre em busca de aprimoramento e segurança para seus sistemas de conectividade de rede. Estas empresas, independentemente de sua localização, estão sendo impactadas pela evolução da digitalização e distância das suas aplicações em nuvem e suas unidades.

De acordo com pesquisa da *SD Central, 89% das empresas relatam que os custos de largura de Banda e de OPEX (Despesas Operacionais) são os maiores desafios em suas filiais. Enquanto estudo da *ZK Research relata que 71% das grandes empresas dizem que a segurança da rede é o maior desafio.

Diante deste cenário, a solução SD-WAN (Software Defined WAN) aparece como uma das tecnologias mais indicadas para a otimização de infraestruturas de rede, melhorando a competitividade das empresas e garantindo segurança centralizada com alto nível de disponibilidade e eficiência. A IDC destaca a tendência de integração da SD-WAN ao apontar que a tecnologia crescerá para US$ 4,5 bilhões até 2022.

Na prática, a SD-WAN é formada por equipamentos que concentram as conectividades em cada localidade da companhia e, por meio de políticas previamente definidas, realizam com inteligência a distribuição dos tráfegos das aplicações, entregando mais desempenho, redução de custos operacionais, maior autonomia e melhor aproveitamento de recursos em nuvem.

Conheça as vantagens da SD-WAN e saiba como ela pode oferecer inovação ao seu negócio!

Flexibilidade
A governança de TI se torna bem mais simples com a SD-WAN. Vários links podem ser configurados ao mesmo tempo, assim fica mais fácil manter recursos disponíveis para os usuários, deixando a integridade operacional mais eficiente e várias tecnologias integradas, melhorando a capacidade interna da rede e otimizando resultados em todos os cenários.

Segurança
Se manter os dados seguros é uma das maiores preocupações dos gestores de TI, com a SD-WAN os pacotes de dados são criptografados e as possibilidades de interferências e ataques externos se reduzem ao máximo. A tecnologia permite a mitigação de riscos e a eliminação de vulnerabilidades e, em caso de problemas ou de comportamentos suspeitos, o gestor poderá fazer o rastreamento completo, garantindo segurança aos dados.

Disponibilidade
O desempenho de times que trabalham com dados em nuvem, por exemplo, terá um ganho significativo. Se sua equipe opera com conexão ativa, essa tecnologia será um grande diferencial.

As redes full-mesh melhoram a integração nos pontos de conexão quando são criadas com o suporte da SD-WAN, avaliando constantemente o melhor caminho para direcionar as aplicações dentre as conectividades disponíveis, realizando um balanceamento customizado da rede.

Redução de custo
O gerenciamento e a visibilidade da rede estarão sempre centralizados e toda implantação, políticas e configurações ocorrem de forma centralizada, via nuvem. As mudanças se tornaram mais simples e a tendência é que este novo processo gere redução de OPEX. Com SD-WAN é possível ter mais Desempenho, Qualidade e Segurança.

Paulo Boffe – Pre-Sales Engineer da Nap IT

*Fonte: SDX Central

A Nap IT conta com um time especializado que irá desenhar, implementar e suportar a melhor solução SD-WAN para o seu negócio.

Especialistas Nap IT
Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.