Tuning de Redes: O que é e para que serve?


Saiba o que é o Tuning de Redes e como ele pode ajudar sua organização a alcançar máxima performance em suas tecnologias

Seja qual for seu mercado de atuação, uma coisa é certa: qualquer falha de conexão com a Internet ou instabilidade no funcionamento da rede vai impactar nos negócios da sua empresa.

Ao se deparar com um cenário de improdutividade, provavelmente sua área de TI acredita ser necessário dar um upgrade no parque tecnológico pela aquisição de novos equipamentos. Mas, pode ser que suas tecnologias precisem apenas de uma nova configuração para melhorar seu desempenho – enfim, elas precisam de um Tuning de Redes.

O que é o Tuning de Redes?

Na era da informação e da comunicação ágeis, oferecer disponibilidade e eficiência das tecnologias são quesitos fundamentais para o sucesso das operações de sua companhia. Por isso, em caso de falhas ou quedas de rede, o Tuning é uma metodologia prática e rápida para resolver esses problemas.

 Por meio de configurações mais adequadas aos dispositivos instalados, o ambiente de rede passa a operar em sua capacidade máxima, evitando novos investimentos em tecnologia. A vantagem de aplicar o Tuning de Rede é justamente a sobrevida dada aos equipamentos, resultando na melhor relação custo-benefício.

O serviço de Tuning pode ser aplicado em redes sem fio, redes locais, redes WAN, em sistemas de segurança da informação, em Telefonia IP, em sistemas de colaboração – como videoconferência e telepresença -, e em ambiente de servidores para a comunicação de bancos de dados.

Além disso, ele pode ser aplicado tanto na configuração de uma rede nova quanto na melhoria das redes já integradas.

Veja em nosso vídeo como atuamos com o Tuning de Redes:

Nap IT- Video Tuning de Rede

Os 3 passos do Tuning de Redes

Inúmeras variáveis influenciam o desempenho da infraestrutura de rede. O espaço, a quantidade de equipamentos utilizados, a tecnologia embarcada, os níveis de segurança e conexão são alguns exemplos.

O Tuning de Redes relaciona todos esses elementos e fatores para fazer uma análise e entregar o diagnóstico ideal para o ambiente.

Ele atua por meio de três etapas:

1 – O Assessment: esse é um momento do levantamento das condições básicas do ambiente, incluindo a topologia do local, fontes de possíveis áreas de sombra (sem sinal ou sujeitas a interferências) e quantidade de equipamentos necessários.

Nessa etapa, os especialistas avaliam quais são as características essenciais da rede para suportar as demandas da organização e como garantir bom êxito das tecnologias.

2 – Aplicação de surveys adicionais e de configurações: caso a rede já esteja implementada, é preciso verificar se os dispositivos e políticas de segurança estão bem configurados, de acordo com as orientações dos fabricantes, ou se eles precisam de ajustes para potencializar a rede.

Essa etapa inclui a reconfiguração das máquinas, ajustes de protocolos e adequação da disposição dos elementos presentes no ambiente.

3 – Monitoramento e controle: a última etapa é acompanhar a evolução dos serviços, avaliando melhorias pontuais e caminhos para elevar ainda mais a capacidade tecnológica à disposição da empresa.

A fase do monitoramento exige atenção para gerenciar as situações diárias, como horários de picos e momentos sazonais de alta exigência, para garantir que as equipes tenham sempre a melhor conexão e disponibilidade da rede.

Nap IT- Tuning de Redes

 

Conheça o case realizado em uma grande VAREJISTA BRASILEIRA.

Empresa evitou gasto de R$ 240 mil com a aplicação do Tuning de Redes.

 

 

Tuning de Redes: a melhor opção para seus negócios

O Tuning de Redes é indicado para empresas de todos os portes e tamanhos que queiram ter o melhor da tecnologia em suas operações.

É importante destacar que os equipamentos de redes – dos roteadores aos servidores – são sempre entregues com “configurações padrão”, que não atende as necessidades específicas das empresas, já que cada operação é única e precisa de configurações adequadas ao ambiente.

Dessa forma, o Tuning de Redes atua na customização e garante a configuração ideal para a tecnologia, cooperando para que a empresa atinja seus propósitos.

Sua empresa precisa de um Tuning?

Reduzir os custos e melhorar ao máximo seus processos são, seguramente, aspectos relevantes para sua operação. O Tuning de Redes, nesse contexto, age como um rolo compressor dos problemas de rede.

Sua função é diagnosticar o estado real da rede e, a partir de ferramentas e métodos específicos, traçar um plano de ações detalhado para corrigir falhas e potencializar os níveis de desempenho da infraestrutura.

Com a aplicação do Tuning de Rede é possível ter visibilidade sobre todos os aspectos das tecnologias, trazendo como resultado um ambiente de rede mais confiável e estável.

Nap IT Caso Quilmes

 

QUILMES realizou o sonho de ter seu escritório 100% wireless!

Solução Ekahau Site Survey foi aplicada ao ambiente para identificar e garantir a melhor solução e a alta performance.

 

Pioneirismo em Tuning de Redes

A Nap IT é pioneira na aplicação de Tuning em ambientes de rede. Por meio de profissionais certificados, as técnicas são aplicadas para otimizar o potencial da infraestrutura de rede instalada, de acordo com o porte e objetivo de negócios da sua companhia.

A consultoria da Nap IT oferece experiência e inovação para ajudar a rede da sua empresa a ser mais eficiente e dinâmica, muitas vezes somente pela aplicação do Tuning de redes

Leia mais sobre integração de Tuning de Redes

Tuning de Redes e 60% de economia todo mês: o case de Klaus Engelmann
Porque o tuning de rede é a melhor opção dos gestores de TI
Artigo: O tuning aplicado às redes de computadores
Internet mais rápida: Tuning de Redes renova o Wireless Corporativo