Vantagens do NOC: as 3 principais funções do monitoramento de rede ativo

  • Descubra o que sua empresa ganha com o monitoramento de rede ativo, oferecido por um sistema de NOC eficiente

    Sua equipe de tecnologia costuma receber a missão de desenvolver um novo projeto e, ao mesmo tempo, monitorar a infraestrutura de rede para evitar falhas e problemas de conexão? Se a sua resposta for sim, avalie se é possível planejar e monitorar bem ao mesmo tempo.

    Com certeza, para a empresa que precisa manter a qualidade dos dois serviços, uma saída pode ser o NOC (Network Operation Center). Como uma solução que oferece um time de monitoramento de até 24 horas por dia, o NOC evita que equipes de TI acumulem funções e garante a visibilidade sobre a infraestrutura de rede de forma mais ágil e completa.

    Quer saber mais?

    3 Vantagens do NOC para o monitorar a rede da sua empresa

    #1. Monitoramento de Rede Ativo

    Com um sistema de operação centralizado, sua empresa terá a oportunidade de implantar uma política de gerenciamento de tecnologia 100% atuante.

    Isso quer dizer:definir rotinas de suporte recorrente, com atenção total a todos os indicadores de desempenho da rede.

    Ao optar pelo NOC, você pode determinar o período de análise contínua, contratando equipes de monitoramento de rede específicas para o tempo de seu expediente (ou para a noite, por exemplo). É possível, inclusive, ter monitoramento 24 x 7, dependendo de sua necessidade.

    #2. Ação e reação: agilidade para prevenção de problemas

    Ter maior visibilidade sobre os equipamentos de rede significa muito mais eficiência para prevenir falhas e erros que possam acometer sua rede.

    Na prática, o NOC funciona como um filtro de dados que simplifica a forma como sua empresa vai se antecipar a erros e possíveis problemas de infraestrutura.

    Em todo caso, quando algo acontece (como a quebra de um aparelho), o monitoramento NOC otimiza o atendimento, gerando mais rapidez para o reparo.

    #3. Chance de planejar os próximos passos

    Outro ponto positivo do NOC é a oportunidade aberta para a empresa melhorar seu ambiente de rede – e a performance da infraestrutura instalada.

    Essa condição acontece por dois motivos:

    • A equipe interna de TI pode se ocupar em seus principais projetos, melhorando a capacidade de geração de receitas da companhia.
    • Antes de surgir alguma falha, o time de NOC pode servir como suporte integrado, aplicando pontos de melhoria.

    O papel consultivo e as responsabilidades do NOC

    Quem faz a entrega do NOC de uma empresa tem diversas responsabilidades. A principal delas é o fato de que o monitoramento de rede ativo é uma ferramenta estratégica capaz de ajudar o desenvolvimento de uma empresa como um todo.

    Por isso mesmo, apostar em equipes que tenham know how para ajudar sua marca em missões críticas de tecnologia é fundamental.

    Ao contratar um NOC, garanta a escolha por uma equipe capacitada, com conhecimento sólidos para apoiar suas tarefas de desenvolvimento contínuo.

    Olhe para o NOC como uma oportunidade e use essa ferramenta a seu favor!

    Quer saber como? Fique ligado nas matérias de nosso blog!

    2018-10-09T15:09:35+00:0025/09/2018|Categories: Serviços e Soluções|Tags: , , , , |