Tuning de Redes e 60% de economia todo mês: o case de Klaus Engelmann

nap it

Veja como Klaus Engelmann, Network Engineer da Nap IT, conseguiu reduzir o custo mensal de um cliente em mais de 60% usando apenas o Tuning de Redes

Você já pensou em como seria bom reduzir o seu custo de internet em mais de 60% todo mês e ainda assim melhorar a velocidade e a segurança da conexão?

Foi isso que Klaus Engelmann, engenheiro de Redes da Nap IT, entregou como resultado de uma ação para um cliente do setor de Call Center. E o melhor: sem comprar nenhum equipamento!

Quer saber como ele fez isso? Então, confira:

Estrutura legada: como otimizar a conexão à internet?

Alto custo mensal com o link corporativo do tipo MPLS, uma lista enorme de aparelhos instalados e muita oscilação de sinal: esse era o cenário encontrado em uma grande empresa de Contact Center de São Paulo.

Durante muito tempo, eles achavam que a solução para aquele desafio era refazer a infraestrutura de rede do escritório por completo. Isso mudou com a chegada da Nap IT, que escalou Klaus Engelmann para avaliar e indicar a melhor solução para o ambiente.

Logo de imediato, o que o especialista identificou foi a demanda de modernizar as configurações e renovar o tipo de link disponível.

Mapear o ambiente: a estratégia para definir o ajuste

O caminho até a resolução das questões começou com a análise minuciosa das controladoras, access points e roteadores, com um assessment completo da rede. A ação incluiu, também, o entendimento de como as aplicações usadas pelos atendentes do Contact Center funcionavam (quais eram os tipos de conexões usadas e qual era o consumo de largura de banda, por exemplo).

O objetivo, com isso, era encontrar possíveis interferências e erros de configuração que estivessem limitando o desempenho da conexão.

Além disso, a análise ajudou a alinhar os padrões de conexão, classificando as aplicações usadas com base no tipo de conectividade do usuário: conexão corporativa, conexão local ou conexão Internet. Para garantir a eficácia do procedimento, toda a leitura dos dados foi feita de maneira individual em cada aparelho.

A partir dessa avaliação, o engenheiro desenvolveu um relatório de recomendações, com todos os passos para otimizar a performance da rede imediatamente.

Tuning de Redes: a solução adotada

Entre as definições relacionadas por Engelmann, duas ações eram prioritárias:

  • Alterar o link de conexão do tipo MPLS para VPN Internet;
  • Aplicar o Tuning de Redes, com retirada e reconfiguração de equipamentos, em toda a estrutura.

Com essa combinação de ajustes, o especialista conseguiu ajudar a gerar pelo menos 60% de economia mensal no custo de serviços WAN (enlace MPLS) à empresa e, ainda, otimizar o desempenho da conexão com mais segurança e rapidez, segmentando o fluxo de dados pela rede. Tudo isso sem afetar a alta disponibilidade e segurança.

E você? Quer ver esse tipo de resultado em sua empresa? Então, fale já com nossos consultores e descubra como ter alta performance em sua rede!

Alta performance de rede