Especialistas da Nap IT ajudaram a transformar a experiência das reuniões a distância com com solução de videoconferência e telepresença profissional

Em tempos de distanciamento social e expansão do trabalho remoto, empresas de todos os segmentos e tamanhos agora se veem diante de um grande desafio em comum: como fazer reuniões virtuais de forma mais eficiente e segura?

Você deve concordar que o que não faltam são opções para realizar as reuniões e chamadas on-line durante o expediente – e para o dia a dia.

O problema, porém, é que nem todas essas opções são realmente adequadas para quem precisa garantir a segurança na comunicação.

Será, por exemplo, que as informações mais sigilosas de sua operação estão realmente protegidas, com cada profissional escolhendo sua própria solução de videoconferência?

E como garantir que a disponibilidade dos sistemas será capaz de atender a demanda quando os times voltarem aos escritórios?

Videoconferência: O que uma das maiores seguradoras globais fez para simplificar sua rotina

Dúvidas como essas estão na mente das maiores empresas do mercado, há tempos.

Não por acaso, essa era a situação de uma grande seguradora global, com profissionais espalhados por vários escritórios em todas as regiões do País.

O que eles precisavam? De uma solução de videoconferência simples e prática para fazer a comunicação dentro de suas próprias salas de reunião.

Desde o início da pandemia do coronavírus, no entanto, esse cenário mudou: em tempos de Home Office, é preciso pensar na comunicação entre escritórios e ambientes remotos.

Para resolver esse dilema, eles contaram com o apoio do time de especialistas da Nap IT.

Erik Ramos, Engenheiro de Redes da Nap IT, foi o responsável por tornar esse cenário mais simples e eficiente. Como ele fez isso? Entregando consultoria especializada e um assessment completo – tudo para entender as reais necessidades da empresa e quais os recursos o cliente já tinha.

“O objetivo não é sair do zero, mas sim encontrar as melhores opções disponíveis para otimizar a infraestrutura existente”, diz o especialista.

Foi neste contexto que o Engenheiro da Nap IT descobriu que a seguradora havia acabado de renovar licenças do WebEx Cisco, ferramenta de colaboração que permite a comunicação remota entre salas de reunião e convidados de maneira segura e eficiente?

Feito isso, foi a vez de projetar a estrutura dos equipamentos a serem usados.

Por que usar solução de videoconferência profissional? 

 Ao contrário das ferramentas de colaboração gratuitas ou mais simples, a telepresença profissional é capaz de garantir mais estabilidade e segurança ao tráfego de informações.

Além disso, é uma opção para manter a comunicação mais eficiente, com redundância na conexão e menor consumo de banda de Internet.

No caso da seguradora atendida pela Nap IT, ainda, havia outro ponto: era preciso manter as reuniões em sigilo, mitigando qualquer chance de invasão ou roubo de dados.

Por isso, eles usaram três tipos de equipamentos para videoconferência Cisco bastante específicos:

  1. Personal room – Com as soluções Cisco DX80, que podem ser usadas em espaços individuais ou salas de reunião reduzidas. E que podem ser usadas em casa, pelos líderes do conselho. 
  1. Room kit – com soluções para salas de reunião com até 12 pessoas.
  1. Room kit Plus – para grandes salas, com espaço para mais de 12 pessoas.

Como resultado, a companhia conseguiu reduzir os problemas e imprevistos na hora das reuniões virtuais, diminuiu o tempo para a realização das chamadas e ainda conquistou mais qualidade de som e imagem para a interação nos encontros on-line dos líderes.

Isso representou ganhos de tempo e interação para tornar as respostas à pandemia mais ágeis e efetivas, mesmo com profissionais espalhados em diferentes ambientes (escritórios e casas).

Vale a pena ter uma solução de videoconferência profissional?

Você já deve ter ouvido falar que, depois da pandemia, nada será como antes. No caso das operações corporativas, isso significa que o Home Office e as reuniões a distância vieram para ficar.

Fazer essa comunicação de ‘qualquer jeito’, porém, não pode ser uma opção para as empresas.

Por isso, considerar a integração da solução de videoconferência mais completa e mais moderna tem tudo para ser a saída mais eficiente para garantir mobilidade da comunicação nestes novos tempos.

Esqueça, entretanto, qualquer ideia do passado – hoje em dia, é muito mais simples e rápido contratar uma solução de videoconferência.

Poucos cliques podem separar sua companhia de uma solução realmente direcionada e segura, tornando as salas de reunião e auditórios muito mais interativos e preparados para esses novos tempos.

E ainda com a vantagem de:

– Criar ambientes integrados, capazes de utilizar diferentes sistemas de colaboração online de forma 100% inteligente e controlada;

Espaços digitais mais seguros, com recursos de proteção instalados;

Reuniões com alta qualidade de imagem e som;

– Modelos que otimizam a comunicação de vendedores e líderes, mesmo fora do escritório;

– Capacidade de gerar relatórios específicos para acompanhar quem usa e como está sendo feita a comunicação virtual de sua companhia.

“Adotar uma solução de videoconferência profissional é a melhor opção para a performance de suas reuniões. Ela necessita de um baixo consumo da banda de conexão e oferece alta estabilidade, com sistemas de segurança embarcadas. É muito simples e funcional”, ressalta Ramos.

Pronto para transformar a experiência das reuniões em vídeo de sua empresa? Peça já sua consultoria com os especialistas da Nap IT e descubra como ter o melhor das tecnologias de videoconferência e telepresença agora mesmo!