Tendências tecnológicas e os desafios de segurança para 2024


Pesquisa mostra que os cibercriminosos utilizam cada vez mais a inteligência artificial (IA) para automatizar e melhorar os seus ataques

Se algo marcou o ano de 2023 foi a democratização da inteligência artificial. De acordo com as Principais tendências tecnológicas estratégicas para 2024, divulgada pelo Gartner, o cenário tecnológico continuará sendo marcado por transformações significativas promovidas pela IA Generativa Democratizada (GenAI), que estará ainda mais acessível a todos. A previsão é de que 80% das empresas usarão GenAI até 2026.

Contudo, este novo panorama também traz consigo desafios e preocupações sobre a proteção de dados e de privacidade. Segundo as projeções do Gartner, a Gestão de Confiança, Risco e Segurança da IA (AI TRiSM) será uma tendência estratégica para as empresas.

Os desenvolvedores de sistemas de inteligência artificial deverão adquirir soluções como proteção de dados, segurança específica para IA e controles de risco para barrar os efeitos que os modelos de IA podem gerar negativamente na sociedade. 

Além disso, cibercriminosos estarão cada vez mais recorrendo à IA para a automação e aprimoramento de seus ataques. Em resposta, as defesas cibernéticas devem evoluir também, de acordo com os avanços da IA.

Assim, o cenário se torna uma batalha contínua de algoritmos, onde a inovação é a chave para manter a segurança. Por isso a Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM) também está na lista de tendências do Gartner. A previsão é que as organizações que priorizarem seus investimentos em segurança com base em um programa CTEM reduzirão em até dois terços das violações até 2026. 

A lista das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas que as organizações devem explorar em 2024, publicada pelo Gartner, também inclui:

– Engenharia de plataforma.

– Desenvolvimento aumentado com IA.

– Plataformas do setor na nuvem.

– Tecnologia sustentável.

– Aplicativos inteligentes.

– Clientes- máquina.

– Força de trabalho conectada aumentada.

Soluções de Segurança 

Neste cenário dinâmico, para evitar ataques, é crucial que as empresas incorporem soluções que protejam as informações transmitidas na rede. A Nap IT oferece uma abordagem que combina a experiência de profissionais certificados com a integração de hardware e software líderes do setor, proporcionando às empresas um alto nível de segurança, escalabilidade e desempenho.

Diante das ameaças em constante evolução, as organizações podem confiar na Nap IT para não apenas proteger, mas também impulsionar suas iniciativas de transformação digital de maneira segura e eficaz.

Em 2024, o panorama tecnológico será moldado por aqueles que conseguem se antecipar e adaptar-se às tendências emergentes. Com a Nap IT, as organizações podem enfrentar os desafios com confiança, sem deixar de aproveitar as oportunidades que a revolução tecnológica oferece.

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.