Transição Silenciosa das Tecnologias: Especialidade da Nap IT na mudança de endereço dos clientes

Mapear e implementar a infraestrutura de redes, sem que os usuários percebam a migração das tecnologias para um novo escritório. Mais uma vez a Nap IT faz a transição silenciosa para um de seus clientes, e integra sistemas de gestão das soluções para a nuvem, utilizando Cisco Meraki

Quem já precisou fazer uma mudança de endereço sabe que levar caixas e acomodar tudo em seu novo lugar é sempre um grande desafio. Isso fica ainda mais complexo quando falamos da mudança de um escritório com centenas de pessoas e de toda a tecnologia necessária para atender a sede de uma grande empresa global. Este foi o cenário enfrentado por um dos clientes da Nap IT, da indústria do tabaco, que em abril de 2020 iniciou a transição das tecnologias de sua sede para um novo local, no Rio de Janeiro.

Para realizar a mudança, a Nap IT realizou o mapeamento e a implementação de toda a infraestrutura de redes sem fio e cabeadas exigidas para sustentar a operação do novo escritório.

Transição silenciosa

Liderada por Cristina Hirsch e Vagner Aguiar, gerentes de projetos da Nap IT, a ação tinha como foco realizar uma transição sem interferência nos processos em andamento. “É o que chamamos de transição silenciosa, com a migração feita sem impactos aos usuários”, conta Aguiar.

A equipe Nap IT criou e implementou todo o projeto de infraestrutura de redes cabeadas e sem fio, coordenando os esforços de uma série de fornecedores integrados ao processo de construção do ambiente. E ainda teve a missão de migrar o modelo de gerenciamento das tecnologias para a nuvem, levando inovação e eficiência para as rotinas do cliente.

“O desafio era fazer tudo dentro do prazo e com os requisitos necessários para sustentar e modernizar as redes presentes em todos os andares e instalações do escritório”, explica Cristina. Entre os requisitos estavam pontos como a integração do processo de comunicação entre a matriz e as demais unidades de negócios espalhadas pelo Brasil, a implementação dos sistemas internos para Wi-Fi, cabos, telefonia e segurança.

Além disso, a Nap IT atuou para a instalação de equipamentos robustos de LAN Core, que pudessem ajudar a companhia a ter mais flexibilidade e escalabilidade de seus recursos no futuro. “Um dos pilares para apoiar a transformação digital dos clientes é trazer soluções que permitam melhores resultados também em longo prazo. A evolução da tecnologia é dinâmica, e é fundamental que não pensemos apenas no agora, mas em um plano consolidado para o amanhã”, diz Aguiar.

Agilidade e eficiência: as soluções utilizadas 

Em menos de um mês, a Nap IT conseguiu realizar todo o processo para mapear, estruturar e implementar as tecnologias necessárias para garantir a conectividade e o funcionamento das redes no novo escritório da empresa – são quatro andares de um prêmio que conta com um ambiente moderno, 100% controlado via Nuvem.

Ao todo, o projeto incluiu a instalação e configuração de dezenas de Access Points, Antenas, Roteadores e gerenciadores, incluindo toda as ações para colocar em operação a rede WAN, dedicada à conexão da sede com as filiais da companhia no país. E teve como destaque a migração do modelo de gerenciamento para a gestão das redes de TI, que deixou de ser feita por controladoras e passou a ser realizada por meio da tecnologia Cisco Meraki, totalmente em nuvem, com recursos que permitem maior escalabilidade e gestão dos links e acessos.

“Uma preocupação da Nap IT é sempre ajudar nossos clientes a otimizarem suas infraestruturas. Nesse caso, procuramos executar as melhorias no menor prazo e com o menor custo, simplificando a gestão e monitoramento desses espaços de forma prática. Todo processo atendeu as demandas de segurança e conformidade levantados pelas regulamentações atuais”, ressalta Cristina.

Dessa forma, além de melhorar o desempenho para os usuários, o projeto tornou possível ampliar a visibilidade e agilidade para a equipe de tecnologia. “Isso significa respostas mais rápidas e tomadas de decisão mais assertivas. Como consultores, é nosso trabalho ajudá-los a se concentrarem nas atividades mais estratégicas de suas operações. É isso o que buscamos: oferecer o melhor da tecnologia, potencializando a comunicação e a performance de nossos clientes”, conclui Aguiar.

Conheça o case Ilustrado: Transição Silenciosa concede à Nap IT o prêmio Northern Star Award, da Souza Cruz.Case Ilustrado - Transição Silenciosa Souza Cruz

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.