O que o Tuning faz para ampliar a performance wireless e de videoconferência

wireless

 

Como identificar e corrigir as instabilidades dos sistemas de conexão wireless e de videoconferência, sem alterações drásticas da infraestrutura disponível?

Foi com esse desafio que uma empresa da indústria farmacêutica procurou a Nap IT para a consolidação de um projeto de integração tecnológica capaz de solucionar baixo desempenho de acesso aos sistemas de comunicação, promovendo mais eficiência às suas operações.

Para isso, o primeiro passo foi entender de que forma a instabilidade na rede wireless e as falhas com o sistema de videoconferência estavam impactando os mais diversos departamentos da empresa. Com base nas informações, o time de especialistas em Telecom da Nap IT planejou as ações adequadas às necessidades globais do cliente.

Assesment e Survey de Rede Wi-Fi

A realização de um Assessment permitiu a análise de todos os campos e variáveis da infraestrutura física e lógica da companhia. O objetivo era avaliar as características do sistema, compondo um parecer do desempenho e funcionalidade de cada área.

A Nap IT dedicou esforços ao mapeamento estrutural do ambiente, informando a situação real de cada parte, e promoveu Surveys direcionados à rede wireless. Com as informações, foram criados relatórios para dimensionar as questões e desafios que o sistema de conexão e telepresença traziam ao dia a dia da empresa. Em cada ponto, o cliente recebeu o retorno sobre as restrições e possíveis ajustes para a otimização de sua rede.

O Assessment disponibilizou ferramentas de monitoração recorrente, que apóiam a avaliação do próprio cliente, mostrando possíveis falhas, instabilidades de tráfego de dados e outras questões relacionadas ao comportamento da infraestrutura. Essa visão detalhada, permite ao cliente a tomada de decisões mais assertivas para as melhorias das tecnologias, considerando o menor custo.

Tuning de Rede e as novas instalações

Uma das preocupações contínuas da Nap IT é fornecer informação clara e acessível a seus clientes, sem se restringir apenas às questões técnicas. Esse foi um dos diferenciais oferecidos nesse projeto, mostrar como as variáveis tecnológicas poderiam influir no desempenho geral da companhia. Diante disso, sugeriu um Tuning de Rede aplicado aos sistemas wireless e de videoconferência, reportando opções para alavancar o funcionamento e a operabilidade dessas ferramentas.

Entre as demandas, os relatórios mostraram, por exemplo,problemas na área de cobertura dos sistemas de conexão sem fio, corrigido com a instalação de Access Points e novas recomendações de configuração. Para chegar a esse parecer, a Nap IT usou como base análises de topografia física do cabeamento (indicando a construção e condição dessas ferramentas) e de acesso, concluindo a existência de áreas de sombra de conexão.

Outro ponto abordado foi a alteração da controladora em que a base de conexão estava instalada. As quedas e falhas de comunicação tinham origem na central de controle do provedor. Com essa mudança, o cliente conseguiu ampliar os resultados de suas aplicações, oferecendo maior estabilidade e controle para cada acesso.

O Tuning também foi aplicado aos sistemas de videoconferência, onde os especialistas promoveram uma leitura de todo o ambiente, considerando estrutura física, wireless, colaboração e configuração da rede. Com alterações de configuração e melhorias práticas nos sistemas, apontadas pelo Tuning de Rede, os resultados foram um comunicação mais efetiva, com maior estabilidade e qualidade de conexão.

WhatsApp chat