Spanning-Tree minimiza loop de rede

Em artigo publicado pela revista RTI, nosso engenheiro de redes, Gustavo Emerim, explica porque acontece o loop de rede e ressalta como a melhor configuração do Protocolo Spanning Tree pode auxiliar as empresas a reduzirem essa falha nas aplicações

Em busca de ter redundância das tecnologias para garantir que a produtividade não seja interrompida, as empresas acabam sofrendo com loop de rede – um efeito circular e constante que ocorre quando o pacote de dados tenta, sem sucesso, chegar a um switch de destino. As inúmeras tentativas podem derrubar toda a rede de uma companhia.

Um dos recursos inseridas nas tecnologias para sanar esse problema é o Protocolo Spanning-Tree (STP). Porém, o protocolo precisa estar bem configurado e apropriado aos switches, caso contrário os loops persistem e a rede permanece instável. O problema impacta diretamente nos serviços de voz e vídeo e pode ser facilmente percebido pelos usuários.

E você, sabe como identificar uma rede mal configurada e prevenir essas falhas de forma automatizada?

Acesse o artigo de Gustavo Emerim, publicado na Revista RTI, e entenda como obter o melhor resultado do Protocolo Spanning-Tree – nas páginas 54 e 56.

RTI Artigo Spanning Tree

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.