Uma das maiores empresas de energia do país aprimora cibersegurança com instalação de endpoint protection robusto em 33 unidades de produção

Projeto abrangeu 500 máquinas que podem ser compartilhadas por até dois mil usuários, e complementou a política de segurança e da integridade de dados

Uma das maiores potências na produção e venda de etanol e energia renovável do Brasil, a empresa apostou no fortalecimento das camadas de segurança de suas redes e sistemas. Tendo a Nap IT Global Solutions como parceira para integração de tecnologias, a companhia instalou em suas 33 fábricas uma solução abrangente e robusta de endpoint protection para mitigar riscos contra ameaças cibernéticas.

A solução adotada, o Sentinel One, já estava implementada no departamento de TI, mas precisava chegar a todas as unidades em seus ambientes de produção. Na primeira etapa, equipes técnicas especializadas foram designadas para visitar cada um dos locais. A meta era instalar a solução de dentro de uma agenda cuidadosamente programada para evitar a paralisação das operações e minimizar impactos, o que foi atingido com 100% de sucesso e zero incidentes. 

À medida que o Sentinel One era instalado, os dados sobre aquela máquina eram passados on-line e em real time para o SOC para que fossem registrados e validados em um Console Central. Agora, ao identificar uma ameaça, não é mais necessário que uma pessoa da equipe vá até a máquina, basta iniciar a contenção e mitigação remotamente.

Cultura, resultados concretos e intangíveis

A configuração dos acessos às máquinas foi feita de acordo com a função e atividade de cada equipe. Dentro desse processo, foi preciso conscientizar os colaboradores sobre a importância de atuar com sistemas de segurança que podiam impor certas restrições de acesso, mas que evitariam ataques aos dados corporativos. 

“A cultura da segurança foi estabelecida mostrando às pessoas o impacto negativo aos negócios que a vulnerabilidade nas máquinas causa a uma empresa”,  explica Marcelo Provin, Project Manager da Nap IT.

A implementação da solução fortaleceu os sistemas de segurança da empresa, reduzindo os riscos de infecções por malwares e outras ameaças cibernéticas. Além disso, a padronização das políticas de segurança e a diminuição das interrupções operacionais demonstraram os benefícios intangíveis de uma abordagem proativa na cibersegurança. Sem falar da economia de tempo, recursos e dinheiro ao minimizar riscos.

Newsletter
Inscreva-se abaixo e fique informado sobre o mercado de TI.