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Skyfii: A tomada de decisão baseada no comportamento do consumidor

Skyfii Odair Pereira

Saiba como a solução garante informações relevantes para apoiar estratégias de negócios. Leia a entrevista de Odair Pereira, diretor de vendas e canais da Skyfii, e fique por dentro desse novo modelo de negócio

Ao acessar a internet e fazer buscas em diferentes sites, toda trajetória de navegação e dados disponibilizados ficam registrados. Isso permite que as empresas façam uma análise do comportamento e do perfil dos usuários a fim de oferecer produtos e serviços mais aderentes e direcionados as suas necessidades.

Certamente, isso você já sabia, mas talvez você não saiba que hoje já é possível medir o comportamento dos consumidores em espaços físicos.

Essa é a função da Skyfii, a solução que capta e analisa dados sobre o comportamento das pessoas quando transitam por ambientes físicos.

Sempre atenta às tendências do setor de tecnologia, a Nap IT anuncia parceria com a Skyfii. E para ampliar o conhecimento dos nossos leitores sobre esse novo modelo de negócio, convidamos o diretor de vendas e canais da Skyfii, Odair Pereira, para uma entrevista exclusiva em nosso blog.

O executivo, que também é responsável pela estratégia comercial e aliança para o Brasil e América Latina, inicia nossa conversa ressaltando a importância de ter a Nap IT como parceira, e discorre sobre como a Skyfii está contribuindo para as estratégias de negócios.

“A Skyfii quer ter parceiros que entendam os desafios e proponham a infraestrutura adequada às necessidades dos clientes. Nossa solução depende de infraestrutura bem desenhada. Confiamos nos serviços da Nap IT e acreditamos que a parceria vai trazer bons frutos.” – Odair Pereira.

Confira aqui a entrevista na íntegra!

Conheça a Skyfii

Blog Nap IT Qual é a origem da Skyfii e qual seu modelo de negócio?

Odair Pereira A Skyfii é uma solução de inteligência desenvolvida pela matriz Australiana com representação no Brasil há mais de seis anos. Ela tem a proposta de captar informações por meio de diversos canais do mundo físico e cruzar estes dados para entender o comportamento do público-alvo. Esse modelo de negócio já está maduro na Austrália e Europa, e o Brasil tem se destacado no uso da tecnologia como ferramenta de apoio para as empresas tomarem decisões baseadas em dados estatísticos.

Blog Nap ITPor quais fontes a Skyfii capta dados?

OP – Por meio de rede wireless, câmeras inteligentes, sistemas de CRM e ERP, pontos de vendas, sensores, entre outras. É justamente essa capacidade de integrar diferentes recursos que torna a Skyfii omnidata. Com isso, está preparada para conectar os clientes do mundo físico com o digital e fazer análises mais assertivas.

Blog Nap IT – Com as informações vindas de diferentes fontes, como respeitar as leis de proteção aos dados?

 OP – É importante frisar que a Skyfii respeita a privacidade dos dados e é 100% aderente às leis nacionais (Marco Civil e LGPD), assim como às leis internacionais que regem o mercado asiático, europeu e norte americano, por ser uma empresa global.

O simples fato de uma pessoa entrar em um local com o Wi-Fi de seu celular ligado, já faz com que a solução comece a medir por onde ela andou, quanto tempo permaneceu nos locais, entre outros aspectos. Contudo, a identidade da pessoa fica anônima. Nossos dados são inegociáveis, tampouco atuamos com enriquecimento e compartilhamento de informações.

Blog Nap IT – Quais diferenciais a Skyfii traz aos negócios dos clientes?

OP – Um dos diferenciais está na integração de sistemas que cooperam com o ecossistema de negócios, como o CRM. Outras ações são as pesquisas, análises de comportamento nos locais físicos, sistemas de consumo, estacionamento, trânsito, clima, facilities etc. A soma dos dados entregues por esses sistemas auxilia nas estratégias e campanhas de marketing, assim como apoia na tomada de decisão dos negócios como um todo.

Blog Nap IT – O fato de a Skyfii cruzar dados captados de ambientes físicos e digitais amplia sua capacidade de apoiar os diferentes departamentos das empresas?

OP – Sim. Estratégias específicas são desenhadas para que esse ‘casamento’ ocorra da melhor forma possível, sempre respeitando a privacidade dos clientes. Imagine sua empresa poder contar com ações de treinamento e formação da área de recursos humanos com base em pesquisas de satisfação dos clientes que visitam o ambiente físico. Ou quem sabe da área de facilities quando se entende perfeitamente qual o consumo de serviços e produtos de acordo com a ocupação. Ou da área de negócios quando entende as reais necessidades dos clientes.

Blog Nap IT – É preciso ter profissionais especializados para utilizar a solução?

OP – Como se trata de uma plataforma muito simples sobre o aspecto de operação, ela não requer conhecimentos específicos ou avançados. Cada departamento irá extrair os dados de forma intuitiva. Por exemplo, a área de negócio pode extrair informações relacionadas a frequência, tempo de permanência, dados de perfil e consumo, e cruzar com outros dados para gerar campanhas ou interagir com outras estratégias (aplicativos, e-commerce, entre outros). TI, por sua vez, pode identificar níveis de consumo de dados elevados em determinado período do dia e adequar a utilização. Marketing pode gerar informações relevantes para o negócio e conectar com estratégias e campanhas, e assim por diante.

Blog Nap IT – Como os relatórios são entregues?

 OP – Pelo painel de controle ou dashboard o cliente pode visualizar diversas informações, como quantas pessoas estão conectadas ao sistema, o número de visitas, de passantes, quantas sessões os clientes estão gerando no Wi-Fi, o consumo, os dias e horários de maior fluxo do local.

Mas, os clientes podem ter as informações em formato de relatórios e gráficos. Além disso, é possível exportar os relatórios para soluções de gerenciamento de dados que ele preferir.

Entenda o mercado

 Blog Nap IT – Na sua opinião, por que medir o comportamento dos consumidores influencia na macroeconomia?

 OP – No cenário em que vivemos, entender o comportamento do cliente pode direcionar a forma de atuação dos negócios. Importantes definições como Fluxo X Perfil X Consumo X Comportamento ajudam a determinar os próximos passos da economia.

Atualmente, a Skyfii já traz uma inteligência sobre o perfil de diversos segmentos que atuam diretamente na economia global, como aeroportos, varejo, shopping centers, centros de convenções, arenas, hospitais, clínicas, universidades, cidades inteligentes, órgão públicos, entre outros.

Blog Nap IT Quais são as metas e as expectativas de crescimento para 2021?

 OP – Com o objetivo de ampliar nossos serviços com tecnologia de inteligência artificial, recentemente anunciamos algumas aquisições como a da Beonic, da Blix e da CrowdVision. Além disso, estamos em franca expansão no mercado latino-americano e consolidando nosso market share em aeroportos, shoppings, varejo e cidades inteligentes.

Quanto a questão de crescimento, estamos vivendo um momento delicado devido a expectativa de retomada pós-pandemia que certamente será um desafio para todos nós. Ainda assim, estimamos um crescimento em torno de 18%. Isso porque atuamos em diferentes setores que ajudam a sustentar nossa economia. A exemplo do segmento de turismo que afeta diretamente os aeroportos ou os locais públicos como centro de convenções e compras, já na outra ponta temos alguns segmentos de varejo e saúde apresentando grande expansão.

A previsão de crescimento está associada às aquisições que mencionei, pois atuaremos em áreas que ainda não foram exploradas por nós. Para exemplificar, a Beonic abre as portas para o segmento de contagem de pessoas por meio de câmeras inteligentes, e pode gerar oportunidades em novos negócios ou em serviços complementares para atuais clientes.

Blog Nap IT – Quais são as estratégias para fomentar o crescimento?

 OP – Nossa melhor estratégia de divulgação sempre foi colocar nossos clientes em contato com as prospecções e futuros clientes. Ainda, nosso modelo de negócio (indireto) conta com parcerias sólidas, entre elas importantes integradores de tecnologia, agências de marketing e empresas de consultoria. Outro ponto importante é divulgar os serviços e produtos por meio de webinars e eventos especializados.

Tendência

Blog Nap IT – Podemos dizer que cruzar dados para a análise de comportamento por meio de ambientes digitais e físicos é uma tendência para o apoio ao mercado corporativo brasileiro?

 OP – Percebemos que hoje, quando o cliente entra em uma loja física, ele compra algum item. Já na internet, nem sempre o usuário que entra em um e-commerce efetiva uma compra.

Nossa proposta é entregar ao cliente o entendimento do mundo físico, onde tem uma taxa alta de conversão, por meio de três componentes fundamentais: comportamento, perfil e consumo. Pelo fato de grande parte da população economicamente ativa ter um dispositivo inteligente – um smartphone –, conseguimos medir o comportamento estatisticamente com um índice de amostragem muito grande.

Ao ligarmos o perfil do cliente com informações de compra no ponto de venda, é possível identificar a performance de vendas dos produtos, permitindo às empresas melhorarem a tomada de decisão sobre estratégias que podem transformar seus negócios.

Blog Nap IT Então, você acredita que basear os negócios em dados entregues por soluções como a Skyfii é um modelo que veio para ficar?

OP – Existe alta demanda em busca de soluções que apoiem os negócios. Facilidade de uso, integração com outras tecnologias, custo-benefício adequado, respeito à privacidade dos clientes são apenas algumas das funções que os clientes precisam para ter esse apoio. O crescimento do mercado e a exigência dos consumidores estão gerando essas oportunidades e, certamente, a Skyfii fará parte disso.

Skyfii é uma solução omnidata baseada em nuvem e comercializado pela licença de uso – com suporte local em português.

Para saber mais sobre integração da Skyfii, entre em contato com a Nap IT.

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